Escola plural: perspectivas para todas as pessoas

Conhecer para entender, respeitar e conviver. O tema pluralidade nas escolas gerou reflexões no 3º Fórum Internacional Senac de Educadores

Painel do '3º Fórum Internacional Senac de Educadores' com três pessoas sentadas em cadeiras brancas. Ao fundo, uma tela exibe o nome do evento com design abstrato colorido. À direita, há um participante em chamada de vídeo projetado em outra tela. Na frente do palco, uma intérprete realiza tradução em Libras, indicando acessibilidade

Especialistas em educação e diversidade promoveram uma conversa sobre a convivência com as diferenças na escola.

Você sabe o significado da palavra plural, certo? Utilizada para indicar a existência de mais de um, de variedade, é uma palavra essencial nos dias atuais. E tem tudo a ver com o formato que os espaços de aprendizagem devem ter.  
 
Afinal, conviver com o diferente faz parte da jornada de aprendizado de qualquer pessoa, desde os primeiros anos de vida.


Confira o episódio do Podcast Senac SP sobre Escola Plural

 


"Pensar a Escola Plural" foi o tema escolhido para o segundo dia do Fórum Internacional Senac de Educadores 2022, e provocou um debate aprofundado sobre ideias relacionadas ao assunto.

Como convidada internacional, tivemos a participação de Sana Ryynanen, pesquisadora e docente da University of Eastern Finland (Kuopio, Finlândia).

Do Brasil, participaram Luana Tolentino, professora e doutoranda da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Sara Wagner York, pedagoga, doutoranda e professora na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

A mediação da conversa foi realizada por Marcos Brogna, professor do Centro Universitário Senac - Santo Amaro.
 

Perspectivas para a escola plural 


Em sua primeira intervenção no debate, a finlandesa Sana Ryynanen falou sobre os pontos que considera essenciais para que a escola plural se concretize.

O destaque de sua fala se deu para a importância de disciplinas de ciências humanas na grade curricular das escolas, especialmente por desempenharem papel essencial na formação de consciência cidadã de estudantes.
 

Sanna Ryynanen , University of Eastern Finland ( Kuopio , Finlândia)  

Educação para o protagonismo

Quem não se lembra com carinho de professores que teve ao longo da vida, não é mesmo? O papel da docência é marcante em nossa trilha de aprendizagem. Além do ensino das disciplinas, mas também a presença da figura de quem está ali para ensinar e ajudar na formação do pensamento crítico.

Luana Tolentino reforçou como é importante pensar além de cálculos, regras e datas. Para ela, educadores devem contribuir também para que estudantes desenvolvam um olhar para a diversidade.

E isso tem a ver com culturas, racialidade, reconhecimento da própria existência e o direito de sonhar.
 

Luana Tolentino, docente e doutoranda em Educação

Qual história importa 

Ainda sobre a trilha de aprendizado, Sara convidou a uma reflexão pertinente sobre o que, tradicionalmente, aprendemos nas aulas de história. Os conteúdos se aprofundam mais nos fatos que marcaram países da Europa, por exemplo, que nossos vizinhos, na América Latina.
 
Além disso, a pedagoga também lembrou que um dos pilares da educação é conviver, e precisa ser colocado em prática.
 

Sara Wagner York, mestra em Educação e professora na UERJ

Ler para ser e entender

A literatura é uma ferramenta indispensável no processo da educação. Quando se pensa em pluralidade, a leitura ocupa diversas camadas, das histórias que são contadas à própria autoria das obras.

Marcos Brogna, autor do livro "Viva e entenda a diferença", pela Editora Senac São Paulo, reforça que a literatura deve ser um pilar nas jornadas formativas. É essencial para derrubar preconceitos e promover igualdades.
 

Marcos Roberto Souza Brogna, jornalista e professor universitário

A mesa fez outras abordagens relevantes para a consolidação de escola s plura is , em que pessoas têm o direito de existirem como são.

Assista ao vídeo completo do encontro! 
 

BARRA DE PROGRESSO - FINAL DO CONTEÚDO

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