Home > Notícias
07/08/2019 11h55min

Evento Farmácia em Cena discute relação entre a saúde e a agenda da ONU

Pessoas conversam na biblioteca do Senac Tiradentes durante sarau

Sarau discutiu hormonização medicamentosa em pacientes transexuais

Como a atuação do técnico em farmácia ajuda a tornar o mundo um lugar melhor para todos? Discutir essa e outras questões foi a proposta do evento Farmácia em Cena, realizado por estudantes do curso Técnico em Farmácia do Senac Tiradentes.

A iniciativa mostrou as contribuições do profissional da área para a Agenda ONU 2030, que estabelece objetivos para que os Estados-membros atinjam, nos próximos 11 anos, metas alinhadas ao fortalecimento da democracia.

Um dos destaques foi o sarau literário conduzido pelos alunos na biblioteca da unidade para discutir o tema medicamentalização e igualdade de gênero.

Além do público interessado no tema, alunos de hemoterapia, radiologia, enfermagem e saúde bucal também foram convidados, somando esforços na construção de um olhar multidisciplinar sobre o tema.

A partir do conteúdo do livro Testo Junkie, de Paul Preciado, os alunos de farmácia destacaram a importância de ampliar os cuidados farmacêuticos para a transexuais.

Referência internacional na literatura voltada ao debate da hormonização medicamentosa em pacientes transexuais, a obra evidencia como os sistemas universais de saúde ainda carecem de ampliação na oferta de cuidado a esta população.

Para trabalhar os conceitos-chave do livro, os participantes foram estimulados a ler alguns trechos e relaciona-los com músicas, poesias ou outras formas de expressão que dialogassem sobre hormonização e atendimento humanizado aos transexuais.

Perceberam que o uso de medicamentos hormonais sintéticos são amplamente utilizados por essa população como ferramenta de construção da identidade, pois provocam transformações do corpo, mas podem causar efeitos adversos caso o regime posológico não seja adequado.

O docente Pedro Carlessi auxiliou os alunos na organização do evento e explica que, no Brasil, o procedimento terapêutico de transgenitalização é realizado pelo SUS desde 2008 e envolve uma cadeia multiprofissional da qual o técnico em farmácia participa. "Daí a necessidade de ampliarmos o debate a este respeito, construindo um sistema de saúde mais democrático e plural", justifica.

Ele complementa que, nos últimos dez anos, o país avançou em políticas públicas voltadas ao cuidado da saúde da população trans, contudo é preciso capacitar os profissionais de saúde para atender a essa demanda.

"O evento procurou tratar os medicamentos enquanto atalho para discutir questões sociais que tangenciam a participação destas peças técnicas na vida cotidiana da população", diz Pedro.

Para desenvolver a atividade, os alunos revisitaram suas práticas no ambiente de trabalho pensando como elas poderiam estar alinhadas com a atenção e o cuidado a população transexual.

"O resultado foi um exercício em busca da igualdade e serviu para a autorreflexão sobre o trabalho realizado por estes profissionais em suas atividades cotidianas, aliando aprendizado prático, fortalecimento do pensamento crítico e compromisso com o fazer democrático", finaliza o docente.

Sobre o evento

A programação do evento Farmácia em Cena, realizado em maio, contou ainda com outras atividades que abordaram temas diversos da área, entre eles: produção, consumo e circulação de medicamentos, sessões de filme, palestras e seminários.

Com isso, foram discutidos a redução das desigualdades sociais, ações contra a mudança global do clima, fome e agricultura sustentável e o consumo e produção responsáveis de medicamentos.

Conheça o Técnico em Farmácia que o Senac Tiradentes oferece.

Tags: Agenda 2030 ONU, Senac Tiradente, medicamentalização, saúde e bem-estar, saúde transexual, técnico em farmácia


Últimas notícias

23/01/2020
20/01/2020
13/01/2020
10/01/2020
02/01/2020
02/01/2020
02/01/2020
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac São José do Rio Preto
20/12/2019
8 dicas para equilibrar as contas e começar a guardar dinheiro
20/12/2019
Saiba como cuidar da pele e dos cabelos no Verão
20/12/2019
Laboratório Novas Histórias integra roteiristas para discutir produção audiovisual
19/12/2019
Senac São Paulo recebe o prêmio Fornecedores de Confiança 2019
19/12/2019
Alunos e docente do Senac se destacam no Prêmio DuPont 2019
18/12/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
17/12/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac Guaratinguetá
17/12/2019
Centro Universitário Senac e AWS capacitam alunos na área de computação em nuvem
10/12/2019
Aluno e ex-aluno têm 50% de desconto na Editora Senac São Paulo
09/12/2019
Mais de 11 mil alunos passam por oficina de empreendedorismo
04/12/2019
Projeto com minhocário do Senac Guarulhos recebe prêmio em Semana do Conhecimento
02/12/2019
Nutricionista e chef defendem que cozinhar ajuda a ter rotina saudável
29/11/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)