Turbinar o aprendizado em idiomas pode render muitas vantagens, seja inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, russo, mandarim...
Afinal, é um aprendizado que pode ser transformador!
E não só pelo prazer de conquistar um novo conhecimento, mas também porque ela pode ajudar na realização de um sonho: viajar a outro país. Ou então, conseguir aquela vaga no exterior ou até mesmo fazer amigos na internet.
Além disso, assistir a filmes sem ter de dividir a atenção entre as cenas e as legendas é uma vantagem e tanto!
Porém, aprender um novo idioma nem sempre é simples ou rápido.
Exige dedicação, persistência, autoconfiança e boas estratégias de estudo.
E a gente vai te dar uma ajuda com isso!
10 dicas para turbinar o aprendizado em idiomas
Vocabulário
1 - Organize o que já aprendeu criando um dicionário particular. Se não quiser apenas seguir a ordem alfabética, divida por assunto (comidas, roupas, características físicas), assim como por classe gramatical (adjetivos, substantivos, verbos etc.).
2 - Desenhos ou diagramas são ótimos jeitos de fixar novas palavras. Por exemplo: desenhar uma casa elencando cômodos, móveis e objetos.
Gramática
3 - Use pontos gramaticais aprendidos criando frases de situações reais no dia a dia. Se estiver estudando comparativos, ao sair para almoçar, pense em algo como "o restaurante A é melhor que a lanchonete B". Ah, está liberado pensar em voz alta para praticar.
4 - Faça uma lista de perguntas e respostas (de um ou mais temas gramaticais) e tente resolvê-las sem olhar as respostas que já deu anteriormente.
Redação
5 - Anote os erros que você comete. Consultá-los antes de escrever uma redação vai ajudar a reduzir essas falhas.
Compreensão para turbinar o aprendizado
6 - Música é amiga. Escolha uma que combine com o seu nível no idioma e faça como um ditado: ouça a canção quantas vezes precisar e escreva o que entender. Depois, compare a letra real com a sua versão para identificar seus acertos.
7 - Dá para fazer algo parecido ouvindo entrevistas e leituras de textos. Anote as palavras principais (verbo, substantivos, adjetivos) e, por fim, tente entender o contexto.
Pronúncia e fluência
8 - Pegue diálogos em um livro didático e esconda alguns trechos. No dia seguinte, leia as falas completando as partes ocultas. Fica até melhor se você gravar sua voz para escutar depois.
9 - Leia diálogos e outros materiais em voz alta para observar sua pronúncia e entonação.
10 - Em conclusão, debata um tema polêmico: pesquise o vocabulário específico do assunto e argumente contra ou a favor para exercitar. Se não tiver alguém para praticar com você, sem problemas: faça uma gravação.
É isso aí. E então, bora praticar e alcançar ótimos resultados?
Bons estudos!
Conheça os cursos de idiomas do Senac
BARRA DE PROGRESSO - FINAL DO CONTEÚDO