Cursos Livres

Produção de Conteúdo em Jornalismo Ambiental

Aperfeiçoa os profissionais na produção de pautas e textos jornalísticos com enfoque nas questões ambientais.

O curso tem uma abordagem de comunicação adequada para as questões ambientais, que hoje é imprescindível para projetos, planos estratégicos e publicações que almejam o desenvolvimento sustentável. O foco do curso está tanto na comunicação interna como na externa.

Carga horária: 30 horas

Pré-requisito
Recomenda-se que o aluno possua experiência profissional ou conhecimentos básicos em elaboração de pautas, apuração de informações e redação de conteúdo nos diferentes gêneros textuais do jornalismo.

Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo

Mercado de Trabalho

As questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano dos brasileiros, manifestando-se também nas diversas áreas do conhecimento e atividades profissionais. No jornalismo não é diferente.

Cabe, portanto, a esses profissionais da mídia uma nova responsabilidade: informar a população para a construção de um mundo com qualidade de vida e ecossistemas equilibrados e saudáveis para todas as espécies e não apenas para o ser humano.

Tais profissionais são demandados para trabalhar em programas, publicações, sites e cadernos de jornais e revistas especializados em meio ambiente e sustentabilidade, bem como em publicações não especializadas, já que o tema é transversal, sendo abordado também em conteúdo das mais diversas áreas, como política, administração pública, economia, finanças, cotidiano das cidades, etc. Há também a possibilidade de atuação em assessorias de comunicação que atendem empresas e organizações da sociedade civil.


Público-alvo

Este curso destina-se a profissionais que atuam ou tenham interesse em atuar na produção de conteúdo jornalístico relacionado ao meio ambiente.


Método

A metodologia deste curso se baseia no desenvolvimento de competências profissionais, estimulando no aluno a percepção analítica, o raciocínio hipotético e a solução sistemática de problemas.
Por meio de perguntas, problematizações e análises de casos relacionados às situações reais da prática profissional, o conteúdo, visto com insumo, será trabalhado de forma contextualizada e significativa.
O curso prevê análise e simulação de situações reais de trabalho, atividades individuais e em grupo, leitura e discussão de textos, com apoio de recursos audiovisuais.
Estão previstas estratégias que visam oferecer a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento de competências profissionais, tais como atividades em grupo com apresentação em plenária, exposição dialogada com apoio de slides e vídeo, apresentação e discussão de vídeo e experimentação.


Programa

- Fatos históricos relacionados à defesa do meio ambiente e o surgimento do ambientalismo no Brasil e no mundo.
- História do jornalismo especializado em meio ambiente no Brasil.
- Conceitos fundamentais de meio ambiente para a produção de conteúdo jornalístico especializado.
- Conceitos de imparcialidade e isenção.
- Espaço do jornalismo ambiental nos veículos de comunicação não especializados.
- Cobertura jornalística ambiental.
- Conceito de receptor.
- Planejamento e elaboração da pauta jornalística em meio ambiente.
- Fontes de informação.
- Composição e análise de textos em jornalismo ambiental.
- Fotografia em jornalismo ambiental.
- Planejamento e execução da repercussão do material veiculado.
- Tratamento do tema meio ambiente pela imprensa não especializada.


Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão: Produção de Conteúdo em Jornalismo Ambiental.


Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
RG
CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.