Home > Notícias
24/06/2019 17h45min

Unidades fazem sensibilizações sobre prevenção de acidentes do trabalho

Alunos com camisetas vermelhas executam um plano de abandono de área no Senac Araçatuba

Ações tiveram participação de alunos e alertaram sobre o respeito aos procedimentos de segurança

O Brasil é o quarto país do mundo onde mais se registram acidentes do trabalho, ficando atrás apenas da China, Índia e Indonésia, alerta a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Apenas em 2017, foram registradas mais de 549 mil ocorrências no país com trabalhadores registrados, segundo levantamento da Previdência Social. Esse número pode ser, no mínimo, 5 vezes maior se incluir acidentes de profissionais autônomos.

Atenta a esse cenário, a OIT instituiu 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. No Brasil, a mesma data é lembrada como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

A data motivou a criação do movimento Abril Verde para alertar sobre a importância do respeito aos procedimentos de segurança.

Integrando essa campanha, diversas unidades do Senac São Paulo realizaram ações para incentivar uma cultura de prevenção de acidentes do trabalho com participação dos estudantes do Técnico em Segurança do Trabalho.

"Durante o curso, os alunos aprendem a planejar e executar eventos educacionais de saúde e segurança do trabalho. O Abril Verde é um momento no qual podem colocar em prática essa teoria, organizando iniciativas de conscientização sobre prevenção de acidentes", explica Anderson Chirmici, coordenador do curso no Senac São Paulo.

Veja o que as unidades promoveram:

Americana
Os alunos realizaram abordagens na unidade para conscientizar e sensibilizar os demais estudantes sobre o tema. Eles apresentaram vídeos, aplicaram dinâmicas e premiaram os participantes que demonstraram atitudes prevencionistas, como, por exemplo, utilizar o corrimão ao descer a escada da unidade.

Araçatuba
Alunos dos cursos Técnico em Segurança do Trabalho e Bombeiro Civil realizaram um plano de abandono de área na unidade, com a evacuação de cerca de 300 pessoas entre estudantes e funcionários.  A ação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros da cidade e integrou a Semana de Prevenção de Acidente de Trabalho (SPAT).

Barretos
Unidade realizou um simulado de acidente do trabalho em diferentes contextos profissionais. Com maquiagem e caracterização com roupas e acessórios, os alunos encenaram o acidente de trabalho ocorrido com um funcionário do Senac quando trabalhava em outra empresa e perdeu a mão direita ao operar uma máquina que não havia passado pela devida manutenção.

Bauru
Estudantes de segurança do trabalho fizeram diálogos com os funcionários do Senac Bauru sobre postura ergonômica adequada nos postos de trabalho, orientando sobre regulagem e ajuste dos monitores, teclados, encosto e altura de cadeiras. Para finalizar, realizaram ginástica laboral com a equipe e entregaram folheto explicando os benefícios da atividade.

Bertioga
Os alunos organizaram uma breve explanação sobre o Abril Verde em todas as salas de aula da unidade para orientar as demais turmas sobre prevenção de acidentes do trabalho. Fizeram também uma exposição de estátuas vivas em situações de queda de trabalho em altura, choque elétrico e acidente com as mãos. Ao lado de cada uma, havia estátuas de anjos segurando equipamento de proteção individual que, se utilizado, evitaria os danos causados.

Jaboticabal
Na unidade, um diálogo de segurança realizado pelos alunos contextualizou o tema e uma dramatização mostrou a explosão na mina que originou o Dia Internacional de Prevenção de Acidentes, promovendo reflexões sobre comportamento seguro e prevenção a doenças ocupacionais. O grupo ainda produziu uma vinheta sobre o Abril Verde veiculada na rádio Senac Jaboticabal.

Jaú
Vídeos lembraram o Abril Verde e destacaram a prevenção de acidentes com orientações para alunos e funcionários da unidade. Os alunos montaram ainda o cenário de um cemitério com o personagem da morte simbolizando as vítimas de acidente de trabalho e simularam um acidente de trabalho em altura e de acidente com as mãos provocado por serra de corte.

Mogi Guaçu
A turma realizou uma palestra relacionada à prevenção de acidentes e doenças no trabalho e realizou dinâmicas que ressaltaram a importância do comportamento seguro, demonstrando o valor de evitar riscos à saúde.

Piracicaba
Foi realizada uma palestra para os alunos, contextualizando o Abril Verde e conscientizando os estudantes sobre a necessidade da prevenção de acidentes do trabalho.

Ribeirão Preto
Alunos das 10 turmas do curso técnico em segurança do trabalho fizeram cartazes e apresentações para alertar sobre o tema. Realizaram um Pit Stop na Praça XV, em parceria com o Cerest de Ribeirão Preto, e organizaram um simulado de limitações motoras e visuais para sensibilizar sobre a importância da atenção na execução das tarefas para evitar acidentes.

Santos
A campanha organizada pelos alunos teve distribuição de laços verdes, palestra e roda de conversa sobre saúde e segurança no trabalho portuário e exposição fotográfica com a história do Abril Verde e estatísticas de acidentes de trabalho no Brasil. Um cartaz sobre segurança nas escadas foi afixado em todas as salas de aula da unidade e, ao final, foi exibido um vídeo da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT) 2019.

Taboão da Serra
Os alunos aproveitaram o Abril Verde para realizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) e realizaram diversas apresentações para alunos e funcionários da unidade, que abordaram acidentes domésticos e de trabalho em canaviais e prevenção de incêndio.

Votuporanga
Os alunos fizeram uma palestra na empresa ARM Exaustores com o tema Prevenir é Melhor que Remediar e abordaram estatísticas, prevenção e casos reais de acidentes do trabalho. Organizaram também uma ação na feira livre noturna da Praça São Bento com camisetas pretas mostrando estatísticas de acidentes, exibiram vídeos sobre vítimas, promoveram um quiz e distribuíram laços verdes para lembrar a data.

Conheça o curso
Técnico em Segurança do Trabalho que o Senac São Paulo oferece.

Tags: Abril Verde, Senac São Paulo, Técnico em Segurança do Trabalho, acidente de trabalho, prevenção a incêndio, prevenção de riscos, saúde no trabalho


Últimas notícias

04/12/2019
02/12/2019
02/12/2019
29/11/2019
29/11/2019
29/11/2019
27/11/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para o curso de Cozinheiro
22/11/2019
Descontos Senac
21/11/2019
Cinco títulos do Senac recebem nota máxima do MEC
13/11/2019
Cursos Cozinheiro e Garçom têm novas turmas em 2020
12/11/2019
Como a moda pode ser mais diversa em um mercado em transformação?
12/11/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/10/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para a turma de Cozinheiro
29/10/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
24/10/2019
Como pais e filhos podem conversar sobre a escolha de uma profissão do futuro?
22/10/2019
Senac Botucatu celebra 70 anos
21/10/2019
Senac São Paulo conquista pela 18ª vez o prêmio Top of Mind de RH
10/10/2019
Aprendizagem Técnica em Informática será oferecida em 5 unidades da capital e Grande São Paulo
04/10/2019
Alunos de moda revelam criações e essências em evento interativo
04/10/2019
Alunos de tecnologia conhecem os supercomputadores do CPTEC e INPE

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)