Tem interesse pela saúde ocular e em ajudar pessoas a encontrar as melhores soluções em lentes e armações de proteção? O curso técnico em óptica pode ser para você!
Uma das formas que nós percebemos o mundo é por meio da visão. Os olhos são capazes de captar a luz refletida nos objetos e "enviá-la" ao cérebro, órgão responsável por traduzir e interpretar o mundo ao nosso redor a partir dos sinais recebidos. São cores, formas, paisagens e diversos detalhes identificados a cada olhar.
Mas, para perceber tudo isso, é preciso estar com a saúde dos olhos em dia. Cerca de 65% dos brasileiros possuem alguma dificuldade para enxergar e estima-se que apenas metade dessas pessoas faz o acompanhamento oftalmológico adequado.
É aqui que o técnico em óptica entra em cena. Esse profissional é responsável por ajudar quem precisa de tratamento a fazer boas escolhas para melhorar a saúde ocular, seja com lentes corretivas ou com proteção solar adequada.
O mercado de trabalho para quem é técnico em óptica está em expansão. Isso ocorre por fatores como o envelhecimento da população e o aumento do uso de dispositivos eletrônicos durante longos períodos.
Principalmente em crianças, o uso prolongado de telas já aumenta mundialmente os casos de miopia, causada também pela diminuição de atividades ao ar livre, comportamento estimulado pelo longo período de isolamento social recente.
Continue a leitura do conteúdo e compreenda as possibilidades que essa profissão oferece!
O que faz um técnico em óptica?
O primeiro contato do paciente na ótica geralmente acontece com o atendimento do técnico óptico.
Popularmente conhecido como "oculista", o técnico óptico é quem fabrica, projeta e/ou ajusta as lentes para a correção de problemas de visão em pessoas de todas as idades.
O técnico em óptica, ou apenas óptico, é quem faz a leitura da prescrição médica feita pelo médico oftalmologista para o tratamento de doenças e correção de problemas de visão, melhorando a saúde oftalmológica das pessoas e, também, ajudando a promover seu bem-estar.
Para ser um bom profissional da área, é preciso se manter em constante atualização, sabendo das tendências em tratamentos e novidades do mercado, como lançamentos, novas tecnologias aplicadas e até sobre o mundo da moda em óculos.
Quanto a trajetória profissional, é bastante comum que pessoas tenham seu primeiro contato com a área a partir do trabalho em óticas, como auxiliar de vendas de armações, por exemplo.
A formação profissional costuma acontecer na sequência, a medida que o interesse pela área cresce e surge a necessidade de aprofundamento do conteúdo para garantir a melhor experiência ao cliente e, também, crescer profissionalmente.
Um dos desafios da profissão está em aprender a fornecer materiais de qualidade e com bom custo-benefício para quem precisa de seu produto.
Esse é um desafio pois a concorrência com comércios ilegais, assim como de produtos importados sem qualidade certificada, cresce cada vez mais.
Habilidades necessárias para o Técnico Óptico
Para atuar com o manuseio de peças delicadas a precisão de movimentos é fundamental.
Para quem deseja trabalhar neste mercado, existem algumas habilidades recomendadas que podem ser desenvolvidas ao longo do curso técnico e da atuação deste profissional que fazem a diferença para se destacar no mercado de trabalho.
Ter boa relação interpessoal, compreender as dúvidas e garantir uma boa comunicação é muito importante, já que o diálogo faz parte da maior parte das etapas do cotidiano do técnico óptico.
Ler receituários, interpretar as necessidades dos clientes e explicar didaticamente as opções de compra disponíveis são alguns exemplos.
Além disso, existem habilidades técnicas específicas a serem desenvolvidas pelo profissional da área, e elas variam de acordo com sua função. Confira a lista:
Montador de óculos: deve desenvolver habilidades manuais finas para montar as peças adequadamente e com a precisão necessária, lidando com materiais de manuseio delicado;
Consultor óptico: deve saber interpretar prescrições, bem como conhecer as lentes e saber indicar a melhor solução visual para a condição médica apresentada pelo cliente em sua prescrição oftalmológica. Pode ser a indicação de lentes de contato ou de óculos de sol com grau, por exemplo.
Contatólogo: deve entender a fisiologia do sistema óptico, para identificar sinais e sintomas de patologias ou anomalias oculares e adaptar lentes sem comprometer a saúde visual do cliente.
Possibilidades de atuação
O profissional formado no curso técnico em óptica pode atuar em estabelecimentos ópticos como:
clínicas, consultórios, laboratórios, indústrias, distribuidores de lentes e de óculos, etc.
