Senac | São Paulo
Menu
Senac São Paulo
Busca

Programa Educação para o Trabalho

Educação e Responsabilidade Social
O Senac São Paulo é uma das maiores instituições de ensino do Brasil. Atua há mais de 60 anos no setor de comércio e serviços e realiza anualmente mais de 400 mil atendimentos por ano. A larga abrangência na área educacional, aliada a uma infra-estrutura modelo e contemporânea, favoreceu em 1996 a criação do Programa Educação para o Trabalho.


Relevância do Programa
Capacita jovens de comunidades socialmente desfavorecidas para o mercado de trabalho
• Desenvolve competências agregando valores sociais e comunitários
• Promove a valorização da cultura do trabalho e das relações sociais
• Atua como agente de transformação familiar
Carga horária: 330 horas (formação fechada, com duração de 6 meses)


O que é o Programa Educação para o Trabalho?

Esta tecnologia social, com metodologia desenvolvida pelo Senac São Paulo, é uma formação educacional com duração de seis meses e tem como foco a preparação de jovens para o mercado de trabalho.
O Programa vem sendo aplicado e financiado com êxito por empresas privadas, prefeituras, órgãos públicos e pelo terceiro setor, transformando-se nos últimos dez anos em referência de investimento social privado e agregando benefícios institucionais aos seus apoiadores.
Como ferramenta de inclusão social, a metodologia do Programa evolui a partir da própria dinâmica do mercado de trabalho.


Por que apoiar esta iniciativa?
Empresas parceiras, à medida em que ampliam a oportunidade de formação para jovens, colaboram com o aumento de profissionais qualificados para o mercado de trabalho, com a ampliação do voluntariado corporativo, com o bem-estar social das comunidades e com o desenvolvimento sustentável do país.


Empresa que educa
Tornando-se parceira do Programa Educação para o Trabalho, sua empresa receberá o selo Empresa que Educa. Sua aplicação em embalagens, crachás ou peças promocionais, além de divulgar o compromisso social para seus clientes, parceiros e colaboradores, amplia a visibilidade da ação em prol da adesão
de novas empresas.


Benefícios institucionais
•Cria vínculos com a comunidade na qual sua empresa está inserida
•Colabora com as políticas públicas
•Agrega valores de cidadania à sua imagem corporativa
•Associa sua marca a uma das mais reconhecidas organizações educacionais do país
•Garante oportunidade real de trabalho aos participantes do Programa


Quem pode apoiar ou financiar o Programa?

•Empresas privadas
•Associações classistas e clubes profissionais
•Prefeituras e órgãos públicos
•Organizações sem fins lucrativos


Jovens trabalhadores, jovens cidadãos
Os jovens selecionados para participar do Programa aprendem e desenvolvem habilidades fundamentais exigidas pelo mercado de trabalho, tais como espírito de cooperação, capacidade de trabalhar em equipe, iniciativa e autonomia, criatividade e senso crítico.


Estrutura do Programa

Metodologia: Centrado no Aprender a Aprender, cada turma conta com um coordenador exclusivo do início ao final do curso, responsável por um Núcleo Central de conteúdos transversais, tais como cidadania, ética, auto-conhecimento, responsabilidade etc. Os temas específicos são tratados
por especialistas nas Estações de Trabalho.Nestes momentos o trabalho é desenvolvido em dupla docência.


Estações de Trabalho:
Conteúdo complementar focado em questões do cotidiano profissional:
• Saúde e Qualidade de Vida
• Marketing Pessoal
• Comunicação
• Trabalho e Atitude Empreendedora
• Tecnologia das Transações Comerciais
• Excelência no Atendimento ao Cliente
• Informática
Estação Vivência: Em caráter experimental, os jovens vivenciam 30 horas de trabalho em um ambiente organizacional privado ou público.Desenvolvimento de Projeto: Os grupos são orientados a viabilizar uma idéia a partir de dois temas: Intervenção Comunitária e Melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho. O resultado dos projetos auxilia os orientadores na análise das competências desenvolvidas ao longo do curso.
Participação da Família: Pais e responsáveis pelos alunos interagem com professores em encontros periódicos.
Esta integração abre espaço para o diálogo e permite o acompanhamento
familiar no engajamento profissional de seus filhos.


Ficha técnica
Programa Educação para o Trabalho
Público-alvo: jovens socialmente desfavorecidos
Idade: a partir de 15 anos
Escolaridade: mínimo 7ª série do Ensino Fundamental
Carga horária: 330 horas (formação fechada com duração de seis meses)
Vagas: até 30 participantes por turma


Como apoiar?
Sua empresa ou instituição pode apoiar esta ação social de várias formas:
• Financiando custos para a realização de turmas do Programa
• Patrocinando instituições sociais interessadas em promover o Programa na
comunidade local
• Cedendo espaço para realização da Estação Vivência
• Contratando jovens que participaram do Programa
• Estimulando grupos sociais a realizar esta ação
• Estabelecendo parcerias com organizações interessadas na implementação do
Programa


Parceiros sociais

Sob o ponto de vista sócio-responsável, o Grupo Pão de Açúcar acredita que oferecer oportunidades de formação aos jovens carentes é o caminho para diminuir a diferença social instalada no país. O investimento no Programa Educação para o Trabalho contribui para o desenvolvimento do Brasil a médio e longo prazo. Em conseqüência, colabora também para o desenvolvimento da empresa.
Priscila Cabral - Assessora de comunicação do Instituto Pão de Açúcar de Desenvolvimento Humano (IPDHA) parceiro do programa desde 1999

A Coca-Cola FEMSA, maior responsável pelo engarrafamento de produtos Coca-Cola no Brasil, é uma empresa que investe no desenvolvimento sustentável do Brasil e que se orgulha de fazer da educação o seu principal investimento para a comunidade. Desde o início do projeto, em parceria com o Governo de São Paulo e com o Senac São Paulo, a empresa promove a capacitação profissional de jovens da região do Parque Estadual Fontes do Ipiranga com o Programa Educação para o Trabalho. “Acreditamos que investir na profissionalização dos jovens brasileiros é investir no futuro do Brasil”, afirma Ernesto Silva, Presidente da Coca-Cola Fensa.


O Programa Educação para o Trabalho é um diferencial no projeto social de formação profissionalizante para Técnicos em Enfermagem do Centro Eurofarma de Enfermagem. “O fato dos alunos passarem por esta etapa de preparação antes do curso de enfermagem propicia uma oportunidade pessoal muito significativa, criando uma base importante para o desenvolvimento profissional.”
Kátia S. Reis - Coordenação Responsabilidade Corporativa Eurofarma
Laboratórios.

Devido às dificuldades existentes no mercado de trabalho, principalmente para os jovens, é fundamental colaborar para sua inclusão futura. “Aqui em Valinhos, o financiamento do Programa caminha ao lado da Política Municipal de Assistência Social, priorizando a criança e o adolescente na organização dos serviços sócio-assistenciais.”Rita Edna Alves de Andrade Assis - Diretora do Departamento de Desenvolvimento Social e Ação Comunitária da Prefeitura Municipal de Valinhos (SP) - Colabora com o Programa desde 1998


Futuro em construção
Muitos jovens têm sido beneficiados com o Programa Educação para o Trabalho do Senac. "Aprendi a falar em público, como me comportar em uma entrevista e trabalhar em equipe. O Programa abriu as portas do mercado de trabalho para muitos bolsistas, assim como aconteceu comigo.”- diz Viviane Civalski, 22 anos.que trabalha há 4 anos na Visteon Sistemas Automotivos e cursa o 2º semestre de Administração de Empresas.