Home > Notícias
15/07/2019 18h36min

Alunos do curso Tecnologia em Gastronomia vencem concursos

Alunos do Senac vencedores do concurso Azeite no Prato, acompanhados pelo professor Vitor Pompeu e jurados

Alunos do Senac vencedores do concurso Azeite no Prato, acompanhados pelo professor Vitor Pompeu e jurados

Participar de um concurso gastronômico é uma oportunidade para explorar a criatividade na elaboração de novos pratos em momentos reais sob pressão. Por isso, o Centro Universitário Senac estimula os alunos a vivenciarem esse tipo de desafio.

Aliando o domínio da técnica ao espírito empreendedor desenvolvidos no curso, os estudantes de Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac - Campos do Jordão conquistaram, recentemente, os primeiros lugares em dois concursos realizados em outros estados brasileiros. Confira:

Azeite no prato
Premiar receitas gastronômicas que valorizem o azeite brasileiro da Serra da Mantiqueira é a proposta do concurso Azeite no Prato, que integra a Festa do Azeite Novo, realizada na cidade Maria da Fé, em Minas Gerais, pela Prefeitura Municipal.

Os alunos do Senac criaram pratos que demonstraram as características únicas e diferentes possibilidades de uso do ingrediente e alcançaram, em 20 de abril, os três primeiros lugares da categoria Estudantes, sendo premiados, conforme a colocação obtida, com hospedagem em pousada, jantar, curso, livros e cestas de produtos.

O primeiro lugar ficou com Denis de Castro Reis, que cursa o 3º período do curso no Senac e elaborou um creme de azeite com chocolate branco, tuille de azeite, goiaba e azeite em pó.

Daniel Ferreira Pinto, do 1º período do curso, alcançou o 2º lugar ao desenvolver uma truta confitada no azeite com laranja e mousseline de mandioquinha.

Já Iuri Martins de Souza, que cursa o 3º período do curso, criou uma truta com emulsão de azeite, caviar de tapioca no azeite e mini legumes e garantiu a 3ª colocação na disputa.

Na primeira etapa da competição, os alunos se inscreveram na categoria Estudantes de Gastronomia e enviaram as apresentações dos pratos. Eles foram selecionados para participar da final, quando tiveram uma hora e meia para reproduzir a receita e servir para o júri, formado por um chef e dois empresários da região.

Denis conta que para criar o prato Creme das Oliveiras, que conquistou o prêmio principal da disputa, foi necessário estudar técnicas de confeitaria e históricos de Minas e de São Paulo, além de elaborar a receita inúmeras vezes e pedir para que colegas e professores provassem.

"Saí como vencedor sem acreditar que meu empenho tinha dado certo. Mas não foi um esforço só meu, foi de várias pessoas que me apoiaram como se fossem elas participando e comemorando como se fosse a vitória delas. Isso me deu muita força", diz Denis.

Prato principal: pinhão
Outro destaque recente foi o aluno Gabriel Douglas Rodrigues Bento, do 4º período do Tecnologia em Gastronomia, que venceu o Concurso Gastronômico de Pinhão, em Visconde de Mauá, localizada no Rio de Janeiro.

Realizada em 18 de maio, a competição promove a cultura e busca preservar o meio ambiente, desafiando os concorrentes a desenvolverem receitas que valorizem o sabor sutil do pinhão.

Gabriel venceu na categoria Prato Principal com a receita O Porquinho da Montanha, que utilizou arroz caldoso, feito na água do cozimento da casca do pinhão, crocante de pinhão com cebola caramelizada na manteiga e porquinho bêbado com molho do chimichurri de pinhão.

O aluno foi avaliado por grandes nomes da gastronomia brasileira, como os casais Janaína e Jefferson Rueda e Conceição e Paolo Neroni, além de Joanne e a chef argentina Alejandra Maidana.

"Ver toda minha dedicação e esforços sendo reconhecidos por chefs que me inspiram não tem preço. Nada explica a sensação de dever cumprido. O prêmio foi um kit de facas que vai para um quadro para eu lembrar deste dia incrível", conta Gabriel.

Além das técnicas utilizadas na criação dos pratos, a organização e valorização de ingredientes locais foram essenciais para a conquista dos alunos.

"Foi muito gratificante acompanhar o desempenho deles, que demonstraram atenção e competência na elaboração e execução das receitas. Certamente, o olhar para os ingredientes brasileiros, além do aprimoramento técnico que os alunos têm no curso fizeram a diferença", destaca Vitor Pompeu, professor do Centro Universitário Senac - Campos do Jordão.

Referência em educação
Há 30 anos, o Centro Universitário Senac trabalha para desenvolver o potencial empreendedor em seus alunos durante todo o processo de aprendizagem, aliando teoria à prática e proporcionando vivências inovadoras e oportunidades de internacionalização do conhecimento por meio de parcerias institucionais.

Por sua excelência educacional e qualidade da infraestrutura, o Centro Universitário Senac possui nota 5 na avaliação do Ministério da Educação para os cursos presenciais e a distância.

Conheça o curso Tecnologia em Gastronomia que o Centro Universitário Senac - Campos do Jordão oferece.

Tags: Centro Universitário Senac - Campos do Jordão, Tecnologia em Gastronomia, concurso gastronômico, premiação aluno


Últimas notícias

24/01/2020
20/01/2020
13/01/2020
10/01/2020
02/01/2020
02/01/2020
02/01/2020
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac São José do Rio Preto
20/12/2019
8 dicas para equilibrar as contas e começar a guardar dinheiro
20/12/2019
Saiba como cuidar da pele e dos cabelos no Verão
20/12/2019
Laboratório Novas Histórias integra roteiristas para discutir produção audiovisual
19/12/2019
Senac São Paulo recebe o prêmio Fornecedores de Confiança 2019
19/12/2019
Alunos e docente do Senac se destacam no Prêmio DuPont 2019
18/12/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
17/12/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac Guaratinguetá
17/12/2019
Centro Universitário Senac e AWS capacitam alunos na área de computação em nuvem
10/12/2019
Aluno e ex-aluno têm 50% de desconto na Editora Senac São Paulo
09/12/2019
Mais de 11 mil alunos passam por oficina de empreendedorismo
04/12/2019
Projeto com minhocário do Senac Guarulhos recebe prêmio em Semana do Conhecimento
02/12/2019
Nutricionista e chef defendem que cozinhar ajuda a ter rotina saudável
29/11/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)