Já parou para pensar na quantidade de coisas que não existiam há apenas 10 anos? Saiba que isso também acontece no mercado de trabalho. Como é o caso do scanner intraoral, um equipamento utilizado na odontologia digital.
Para você ter uma ideia, essa máquina consegue transformar os arcos dentais em um modelo computadorizado 3D.
Mas não é mais novidade para ninguém que os avanços científicos e tecnológicos vêm mudando cada vez mais o mundo em que vivemos. E, quando falamos em profissão, como será que a odontologia vem se adaptando a esse processo acelerado de mudanças?
Se você já atua na área ou, quem sabe, gostaria de começar sua carreira, saiba que chegou no lugar certo para descobrir mais sobre o passado, presente e, principalmente, o futuro da área.
afinal, o que é odontologia digital?
Pode parecer uma pergunta com uma resposta fácil, mas não é bem assim.
Claro, quando falamos de odontologia podemos resumir dizendo que se trata de uma profissão que cuida da saúde bucal das pessoas. Mas, quando pensamos em todas as suas possibilidades de atuação, percebemos que vai muito além disso.
A odontologia digital, portanto, surge como uma área de estudo na qual profissionais da área trabalham para desenvolver soluções com o uso de tecnologias digitais.
O foco de ações e ferramentas da área é aprimorar as práticas odontológicas, especialmente dentro de consultórios, otimizando tratamentos e modernizando soluções.
Ou seja, a odontologia não para de evoluir e se modernizar, ampliando as possibilidades de atuação, além de incorporar novas técnicas e materiais odontológicos para o dia a dia profissional.
Este processo pode ser considerado um desdobramento da odontologia digital.
Atualização na área: o segredo é não parar de estudar
Impressoras 3D são exemplos de como a tecnologia pode ser aplicada à odontologia!
Afinal, o que você sabe hoje, amanhã já pode estar desatualizado. Parece exagero, mas é verdade. A formação contínua é uma premissa importante e definitiva para profissionais da odontologia, assim como para as demais profissões ligadas à área da saúde.
Hoje, por exemplo, a grade curricular da maioria das instituições de ensino é fragmentada, ou seja, dividida em temas e especialidades.
Mas, quando as pessoas se formam e vão para o mundo do trabalho, precisam conectar, na prática, tudo aquilo que aprenderam de forma separada. De fato, um grande desafio.
No passado, profissionais considerados mais competentes eram pessoas superespecialistas. Atualmente, o cenário mudou: a conexão entre as especialidades se tornou um grande diferencial para profissionais da odontologia.
Mas não se engane, pois isso não significa que dentistas devem atuar diagnosticando e tratando em todas as situações, mas, sim, entender que determinados casos devem ser encaminhados para diferentes especialidades.
E a odontologia do futuro? O que podemos esperar?
A odontologia digital já é uma realidade e faz parte da rotina de trabalho de dentistas.
Equipamentos como câmeras fotográficas digitais, radiografias periapicais e câmeras intra orais proporcionam agilidade no diagnóstico, além de um tratamento mais seguro e eficaz.
É evidente que essa modernização oferece inúmeros benefícios, tanto para pacientes quanto para profissionais. Mas, antes de entrar de vez na odontologia digital, fica o questionamento: será que vale a pena investir em equipamentos de última geração, apenas para modernizar um consultório?
É muito importante avaliar se o investimento vai se encaixar no modelo de negócio e na atuação profissional. Caso contrário, pode ser um desperdício financeiro.
No momento desse tipo de planejamento, é essencial lembrar que as ferramentas são muito importantes, mas são apenas ferramentas. As pessoas são sempre as grandes protagonistas.
Afinal, dentistas não cuidam apenas de dentes, gengivas ou faces. Esses profissionais são promotores de saúde, cuidando de pessoas, com toda a sua complexidade.
Agora que você chegou até aqui, recomendamos que, para ficar ainda mais por dentro do assunto, assista à live Tendências para a Odontologia do Futuro, publicada no canal do Senac São Paulo no Youtube.
Você vai aprender:
- Tendências e desafios da área odontológica
- Novos materiais e tecnologias
- Harmonização orofacial e sua inserção na odontologia tradicional
Tudo isso, com a participação de Maristela Lobo e Oswaldo Scopin, profissionais renomados, com muita experiência de mercado e sala de aula.
Aperte o play e confira a live completa!
BARRA DE PROGRESSO - FINAL DO CONTEÚDO