Assim como os locais de trabalho são diversos, as especialidades profissionais também são amplas, com diferentes possibilidades de atuação. Veja:
- Responsável técnico pelas ópticas: garante a qualidade do serviço oferecido;
- Consultor de vendas: presta atendimento óptico nas lojas de varejo;
- Surfassagista: é quem trabalha no laboratório ótico produzindo as lentes para alcançar o eixo adequado, correspondente à necessidade do cliente;
- Montador de óculos: como o nome indica, é o responsável por montar a armação de óculos de grau ou de sol, adaptando as lentes ao formato adequado;
- Gerente da óptica: é quem organiza e gerencia o estabelecimento, além de treinar colaboradores para o atendimento óptico, dentre outras responsabilidades;
- Contatólogo: é o especialista em lentes de contato: atende a clientes adeptos deste produto e pode ajudar clientes na transição de uso dos óculos para as lentes;
- Representante comercial: trabalha com as vendas em indústrias e distribuidores de lentes e/ou óculos.
- Empresário em óptica: é quem empreende ao criar seu próprio negócio após a formação técnica na área. É possível abrir uma loja de revenda de produtos ópticos, um laboratório, ou até mesmo uma pequena indústria.
Como posso me tornar técnico em óptica?
Habilidades ligadas ao empreendedorismo e atitudes inovadoras são diferenciais para estudantes do curso técnico em óptica.
Como citamos, a formação técnica é necessária para ingressar na área. Para realizar o curso é preciso ter concluído o ensino médio e ser maior de 17 anos.
Se você gosta de atender ao público, quer ajudar a promover o bem-estar e melhorar a saúde das pessoas por meio da visão, esse é o curso ideal! Ser detalhista e ter boa coordenação motora pode ser um diferencial.
Durante o curso, você desenvolve as habilidades necessárias para ser um bom profissional, considerando todas as especificidades do ramo e de cada cliente. Seja para trabalhar com lentes de contato, lentes solares ou para óculos de grau.
Aprenderá, por exemplo, os fundamentos da área, como:
- técnica de cálculos para lentes;
- moda em óculos e design;
- marketing e gestão do próprio negócio;
- técnicas de venda e negociação para lidar com clientes e fornecedores.
Bastante coisa, né?
Também vai aprender sobre como fazer ajustes e manutenção em óculos, orientando os consumidores a respeito do uso correto de lentes de contato e das armações para correção da visão.
O desenvolvimento de habilidades associadas ao empreendedorismo e atitudes inovadoras é um diferencial para estudantes da área, pois estimulam a pesquisa e o gerenciamento do aprendizado. Isto é, tornando-os protagonistas de seu aprendizado.
Ambientes educativos, como laboratórios, biblioteca e sala de informática para simular vivências da profissão também são um diferencial.
No Senac, você tem acesso à ótica pedagógica, um ambiente projetado para viver na prática a experiência do dia a dia de trabalho deste profissional. Bacana, né?
Especialidades do Óptico
Consultoria no atendimento de vendas em óptica é uma das possibilidades de aperfeiçoamento na área.
Após concluir o curso técnico em óptica, é possível dar continuidade à formação profissional a partir dos cursos de especialização técnica.
Por outro lado, cursos livres também são boas opções disponíveis para ganhar destaque e desenvolver novas habilidades no mercado de trabalho. Conheça algumas opções:
- Armações para óculos: o profissional se capacita para ajudar clientes a tomarem a melhor decisão a partir dos estilos de armação, formatos do rosto, acessórios para óculos, entre outras especificações.
- Adaptação de lentes de contato na presbiopia: o curso forma profissionais aptos a oferecerem maior conforto visual para pessoas diagnosticadas com presbiopia (dificuldade em enxergar de perto), que costuma ocorrer com o avanço da idade.
- Vendas em óptica para atendimento técnico: a formação auxilia o profissional a melhorar suas habilidades de atendimento técnico, interpretando receitas e fazendo as medições adequadas com as tecnologias disponíveis.
- Consultoria no atendimento de vendas em óptica: com esta formação, o profissional aperfeiçoará suas técnicas de comunicação e vendas com o cliente, melhorando sua performance e promovendo atendimento personalizado.
E aí, gostou de saber um pouco mais sobre as possibilidades de formação e atuação do profissional técnico em óptica?
Conheça o curso Técnico em Óptica do Senac
BARRA DE PROGRESSO - FINAL DO CONTEÚDO