De certa forma, falar sobre tendências das profissões também é falar da presença cada vez maior da tecnologia nos espaços. É que o desenvolvimento tecnológico permeia praticamente todo o mercado, e o cenário não é diferente para a área de Segurança e Saúde no Trabalho.
Segundo especialistas, a implementação de tecnologia em etapas de planejamento, execução e controle de processos é a principal tendência na área de SST (a sigla para Segurança e Saúde no Trabalho).
Na live "Tendências na área de Segurança e Saúde no Trabalho", é possível entender melhor em que momento estamos, os desafios da área e o que vem por aí. Mas calma, ao longo deste texto também abordaremos esse assunto!
Tendências em Inovação para Segurança e Saúde no Trabalho
Partimos de um panorama do setor: de acordo com a Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção no Trabalho (Animaseg), a SST movimenta bilhões de reais por ano.
Por conta da sua importância, é fundamental investir na preparação adequada de empresas e trabalhadores da área para atender cerca de 20 milhões de empresas ativas no Brasil, pelos dados de 2022 do Governo Federal.
Além disso, assim como existe uma ampla demanda, há também muito espaço para o crescimento e a evolução da área dentro das organizações.
A SST é fundamental para o sucesso dos negócios. Estratégica, na verdade. Por meio de normas, práticas e programas, seu papel é garantir as condições adequadas para que as pessoas realizem suas tarefas em ambientes saudáveis.
Evitar acidentes ocupacionais e cultivar o equilíbrio emocional são as principais formas de promover a SST nas empresas. Mas profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho não fazem nada sozinhos, para isso contam com o apoio de departamentos como o de Recursos Humanos e Manutenção, por exemplo.
E não importa o segmento ou porte, todas as empresas precisam oferecer essas garantias. Já deu pra perceber o tamanho da importância da Saúde e Segurança no Trabalho, né?
O exoesqueleto evita a sobrecarga e previne o surgimento de problemas de saúde.
Inovação no trabalho: robôs e IA como tendência em SST
Estamos na Web 2.0, mas caminhamos a passos largos para a Web 3.0. E a expectativa é avançar a partir do que está disponível para criar outras novas possibilidades tecnológicas.
Se você atua na área, sabe que já existem muitas soluções deste tipo. O uso de drones para fazer entregas em locais de difícil acesso é um bom exemplo, tem empresas multinacionais que fazem isso há alguns anos.
Dimensionar riscos de locais insalubres com o uso de robôs também é uma prática incorporada há algum tempo em atividades de risco. Aplicativos organizam a rotina burocrática de escritórios em questão de segundos.
Outro exemplo é a possibilidade de controlar a operação de veículos pesados a quilômetros de distância usando a inteligência artificial. Todas essas melhorias são exemplos da tecnologia aplicada à área de SST.
A tecnologia também transforma a experiência de aprendizado. Estudantes vivenciam práticas de SST no metaverso, ou seja, a educação imersiva em sala de aula. E as técnicas de gamificação estão absolutamente alinhadas às expectativas de jovens.
Um mundo repleto de recursos tecnológicos está aí, mas parece que ainda distante do setor de SST de algumas empresas. Isso acontece porque as mudanças não ocorrem de imediato.
A aderência é feita aos poucos, a tempo de entender sua finalidade e sem a intenção de substituir pessoas, mas sim agregar eficiência e segurança nas atividades de trabalho.
Portanto, investir e fortalecer a presença de tecnologia na área de Saúde e Segurança do Trabalho tem tudo a ver com o futuro das empresas.
Agora que você está por dentro desse assunto, que tal aproveitar o bate-papo entre especialistas? Baita oportunidade para aprender mais.
É só dar play e embarcar na conversa!
BARRA DE PROGRESSO - FINAL DO CONTEÚDO