Home > Notícias
21/11/2019 10h34min

Cinco títulos do Senac recebem nota máxima do MEC

As notas reconhecem todo o trabalho realizado pela instituição, dos docentes até a infraestrutura.

Foto de fachada de um dos prédios do Centro Universitário Senac - Santo Amaro.

Reconhecimento é resultado de trabalho de qualidade ao longo dos anos

Os cursos Engenharia de Computação, Tecnologia em Eventos, Bacharelado em Hotelaria e Bacharelado em Fotografia, do Centro Universitário Senac - Santo Amaro, e Tecnologia em Hotelaria, do Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro, receberam nota máxima na avaliação in loco realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em todos os indicadores.

As notas atestam a qualidade dos cursos e comprovam os padrões de qualidade de ensino que o MEC determina no seu processo avaliativo. As três dimensões analisadas estão relacionadas com a organização pedagógica, corpo docente e a infraestrutura. Essas avaliações ocorreram em abril de 2019 para o curso de Engenharia de Computação  e nos meses de agosto, setembro e outubro deste ano para os demais cursos.

Os avaliadores analisaram os três aspectos citados acima e realizaram entrevistas com alunos, professores e coordenador do curso. "Os instrumentos, que subsidiam a produção de indicadores de qualidade, e os processos de avaliação de cursos desenvolvidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) são o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e as avaliações in loco feitas pelas comissões de especialistas", explica Michelle Caçapava Vigueles, procuradora institucional do Centro Universitário Senac. 

Para esse procedimento, o Senac protocola uma série de informações no sistema do MEC e aguarda o agendamento da visita da comissão in loco. Esse processo ocorre em dois dias na instituição para que os avaliadores confiram toda a documentação (conhecidas como evidências) e verifiquem se os testemunhos do público-alvo envolvido estão alinhados com tudo que foi registrado. Também são realizadas reuniões com a diretoria, coordenador do curso, professores e alunos, e vistoria em toda a infraestrutura utilizada.

Depois dessa etapa, os avaliadores produzem um relatório com todas as notas e as justificativas para cada um dos conceitos atribuídos que servirão de base para o plano de ação da coordenação do curso. Essa nota fica oficializada após a publicação da portaria no Diário Oficial da União (DOU).

Michelle Caçapava explica que os cursos passam por avaliações em momentos diferentes, dependendo do estágio em que se encontra na instituição. Essas fases são classificadas como: autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento. A autorização se dá quando a instituição solicita ao MEC para abrir um novo curso, caso ela não tenha autonomia. Já o reconhecimento ocorre quando a primeira turma do curso completa metade da sua carga horária. E, por fim, a renovação pelo reconhecimento é realizada a cada três anos, seja por meio de uma avaliação in loco ou pelo Enade.

Michelle informa também que as notas ficam públicas no site
e-MEC e a população pode consultá-las para optar por um curso e/ou por uma instituição de ensino em que pretende ingressar.

Esses títulos do Senac também receberam resultados positivos com notas máximas nos anos anteriores, consequência da trajetória de qualidade do ensino ao longo dos anos. 

Conheça os cursos com inscrições abertas no Centro Universitário Senac.

Tags: 5 pelo MEC, Bacharelado de Hotelaria, Bacharelado em Fotografia, Engenharia de Computação, Tecnologia em Eventos, nota máxima


Últimas notícias

24/01/2020
20/01/2020
13/01/2020
10/01/2020
02/01/2020
02/01/2020
02/01/2020
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac São José do Rio Preto
20/12/2019
8 dicas para equilibrar as contas e começar a guardar dinheiro
20/12/2019
Saiba como cuidar da pele e dos cabelos no Verão
20/12/2019
Laboratório Novas Histórias integra roteiristas para discutir produção audiovisual
19/12/2019
Senac São Paulo recebe o prêmio Fornecedores de Confiança 2019
19/12/2019
Alunos e docente do Senac se destacam no Prêmio DuPont 2019
18/12/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
17/12/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac Guaratinguetá
17/12/2019
Centro Universitário Senac e AWS capacitam alunos na área de computação em nuvem
10/12/2019
Aluno e ex-aluno têm 50% de desconto na Editora Senac São Paulo
09/12/2019
Mais de 11 mil alunos passam por oficina de empreendedorismo
04/12/2019
Projeto com minhocário do Senac Guarulhos recebe prêmio em Semana do Conhecimento
02/12/2019
Nutricionista e chef defendem que cozinhar ajuda a ter rotina saudável
29/11/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)