Santana

Programação  •  Serviços  •  Bolsas de Estudo  •  Aprendizagem  •  Notícias  •  Biblioteca  •  Infraestrutura  •  Atendimento Corporativo
Home > Notícias
02/07/2019 11h51min

Projetos de alunos integram sustentabilidade e criatividade

Aprendizes do Senac Santana fazem apresentação com cartaz em sala de aula de escola da rede pública

Aprendizes do Senac Santana implantaram coleta seletiva em escola estadual

Ser um agente disseminador de atitudes sustentáveis é um dos valores institucionais do Senac São Paulo. Por isso, a responsabilidade ambiental é um conceito sempre presente do dia a dia dos alunos.

Inspiradas nessa proposta, turmas do Senac Francisco Matarazzo e da unidade Santana aplicaram sustentabilidade em seus projetos integrando criatividade e empreendedorismo.

Francisco Matarazzo
Os alunos dos cursos Técnico em Logística e Técnico em Recursos Humanos do Senac Francisco Matarazzo se uniram para transformar materiais que iriam para o lixo em oportunidades de negócio.

Eles criaram quatro produtos reutilizando resíduos e organizaram, recentemente, um evento na unidade chamado SustentaRH para mostrar os resultados a outros alunos.

Foram apresentados um estojo feito com garrafas PET e recortes de gibis, uma luminária fabricada com jornal, um brinquedo cai-não-cai produzido com garrafas PET, tampinhas e palitos e ainda um fio de garrafa PET que pode ser usado como varal ou em artesanatos.

A ação iniciou com a apresentação de um vídeo feito pelo aluno Ronald dos Santos Maciel que conectou esses produtos à responsabilidade social corporativa. Depois, os convidados visitaram os estandes e tiraram dúvidas sobre produção, mercado e dificuldades do projeto.

A atividade buscou conscientizar o público sobre a importância da reciclagem mostrando como a transformação dos materiais pode ser convertida em renda e ações de voluntariado. Durante o projeto, as turmas percorreram diversas etapas, desde a elaboração da proposta, pesquisas e oficina de testes com os materiais até a divulgação e organização do evento.

Os alunos de logística aplicaram conhecimentos do curso, como logística reversa, transporte e armazenamento. Já a turma de RH colocou em prática o que estudou sobre missão, visão e valores, endomarketing, responsabilidade social, sustentabilidade e trabalho em equipe.

Após o evento, os estojos produzidos foram doados às crianças de uma igreja, localizada no Grajaú, que é frequentada pela aluna de RH, Terezinha Alves dos Santos Oliveira.

"O projeto foi muito além da sala de aula, pois, após a entrega dos estojos, mudamos nossas práticas na igreja com relação ao uso de copos descartáveis. A cada culto gastávamos 100 copos, após orientar sobre o reuso estamos consumindo a metade disso", conta Terezinha.

Santana
Para mostrar que educação ambiental deve começar desde a infância, os alunos do programa Aprendizagem do Senac Santana desenvolveram o projeto Patrulha Ambiental.

Eles foram até a Escola Estadual Professora Eunice Terezinha de Oliveira Fragoas, localizada na capital paulista, e realizaram uma ação com alunos do 1º ano do ensino fundamental.

Para executar a ação, os alunos fizeram um plano de ação com orientação da docente Cristina Keiko Miura, além de desenvolver uma logomarca, confeccionar camisetas, adesivos e conseguir a doação de lixeiras para implantar coleta seletiva na escola.

O trabalho buscou conscientizar o público infantil a partir de palestras e atividades interativas sobre a importância de realizar coleta seletiva e cuidar do meio ambiente e dos animais.

Com cartazes, músicas e brincadeiras, os aprendizes fomentaram atitudes sustentáveis e sensibilizaram as crianças sobre o descarte correto e tempo de decomposição de resíduos, lixo marinho, aquecimento global e animais em extinção.

Os alunos aplicaram as atividades lúdicas com cerca de 120 crianças que, ao final da ação, receberam um adesivo de patrulheiros ambientais. Os resultados foram vistos logo no primeiro recreio das crianças, quando já foi possível ver a redução do lixo jogado no chão.

"Foi possível plantar uma semente nelas tornando-as multiplicadoras do projeto, além de cidadãos responsáveis e conscientes", destaca a docente Cristina.

Ela avalia que o trabalho também estimulou nos alunos do Senac a criatividade na solução de problemas e uma análise crítica e reflexiva de diversas realidades.

O aprendiz João Paulo concorda que a turma se desenvolveu pessoal e profissionalmente. "Os desafios foram inúmeros, mas percebemos que com esforço, trabalho duro e equipe unida nada é impossível. Conseguimos mostrar o quanto somos capazes e profissionais colocando em prática as ações e conceitos aprendidos no curso", conclui.

Conheça os cursos com inscrições abertas no Senac Francisco Matarazzo e no Senac Santana.

Tags: Senac Francisco Matarazzo, Senac Santana, atitudes sustentáveis, coleta seletiva, educação ambiental, patrulha ambiental, responsabilidade ambiental


Últimas notícias

20/01/2020
13/01/2020
10/01/2020
02/01/2020
02/01/2020
02/01/2020
20/12/2019
8 dicas para equilibrar as contas e começar a guardar dinheiro
20/12/2019
Saiba como cuidar da pele e dos cabelos no Verão
20/12/2019
Laboratório Novas Histórias integra roteiristas para discutir produção audiovisual
19/12/2019
Senac São Paulo recebe o prêmio Fornecedores de Confiança 2019
19/12/2019
Alunos e docente do Senac se destacam no Prêmio DuPont 2019
18/12/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
17/12/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac Guaratinguetá
17/12/2019
Centro Universitário Senac e AWS capacitam alunos na área de computação em nuvem
10/12/2019
Aluno e ex-aluno têm 50% de desconto na Editora Senac São Paulo
09/12/2019
Mais de 11 mil alunos passam por oficina de empreendedorismo
06/12/2019
Descontos Senac
04/12/2019
Projeto com minhocário do Senac Guarulhos recebe prêmio em Semana do Conhecimento
02/12/2019
Nutricionista e chef defendem que cozinhar ajuda a ter rotina saudável
29/11/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)