Cursos Livres

Mobilização de Recursos para Impacto Social

O curso visa capacitar profissionais que já atuam ou pretendem atuar na área de mobilização de recursos, contribuindo na sua formação como gestor e dando ferramentas para que ele crie e implemente estratégias que conectem potenciais doadores com a organização onde trabalham.

Conhecimentos em comunicação, marketing, planejamento e finanças e sobre o próprio terceiro setor são fundamentais para esse profissional, assim como valores de integridade, honestidade, empatia e respeito aos doadores.

Carga horária: 60 horas

Pré-requisito
O acompanhamento das atividades previstas neste curso requer atuação ou experiência em projetos sociais, movimentos sociais, organizações da sociedade civil ou associações de bairro.
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo
Curso livre Mobilização de Recursos para Impacto Social

Mercado de Trabalho

As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) brasileiras possuem 1,7 milhões de trabalhadores, empregando mais trabalhadores que o setor automotivo, metalurgia básica, indústria extrativa (inclusive petróleo) e na indústria têxtil.

Segundo dados da pesquisa doação Brasil, realizada pelo IDIS e Gallup em 2016, 465 dos brasileiros doaram recursos financeiros para as OSCs em 2015, aportando um valor estimado em R$ 13,7 bilhões. Comparativamente, dados do Giving USA, pesquisa anual que aponta o volume de doações privadas para o terceiro setor americano, relatou que os indivíduos são responsáveis por 80% das doações para as OSCs americanas, enquanto no Brasil, indivíduos brasileiros correspondem a 19% do volume de recursos investidos no terceiro setor.

Da mesma forma que o setor governamental tem suas receitas principais advindas de impostos e as empresas têm suas receitas provenientes da venda de produtos e serviços, a fonte de receita primária das Organizações da Sociedade Civil são as doações. O profissional que gerencia esse processo é o mobilizador/captador de recursos.

Essa atividade profissional, ainda que não prevista na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), já conta com uma Associação de profissionais própria, a ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), que possui cerca de 660 afiliados, 24.000 assinantes de sua newsletter e 60 mil usuários únicos/mês no seu website, o que demonstra o interesse pelo tema.

Desde sua criação, a ABCR definiu um Código de Ética para a profissão, inspirado em documentos semelhantes existentes no mundo. Em âmbito internacional, o código de ética brasileiro está alinhado com o International Statement of Ethical Principles in Fundraising, desenvolvido por diversas associações de mobilizadores de recursos do mundo todo.

Em geral, um profissional de mobilização de recursos é um gestor, capaz de criar e implementar estratégias que conectem potenciais doadores com a organização onde trabalham, Conhecimentos em comunicação, marketing, planejamento e finanças e sobre o próprio terceiro setor são fundamentais para este profissional, assim como valores de integridade, honestidade, empatia e respeito aos doadores. Um profissional de mobilização de recursos, mais do que um arrecadador de fundos, deve ser um profissional que entende a mobilização de recursos como um processo complexo, que prima pelo desenvolvimento de relações de longo prazo e pelo equilíbrio entre os planos da organização e os interesses do mundo externo.

Este curso busca suprir essa lacuna do mercado assumindo seu compromisso para formações de qualidade, visando contribuir com a profissionalização de um setor tão relevante para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

Público-alvo

Para profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de mobilização de recursos.

Método

Estão previstas estratégias que visam oferecer a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento de competências profissionais, tais como atividades em grupos com apresentação em plenária, exposição dialogada com apoio de slides e vídeo, apresentação e discussão de vídeo e experimentação.

Programa

- Terceiro setor
- Sustentabilidade instituciona
- Impacto social e inovação social
- Planejamento estratégico e planejamento financeiro
- Negócios sociais e negócios de impacto
- Fontes de recursos
- Estratégias para mobilização de recursos
- Plano Estratégico de Mobilização de Recursos
- Comunicação para engajamento e mobilização de recursos
- Código de ética Associação Brasileira de Captadores de Recursos - ABCR.

Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão do curso: Mobilização de Recursos para Impacto Social.

Documentos para Matrícula

Documentos exigidos para matrícula:

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.