Se você já quis ter um salão de beleza de sucesso ou começou a pensar nisso nos últimos anos, fique atento!
Sonho antigo ou recente, o fato é que manter um salão de beleza pode ser um grande desafio para quem não tem conhecimentos em gestão.
Você já deve ter percebido: no nosso país, o povo é vaidoso mesmo. O mercado de beleza no Brasil é um dos setores menos impactados pela instabilidade econômica.
Você sabia que existem aqui no país mais de 600 mil salões de beleza - isso considerando apenas os formalizados? Que tal fazer parte dessa lista?
Conheça nossas dicas para ter um salão de beleza de sucesso!
Promova e estimule a capacitação de seus funcionários.
1. Invista em capacitação na área da beleza
Pode até parecer um pouco óbvio, mas é sempre bom lembrar: não há planejamento, dedicação e simpatia capazes de levar o negócio adiante se não houver também um profundo conhecimento técnico dos serviços que o salão oferece.
Por isso, não deixe de investir, de maneira constante, na formação e qualificação da equipe.
É essencial que, além de dominar as boas práticas e os procedimentos comuns a cada tipo de atendimento, profissionais se atualizem sobre novas técnicas e tendências que possam melhorar a experiência de quem frequenta os salões.
Uma boa alternativa é participar de feiras, workshops, além, claro, de cursos de capacitação. É uma medida boa para todo mundo: você ganha uma equipe mais motivada e consumidores mais satisfeitos.
2. Faça cursos na área de gestão!
Não precisa ser especialista nem ter formação superior na área de gestão, mas é fundamental ter conhecimentos para fazer o planejamento do seu estabelecimento - considerando os recursos físicos, humanos e financeiros, além de compreender os aspectos legais específicos desse mercado.
Cursos de curta duração podem ajudar a ampliar seus conhecimentos sobre planejamento, organização, liderança, gestão de pessoas, atendimento a clientes, marketing, fluxo de caixa, entre outros.
3. Conheça o mercado e esteja por dentro de tudo
Enquanto os conceitos de administração servem para analisar o que ocorre dentro do negócio, é olhando para fora que se tem um panorama de inovações, tendências e até dificuldades comuns na área da beleza.
Acompanhe notícias, participe de eventos e observe a forma como a concorrência trabalha. Tudo isso também é fonte de estudo sobre o setor.
4. Monte uma boa equipe
Equipe motivada e capacitada reflete em bom atendimento!
Além de mostrar competência nas tarefas operacionais, a equipe precisa estar comprometida com o atendimento cordial e de qualidade do início ao fim.
Vale a pena prestar atenção à lei que regulamenta a relação entre salões e colaboradores. O vínculo pode ser pelo regime CLT ou em parceria com o proprietário (via contrato).
Nessa área, o registro de MEI (Microempreendedor Individual) é pouco comum, pois, de acordo com a lei, o microempreendedor individual deve executar todas as funções do negócio.
Então, não faz muito sentido adotar esse regime de trabalho, já que a maioria dos salões é composta por uma equipe com diferentes funções: manicure, pedicure, depilação, corte de cabelo, maquiagem, entre outras.
5. Comunique e fidelize seus clientes
Comunicação e fidelização são peças-chave para conquistar novos clientes
Cuide da divulgação dos serviços e da fidelização de quem já é cliente. Redes sociais, panfletos e anúncios, em geral, podem ser boas formas de atrair mais gente, mas vale analisar cada caso.
O "boca a boca" costuma ser uma propaganda ainda mais eficaz - mais um motivo para manter a satisfação de quem frequenta o salão.
Portanto, procure conhecer a clientela e apostar em ações de relacionamento, como divulgação exclusiva de lançamentos, programas de fidelidade e descontos especiais.
6. Evite cometer erros comuns
Faça um check-list e aponte pontos de melhoria!
Falta de visão do negócio a longo prazo
Mesmo em um dos setores menos impactados pela instabilidade econômica, é preciso preparo para alcançar bons resultados. Mesmo para quem não tem conhecimentos de gestão, planejar investimentos, controlar despesas e buscar melhorias devem fazer parte da rotina do estabelecimento.
Atuar sem registro nos órgãos públicos
Sem dúvida, esse erro é fatal para o seu negócio, já que os salões de beleza são fiscalizados com bastante rigor pelas secretarias municipais de saúde. Isso porque a rotina desse tipo de empresa passa por atividades que podem colocar a saúde e o bem-estar das pessoas em risco.
Por isso, é preciso seguir padrões de esterilização de utensílios e instrumentos, saber usar corretamente substâncias como o formol ou a cera para depilação, entre outros produtos.
Então, não pule etapas e atue sempre em conformidade com a lei.
Antes das providências de registro e legalização da empresa, procure um serviço de contabilidade e se informe sobre as exigências legais no âmbito estadual, municipal, no Código de Defesa do Consumidor e na Vigilância Sanitária, órgão que estabelece as normas a respeito do uso de cosméticos, esmaltes, produtos para tratamento capilar, etc.
Outra questão importante:
É imprescindível saber quais impostos precisam ser pagos e como funcionam esses recolhimentos.
O assunto pode ser meio chato, mas é preciso entender o enquadramento tributário do seu negócio e como se encaixa na legislação.
E agora, dá para encarar o desafio?
Tenha o seu próprio negócio, invista em formação para fazer uma boa gestão, se inspire e se destaque nessa área!
Boa sorte!
Conheça o curso de Administração de Salão de Beleza do Senac
Colaboração:
Amanda Bueno, docente do Senac Penha.
BARRA DE PROGRESSO - FINAL DO CONTEÚDO