Aprendizagem Técnica em Gastronomia
Com este curso técnico, sua empresa irá preparar jovens aprendizes para realizarem o preparo de receitas, elaborarem cardápios e fichas técnicas e auxiliarem na gestão operacional de negócios gastronômicos.
Este curso cumpre a orientação legal de contratação de aprendizes pelas empresas com a vantagem de garantir para o jovem a formação no curso Técnico em Gastronomia ao final do programa.
A duração do programa varia de 11 a 13 meses, seguindo o contrato de aprendizagem. Para participar da Aprendizagem Técnica em Gastronomia, sua empresa escolhe uma das duas opções abaixo com diferentes cargas horárias:
Opção 1 - Diurna: 12 meses com duração de 1800 horas (800 horas realizadas no Senac e 1000 horas de atividades na empresa) ou Noturna: 13 meses com duração de 1920 horas (800 horas realizadas no Senac e 1120 horas de atividades na empresa)
Opção 2 - Diurna: 11 meses com duração de 1640 horas (716 horas realizadas no Senac e 924 horas de atividades na empresa) ou Noturna: 12 meses com duração de 1740 horas (716 horas realizadas no Senac e 1024 horas de atividades na empresa)
A jornada semanal do aprendiz durante o programa será dividida entre as aulas do curso e a prática na empresa, seguindo cronograma combinado entre empresa, jovem e Senac.
Importante: na opção 2, a empresa só pode contratar como aprendiz jovens indicados pelo Senac que estejam cursando o Técnico em Gastronomia.
Jovens de 18 a 24 anos incompletos, que tenham concluído o ensino médio ou que estejam, pelo menos, cursando o 2º ano do ensino médio. Não há limite máximo de idade se o aprendiz possuir algum tipo de deficiência.
Este curso é para aprendizes que irão realizar atividades em cozinhas profissionais de empresas que oferecem serviço de alimentação, como restaurantes, bares, eventos, e meios de hospedagem.
É o mesmo do Técnico em Gastronomia.
- Conceitos de gastronomia conectados à nutrição, aos serviços de salão, alimentação e bebidas
- Noções sobre legislação, segurança e higiene alimentar para ambientes de gastronomia
- Características dos alimentos e como aproveitar melhor seus recursos
- Organizar o ambiente de trabalho e supervisionar o pré-preparo dos alimentos
- Controlar estoque de materiais e alimentos, aplicando fichas de controles operacionais
- Manusear matérias-primas, equipamentos e utensílios, mantendo o padrão de qualidade
- Realizar produções gastronômicas de cozinha quente, cozinha fria, panificação e confeitaria
- Preparar bases culinárias em diferentes tipos de operação e em alta escala
- Elaborar e monitorar a execução de cardápios e fichas técnicas
- Auxiliar na gestão operacional de empreendimentos gastronômicos
Conheça a lista de materiais para a Aprendizagem Técnica em Gastronomia.
Durante o processo de matrícula, sua empresa receberá mais informações.
Sim. Após a aprovação no curso, o aprendiz receberá o diploma do curso Técnico em Gastronomia, que é aceito em todo o Brasil, com registro da carga horária da empresa no verso do documento.
Para isso, o aprendiz deverá apresentar o certificado de conclusão do ensino médio.
Antes de selecionar um aprendiz, entre em contato com uma das unidades abaixo para solicitar indicação de estudantes para o processo seletivo e saber mais sobre contratação e matrícula, preço do curso e próximas turmas.
Este programa é gratuito para todas as empresas participantes. Para conhecer quais organizações são contribuintes e saber como funciona, confira o Manual de Orientações às Empresas.
Poxa... Estamos sem turmas agendadas no momento.
Mas, registre seu interesse aqui embaixo e avisamos você quando surgirem novas turmas.
A turma pode ser cancelada ou ter alterações do número de vagas, datas e horários.
Tem dúvidas sobre bolsas de estudo?
Saiba como funcionaPara contratar aprendiz, preencha o formulário e entraremos em contato.