Perguntas Frequentes

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16


1. Preciso me cadastrar no Login Único para solicitar bolsa?

Sim. Após a seleção da turma de interesse, um formulário de cadastro será disponibilizado. Preencha corretamente todos os campos e lembre-se de informar um e-mail pessoal ativo. Ao término do cadastro, entre na sua conta de e-mail e confirme a criação do seu login e senha. Ao confirmar, o candidato visualizará automaticamente o formulário específico de solicitação de bolsa. Uma vez criado seu login e senha, utilize-os todas as vezes que desejar solicitar sua bolsa no Senac São Paulo.

2. Como fazer o cálculo da renda familiar per capita?

Some todas as rendas da família (salários + pensões + aposentadorias + aluguéis + outros rendimentos regulares). Divida o valor total pelo número de pessoas que participam da economia doméstica, mesmo que não tenham parentesco, crianças e idosos. O resultado final tem que ser igual ou menor que R$ 1.874,00.
 

3. Quem NÃO pode participar?

- Quem tem a renda bruta familiar per capita mensal maior que dois salários mínimos federais;- Quem já está inscrito para concorrer a uma bolsa no Senac São Paulo;- Quem, nos últimos dois anos, foi bolsista do Senac e abandonou o curso sem justificativa comprovada.
 

4. Dentre os inscritos, como o Senac seleciona os bolsistas?

Do momento que as inscrições são abertas, até dois meses antes do início do curso, as vagas disponíveis para bolsistas serão preenchidas à medida que os interessados realizam a inscrição, unicamente online, pelo Portal Senac. Porém, a matrícula só estará garantida quando o candidato enviar por e-mail, pelos Correios ou apresentar pessoalmente no setor de atendimento da unidade onde o curso será realizado os documentos necessários pelo prazo de cinco dias úteis, contados da data da inscrição. Para os cursos técnicos, é obrigatória a apresentação presencial ou pelos Correios. Já para os cursos livres, os documentos podem ser enviados digitalmente. É importante verificar se o interessado atende todos os pré-requisitos do curso escolhido.
 

5. O Senac confere as informações dadas pelos candidatos?

No ato da matrícula, o aluno - ou o seu responsável legal -assinará uma autodeclaração de renda per capita familiar (valor resultante da soma dos rendimentos brutos do grupo familiar dividido pelo número de integrantes da família) e um termo de compromisso, no qual estão definidas as regras a serem cumpridas, bem como as consequências previstas para os casos de desistência sem justificativa.Documentos que comprovem a renda declarada dos candidatos inscritos podem ser solicitados a qualquer tempo pelo Senac. O candidato que omitir ou prestar informações e/ou apresentar documentação falsa perderá o direito à bolsa e ficará impossibilitado de se inscrever novamente pelo período de dois anos, mesmo que o fato seja constatado no decorrer do curso. O mesmo período de carência será aplicado para novas solicitações de bolsas se o aluno abandonar o curso ou não garantir frequência mínima de 75% em cada módulo.
 

6. Como posso alterar os dados declarados após a finalização da inscrição?

Para alterar uma ou mais informações anteriormente declaradas no formulário de pedido de bolsas, entre em contato com a unidade onde o curso de interesse será realizado e solicite o ajuste ao setor de atendimento.
 

7. A inscrição significa que a bolsa está garantida?

Não. Caso a inscrição para bolsa seja em curso livre, a documentação necessária para garantia da vaga deverá ser enviada pelo próprio cadastro de solicitação de bolsa, por e-mail, presencialmente ou pelos Correios (CPF e RG). Caso o interesse seja num curso técnico (Habilitação, Qualificação ou Especialização), além dos documentos de identificação, devem ser apresentados os documentos adicionais, listados na ficha do curso no Portal, presencialmente na unidade onde o curso será realizado ou pelos Correios. Para garantia da vaga, os documentos para ambas as situações (curso livre ou técnico) devem ser encaminhados à unidade até o prazo de cinco dias úteis contados da data da inscrição. Dependendo da quantidade de pessoas já inscritas, a vaga será diretamente preenchida ou o candidato ficará em lista de espera e, caso haja desistências, será chamado para ocupar a vaga. Esta confirmação será enviada por e-mail ao candidato após o cadastro da solicitação de bolsa pelo Portal Senac.
 

