Menu
Senac São Paulo
Busca
galeria.css is included in the template 301.dwt
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O que é o Enade

De acordo com a Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007, Art. 33-D, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação.

É um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. O SINAES é composto ainda pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um ‘tripé’ avaliativo que permite conhecer em profundidade o modo de funcionamento e a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.

Acesse a Portaria Normativa nº 5 e a Portaria Normativa nº 8.

Veja o edital e a retificação.

Importância do exame

Permite identificar o desempenho do aluno com relação aos conteúdos do curso absorvidos durante a formação e as qualidades profissionais necessárias ao bom exercício de sua profissão.

Proporciona àqueles alunos inscritos e que comparecerem à prova, a formação plena, ou seja, assinatura da ata de colação de grau e emissão de diploma. A Instituição fica impedida de emitir a certidão de colação de grau e/ou diploma do estudante se o aluno faltar no dia do exame, uma vez que ficará irregular, pois o exame é componente curricular obrigatório.

Associa a nota da instituição ao histórico profissional e de desempenho individual do aluno. Apesar dessa nota individual não aparecer no histórico, muitas empresas solicitam aos candidatos que anexem junto ao currículo.

LISTA DE ALUNOS QUE estavam irregulares em anos anteriores e que agora têm situação regularizada, estão dispensados da prova.

Clique aqui para acessar o documento.

Clique aqui para verificar seu desempenho no Enade 2015 e solicite avaliação para concessão de bolsas.

Dicas

  • Esteja antenado com as notícias do Brasil e do Mundo, pois vão cair nas questões de Formação Geral;
  • Chegue com uma hora de antecedência no exame, pois os portões fechem impreterivelmente às 13h;

Atenção: Sem o preenchimento do Questionário do Estudante você não saberá o local de prova e estará irregular no Enade. Obrigatório preenchimento!

Conheça a importância da prova do ENADE

 

Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.