Você já deve ter ouvido falar em Jornada do Herói, certo?
Caso não conheça a expressão, um jeito fácil de entender é pensar na trajetória de um super-herói, que enfrenta vários obstáculos antes da vitória.
Por mais que a ficção seja um universo distante da vida real, cada pessoa vivencia a sua jornada do herói no dia a dia. E muitas dessas histórias devem ser compartilhadas, pois ensinam e inspiram.
A trajetória do Vitor Ponciano é uma delas. Mesmo muito jovem, ele precisou enfrentar momentos desafiadores na infância e adolescência para que as coisas dessem certo na sua vida.
Venceu uma competição, abriu uma startup, tornou-se um jovem empreendedor e, ainda, tem muito a conquistar. Ele já provou que tem potencial de sobra para fazer acontecer.
O primeiro ato
"Descobrir" o Senac Campinas foi uma virada de página para o Vitor. Quem apresentou a unidade para ele foi uma amiga que estudava lá na época.
Empolgado com uma possibilidade de mudança, quis conhecer melhor a escola. Soube que o processo de bolsa de estudo estava aberto e ficou animado, pois a sua família não tinha a mínima condição de pagar mensalidade para ele fazer qualquer curso.
Na época, o Vitor já estava terminando o 1º ano do ensino médio em uma instituição pública e, para fazer a transição de escola, precisava cursar novamente o mesmo ano.
Como o ensino médio do Senac oferece preparo técnico, direcionado para o mundo do trabalho, ele deveria, então, passar por esse aprendizado. Além disso, receberia a certificação no fim do ano, aumentando as suas chances de conseguir um bom emprego.
E assim aconteceu: conseguiu uma bolsa para o 1º ano do Ensino Médio Técnico em Administração. Era a oportunidade de uma nova vida.
Novas experiências, novos aprendizados
Os primeiros dias na unidade exigiram uma adaptação em muitos aspectos desde a ocupação da estrutura até a metodologia de avaliação de estudantes. Tudo era muito diferente.
O Vitor conta como foi tudo muito estimulante, que começou a retomar a sua autoestima, assumiu um protagonismo e uma vontade de arriscar, sem medo de experimentar as oportunidades.
Ele explica também o seu primeiro contato com o Empreenda Senac, maior competição estudantil de empreendedorismo do país que o Senac São Paulo promove há quase 20 anos.
Eu posso, eu faço
Foi assim que o Vitor teve a ideia de criar a Afro Crown, serviço on-line que reúne os contatos de salões de beleza especializados em cabelo afro. Uma demanda pessoal que poderia facilitar a vida de muita gente também, e, claro, uma ótima oportunidade de negócio.
A ideia sendo aprovada no Empreenda Senac, o Vitor desenvolveu o plano de negócio, as etapas do processo para viabilizar a proposta no mercado, garantindo todas as condições de competição.
E deu certo! Ele foi o vencedor da 14ª edição do Empreenda Senac.
Da sala de aula para o mercado
Para o Vitor, o aprendizado ao longo de toda a competição, que dura quase um ano, foi uma virada de página.
Ele tinha 17 anos no final do Empreenda Senac e estava maduro o suficiente para concretizar o seu sonho: transformar o Afro Crown em negócio próprio. Foi uma experiência, que tanto para ele quanto para a sua mãe, Lusinete Ponciano, foi enriquecedora.
Sucesso para o Vitor e para quem escolhe a educação como trajetória de vida!