Áreas da estética: 3 oportunidades de trabalho

Confira algumas possibilidades de atuação profissional para quem opta por um curso superior nessa especialidade.

Pensando em fazer faculdade e atuar em uma das áreas da estética? O mercado de beleza brasileiro começou a despontar nos últimos dez anos, quando registrou um crescimento de 567%. Agora, a especialização na área é muito promissora.

Esse dado foi registrado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e pode ser um incentivo para quem deseja trabalhar com estética.

Desde então, esse mercado tem ampliado o público para além do feminino, e os objetivos com os tratamentos também passaram a considerar a saúde e o bem-estar. Isso ocorreu porque cada vez mais pessoas têm tido interesse em chegar bem à terceira idade, o que as leva a consumir cosméticos e contratar serviços de cuidado.

Com isso, o número de empresas aumenta e, consequentemente, há mais vagas no mercado de trabalho. Quer aproveitar essas oportunidades? Venha conhecer algumas áreas da estética a seguir!
 

3 oportunidades de trabalho para quem faz faculdade de Estética


Existem diferentes áreas de atuação da estética para atender aos diferentes perfis de profissionais e às demandas de clientes. Conheça, a seguir, algumas dessas oportunidades do mercado de trabalho:
 

1) Clínicas de tratamento de estética

Se você já trabalha ou pretende atuar em clínicas de tratamento, a formação nas áreas da estética e da beleza impulsiona o seu currículo, pois possibilita aprender e aprimorar diferentes técnicas, tais como:

 

  • radiofrequência;
  • ultracavitação;
  • drenagem linfática;
  • massagem modeladora;
  • tratamentos com laser, led e luz intensa pulsada;
  • cuidados pré e pós-operatórios.

Todas essas técnicas são realizadas, de forma geral, para melhorar a estética do corpo (no combate a problemas como flacidez, estria, celulite, retenção de líquidos, entre outros) e auxiliar no emagrecimento.

Diante das inúmeras técnicas disponíveis para aprendizado, é importante ter o domínio tanto de práticas manuais (muito valorizadas na Europa) como de equipamentos (o que é importante no Brasil).

Resumindo, a formação superior em estética dá uma visão ampla sobre bem-estar e visagismo, que é a arte de valorizar a imagem de uma pessoa a partir das suas próprias características.
 

A experiência em uma clínica de estética é essencial para empreender em um negócio próprio na área.

2) Investir em uma clínica própria

Você sabia que abrir o próprio negócio é um sonho bastante comum de quem busca a área de estética para trabalhar? Boa parte de quem já está atuando ou sonha em ingressar nesse mercado tem o desejo de oferecer serviços estéticos e de beleza em um local próprio, para ter maior possibilidade de lucro e flexibilidade.

Para isso, além do conhecimento da formação superior em estética, é essencial dominar outras especialidades, como administração e gestão. Nesse caso, investir na formação em cursos livres de gestão pode te ajudar a  compreender e colocar em prática os processos administrativos do seu próprio negócio.

3) Indústria de cosméticos

Como o mercado é bastante movimentado, a indústria tem que acompanhar esse ritmo. Por isso, há boas oportunidades de carreira nas empresas de cosméticos, nas quais as pessoas podem atuar em diversos setores, como nos laboratórios, na área de testes ou no suporte técnico para novos produtos.

É possível contribuir, portanto, com todas as etapas do processo:

  • estudo;
  • desenvolvimento;
  • análise;
  • promoção;
  • representação;
  • divulgação;
  • treinamento.

Estudos para seguir na área de estética

Com a faculdade nessa área, é possível exercer a profissão de estética e entrar nesse mercado de trabalho. A formação impulsiona a aplicação do conhecimento teórico e prático do curso para que você possa trabalhar em grandes empresas ou empreender. 

Quem busca um curso de estética geralmente está na segunda graduação, cursando uma pós-graduação ou é motivado por um desejo de realização pessoal. Seja qual for a motivação e a experiência com os estudos, a grade curricular é completa e ensina tudo o que é indispensável para a área.
 

Ter interesse em estética e continuar estudando é a chave para uma carreira de sucesso!

Feiras e congressos

Além do curso formal, é possível participar de eventos para agregar conhecimentos às áreas da estética e beleza, fazer networking e encontrar fornecedores. Nessas ocasiões, são apresentados estudos, tendências e novas tecnologias.

Em São Paulo há, pelo menos, cinco importantes eventos anuais da área. Neles, abre-se um leque de possibilidades para a carreira em estética que vão desde ministrar cursos, palestras e workshops até apresentar linhas de cosméticos e equipamentos. 

Inicie os estudos e amplie as possibilidades da sua carreira!

Agora que você já sabe das variadas possibilidades das áreas da estética e da beleza, já pode se planejar para dar o próximo passo em sua carreira profissional.
 

Conheça o curso de Bacharelado em Estética e Cosmética do Senac!
 

 

BARRA DE PROGRESSO - FINAL DO CONTEÚDO

Colaboração:
https://www.sp.senac.br/documents/51828463/0/Isabella+Tereza+Ferro+Barbosa.png/fe4d8e49-f526-30d6-7fd2-aa4db2309d34?version=1.0&t=1710169581032&imagePreview=1
Isabella Tereza Ferro Barbosa
coordenadora do Bacharelado em Estética e Cosmética do Senac São Paulo.
Ir ao topo