8. Quando o núcleo familiar incluir outros parentes além dos pais, por exemplo, tios e avós e esses não custearem ou usufruírem da renda da família, seus dados devem entrar no cálculo per capita?

Não. Só devem entrar no cálculo da renda familiar per capita os membros que, de alguma forma, contribuem ou utilizam a renda de outros integrantes no sustento do lar.
 

9. O que são cursos livres?

Cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores relativos à educação não formal com duração variável. São destinados à capacitação, aperfeiçoamento, especialização e atualização em todos os níveis de escolaridade. Além do objetivo de qualificar para o trabalho, também se propõem a elevar o nível de escolaridade do trabalhador e desenvolver aptidões para a vida produtiva e social.
 

10. O que são cursos técnicos?

São cursos de nível médio que objetivam capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos. Acesso imediato ao mercado de trabalho é um dos propósitos dos que buscam um curso técnico no Senac São Paulo. Além de atender aos pré-requisitos da Política Senac de Concessão de Bolsas, o candidato deve ter no mínimo 16 anos. O diploma do curso técnico é expedido para alunos que concluem e apresentem o documento do Ensino Médio. É preciso verificar o pré-requisito na ficha do curso desejado, pois cada habilitação, qualificação ou especialização requer especificidade com relação à idade e escolaridade mínimas.
 

11. É possível solicitar bolsa em cursos de graduação e pós-graduação?

A Política Senac de Concessão de Bolsas não contempla o Ensino Superior, que possui política própria.Clique aquie conheça as regras.
 

12. Como funciona a lista de espera?

As inscrições ficarão abertas até dois meses antes do início dos cursos e terminarão quando a relação de três inscritos por vaga oferecida for atingida. Se o curso não receber inscrições suficientes, o pedido de bolsa só poderá ser realizado em até cinco dias úteis antes da data de seu início. As vagas serão preenchidas à medida que os interessados efetuarem inscrição. Os interessados excedentes serão mantidos em lista de espera e receberão uma mensagem automática sendo convocados caso haja desistência dos efetivamente inscritos ou caso não entreguem a documentação no prazo determinado.
 

13. O que fazer se os documentos forem extraviados pelos Correios?

O envio da documentação pelos Correios é a forma menos assertiva para garantir a sua bolsa, já que realmente podem ocorrer extravios ou atrasos na entrega, fatores externos à administração do Senac. No entanto, é importante manter esta possibilidade para as pessoas que por algum motivo não podem digitalizar os documentos (cursos técnicos, por exemplo, ou não têm acesso a um scanner) ou possuem alguma dificuldade de locomoção. Nestes casos, sugerimos o envio da documentação por correspondência. No site dos Correios é possível fazer uma consulta, a partir dos CEPs de origem e destino, de quanto tempo a entrega será feita. O Senac não poderá se responsabilizar pelos extravios ou atrasos na entrega que poderão acarretar na perda da bolsa se o prazo de cinco dias úteis a partir da inscrição não forem cumpridos.
 

14. Como saber o resultado do processo?

Para obter o resultado do processo de concessão de bolsas é preciso aguardar cinco dias úteis após a inscrição e acessar a área exclusiva do aluno pelo Login Único.
 

15. São 12 horas e o curso ainda não está disponível para inscrições. O que fazer?

Aguarde mais alguns minutos. Caso o curso ainda não esteja aparecendo para inscrições, limpe a memória cache e os cookies armazenados nas informações temporárias do computador. Atualize o navegador e acesse o item Todos os Cursos, na área de bolsas do Portal Senac para visualizar a lista de todos os cursos com inscrições abertas para bolsistas.
 

16. Não recebi a confirmação da inscrição por e-mail após 30 minutos do cadastro do pedido de bolsa. O que fazer?

Aguardar mais alguns instantes e se realmente não chegar, conferir se a mensagem não foi identificada como spam e bloqueada pelo servidor do e-mail. Se ainda assim não for encontrada, acesse o Portal Senac, via Login Único, para consultar o status da solicitação. Se nada constar no Login Único, entre em contato com a unidade do Senac onde o curso de interesse será realizado e solicite o reenvio da mensagem automática, que contém instruções sobre contemplação, documentos e prazo para entrega, percentual da bolsa, dentre outras informações.