Vários sonhos, o mesmo caminho: a educação!

Desde 1946, trabalhamos para transformar vidas. Aqui, pessoas de todas as idades são incentivadas a desenvolver seu potencial para expandir suas possibilidades de futuro. É assim que formamos profissionais que sabem fazer grandes ideias virarem realidade.

Quem Somos

A educação transforma a vida das pessoas. Sabendo disso, há mais de sete décadas, o Conselho Nacional do Comércio criou o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), referência em educação profissional no país.

Mensagem do Diretor Regional

Como educamos

Em um espaço seguro de aprendizagem, onde ideias e perguntas são sempre bem-vindas! A partir do diálogo e respeito às diferenças, você aprende de forma colaborativa, com aulas dinâmicas e "mão na massa".

No que acreditamos

Acreditamos que a educação de qualidade é o caminho para as pessoas atuarem com autonomia e atitude crítica. Por isso, todos os dias, incentivamos nossos estudantes a conquistarem seus sonhos e reforçamos, assim, o nosso compromisso com a sociedade.

Quem faz o Senac

Juntos, funcionários e estudantes dão vida ao Senac São Paulo. Somos milhares de pessoas de diferentes gêneros, idades e histórias que se encontram neste espaço de diversidade, construindo uma comunidade inspirada pelo poder da educação.

Diretoria e conselheiros

Missão

Educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo.

Visão

Ser a instituição brasileira que oferece as melhores soluções em educação profissional, reconhecida pelas empresas.

Valores

Transparência - Inclusão Social - Excelência - Inovação - Atitude Empreendedora - Educação para Autonomia - Desenvolvimento Sustentável

Acesso rápido

Publicador de Conteúdos e Mídias

Trabalhe conosco

Licitações

Portal da transparência

Publicador de Conteúdos e Mídias

Trabalhe conosco

Licitações

Portal da transparência

O que fazemos?

São muitos projetos e desafios para apresentar a você uma formação inovadora, que alia o aprender na prática com tecnologias e infraestrutura de referência no mercado. Confira nossa programação!

Além dos cursos, oferecemos soluções especiais para empresas. Temos dois hotéis-escola reconhecidos dentro e fora do país e a nossa Editora já comercializou mais de 11 milhões de exemplares.

Nossos números de 2019

Publicador de Conteúdos e Mídias

+ de 645 mil
 atendimentos

+ de 130 mil
 bolsas de estudo

+ de 500
 contratos com empresas

+ de 75 mil hóspedes nos hotéis-escola

+ de 9 mil funcionários

Nossa História

1946
Nasce o Senac

Desde 1946, somos a instituição de ensino que conecta você às inovações e ao mercado.

Saber da nossa história é conhecer um pouco mais da educação no Brasil.

Conheça parte da nossa trajetória

Publicador de Conteúdos e Mídias

Anos 1940 - Criação do Senac São Paulo

O mundo mudava rápido, para acompanhar as transformações tornou-se necessária a formação de profissionais preparados para atendê-las. Foi assim que, em 13 de julho de 1946, o Senac São Paulo iniciou sua trajetória.

Anos 1940 - Educação inovadora, e a distância

Desde o começo, o Senac adotou como eixo orientador a metodologia pedagógica do aprender fazendo, com a utilização de ambientes pedagógicos. Em 1947, a instituição lança sua primeira iniciativa EAD, via rádio, a Universidade do Ar.

Anos 1950 - Novas unidades e cursos

Quando ainda nem existia o termo globalização, o Senac já pensava em globalizar profissionais criando cursos de inglês. Nesta década o Senac inicia a oferta de cursos técnicos que colocavam alguns profissionais quilômetros à frente da concorrência.

Anos 1950 - Cursos inovadores e atendimento corporativo

Prevendo oportunidades e tendências o Senac inicia às áreas Beleza e Estética e Arquitetura e Urbanismo. E, a instituição dá os primeiros passos em direção ao que alguns anos mais tarde se firmaria como atendimento corporativo.

Anos 1960 - Grandes transformações e os 20 anos do Senac

Foi a década em que o mundo voou. O homem na lua, o avanço do movimento feminino e de contracultura. O Senac completava 20 anos. Foram criados mais de 20 cursos profissionalizantes em diversas áreas e inaugurado o primeiro restaurante-escola.

Anos 1960 - O primeiro Hotel-Escola, expansão da atuação

No final da década, o Senac assume o Grande Hotel Águas de São Pedro e instala seu primeiro hotel-escola. Novas duas áreas tem início: Moda e Comunicação e Artes. É lançada nova logomarca, a primeira alteração desde a criação do Senac.

Anos 1970 - Novo modelo escolar e unidades móveis de ensino

O Senac sai do modelo escolar e as unidades, antes chamadas de Escolas, passam a ser denominadas Centro de Formação Profissional. Por todo estado equipes da Unifort viajam realizando cursos de formação profissional em ambientes multiuso de ensino.

Anos 1970 - Avanço tecnológico e Gastronomia

O Senac, prevendo a explosão das áreas de informática e gastronomia, lança o curso de Programador de Computadores e traz ao Brasil o chefe da cozinha francesa, Paul Bocuse, para formação dos seus docentes. Marco de 1 milhão de alunos atendidos.

Anos 1980 - Reestruturação e Internacionalização

A instituição amplia a rede de unidades em todo estado e inaugura as unidades especializadas, estruturadas por áreas do conhecimento. Iniciado o desenvolvimento de projetos e programas em conjunto com instituições de ensino de referência mundial.

Anos 1980 - Grandes passos

Em 1989, veio o primeiro curso superior: Tecnologia em Hotelaria. Os dois hotéis-escola, de Águas de São Pedro e Campos do Jordão, passaram a integrar o patrimônio do Senac definitivamente.

Anos 1990 - Terceiro Setor em foco

O Senac, que completava 50 anos, dá grande impulso com o lançamento de expressivas e premiadas iniciativas de inclusão social como: Programa Educação para o Trabalho; Programa Alfabetizando Jovens e Adultos e Moda na Comunidade.

Anos 1990 - Diversidade na atuação

Criada a Editora Senac São Paulo, primeira da rede, e a TV Senac São Paulo, hoje SescTV. Criado o Canal Aberto, primeiro espaço dedicado à comunicação com os clientes. Início das atividades do Grande Hotel Campos do Jordão como hotel-escola.

Anos 2000 - Nasce o Centro Universitário

O Senac constrói o campus universitário, integrando à sua rede já com dois hotéis-escola, editora, 55 unidades e mais de 2 mil cursos, entre presenciais e EAD. Credenciamento das Faculdades Senac como Centro Universitário pelo Ministério da Educação.

Anos 2000 - Educação a distância on-line

Aliando a tecnologia à disseminação de conhecimento, o Senac São Paulo dá início à modalidade EAD via Internet e lança seu novo Portal. Reposicionamento da marca com o lançamento da nova logomarca, utilizada em todo o estado.

Anos 2000 - Novas oportunidades educacionais

Firma acordo com o Ministério da Educação e lança nova Política de Concessão de Bolsas de Estudo, dando início ao Programa Senac de Gratuidade. Inicia o programa Formatos Brasil e inaugura a Clínica Odontológica.

Anos 2010 - Reconhecimento nacional e internacional

Reconhecimento pelo MEC, com nota máxima, nos cursos presenciais e no credenciamento do Ensino a Distância, ambos pelo Centro Universitário. Conquista o prêmio Reconhecimento Global Boas Práticas para Trabalhadores com Deficiência, pela ONU.

Anos 2010 - Integração nacional

Lançamento de nova logomarca, utilizada em todo território nacional. Senac São Paulo integra a Rede EAD Senac.

Anos 2010 - Retomada do Ensino Médio Técnico

Em consonância com as transformações da educação em nível nacional, a instituição retoma a oferta do Ensino Médio Técnico.

Anos 2020

Ampliação das ações educacionais da instituição: É hora de aprender em casa, projeto Senac ao Vivo e Senac ao Vivo ¿ cursos, com programação de cursos on-line e lives gratuitas. Lançado o novo site mais dinâmico, moderno e inteligente.

Para mais informações, entre em contato com o Centro de Memória
centro.memoria@sp.senac.br
(11) 2927-2714 | 2927-2715

Onde estamos

Você sempre encontra o Senac por perto! Estamos distribuídos em várias regiões do Estado, com unidades na capital, Grande São Paulo, interior e litoral.

Fazemos parte de uma rede. Estamos presentes em todo o Brasil.