Home > Notícias
03/05/2019 17h43min

Festival organizado por alunos integra moda e arte

Modelo desfila durante o evento. Crédito de imagem: Heloísa Teixeira Manduca

Iniciativa promoveu atividades simultâneas em centro cultural da cidade

Com a proposta de quebrar o paradigma de que a moda é seletiva, os alunos do Técnico em Produção de Moda do Senac Bauru promoveram, em 4 de abril no Centro Cultural Carlos Fernandes de Paiva, o MIA Festival - Música, Informação e Arte.

O evento teve atividades simultâneas com informação, arte e cultura que aproximaram os participantes do universo fashion, despertaram reflexões sobre consumo e mostraram que moda vai além da peça de roupa vestida e está presente no cotidiano de todos.

A programação do evento contou com roda de conversa sobre o papel da mulher no mercado da moda e abordou carreira, estereótipos de beleza e empreendedorismo no segmento.

Participaram da atividade a modelo internacional Amanda Fernandes, as criadoras do Bazar do Desapego, Mayra Ferraz e Tamylin Silva, além da jornalista Mirella Cabaz e da cabeleireira e maquiadora Jenifer Nathaly.

Outra atração foi o guarda-roupa coletivo, que estimulou os convidados a levarem peças de roupa em bom estado e que não utilizavam mais para trocarem por peças de outras pessoas, transformando-se numa forma de obter novas peças sem impacto ambiental ou financeiro.

Os alunos ainda fizeram parcerias com empresas da região e organizaram um desfile de moda. Apresentaram ao público looks de marcas de roupas de Bauru, como a La Femme, que produz as próprias peças; a Bella Toca, de moda plus size, e a Sapattu Mania.

As passarelas ainda revelaram o lançamento da REV, coleção de moda agênero street wear, confeccionada pelo aluno da turma, Renan Vital.

Aprendizado
O planejamento da ação teve início bem antes da realização. Foram vários meses de trabalho, que envolveram muito estudo, aulas práticas, planejamento, negociação com parceiros e prestadores de serviços, seleção de modelos, fechamento de contratos, entre outras etapas.

Os alunos pensaram em cada detalhe e contaram com apoio da docente Bruna Gomes do Nascimento durante todo o processo. As docentes do curso Maquiador, Adriana Gonçalves das Neves e Juliana Founier, também contribuíram na produção das maquiagens das modelos.

A turma colocou em prática conhecimentos e habilidades trabalhados em sala de aula a partir da vivência real do mercado de trabalho. "Desde o início do curso desenvolvemos trabalhos e colocamos a mão na massa de verdade. Vivenciar cada desafio me deixou preparada para o que viria no final. Ver o teatro municipal lotado de pessoas prestigiando um evento que tem a personalidade de todos foi gratificante", afirma a aluna Jéssica Fournier.

A docente Bruna conta que a ideia do projeto surgiu da percepção dos alunos de que os eventos de moda são muito restritos e, por isso, acabam sendo vistos como elitizados.

"Essa foi uma atividade de pesquisa feita em sala de aula nas primeiras semanas do curso. É notável que quando o aluno tem autonomia na aprendizagem e realmente se apropria do conhecimento acaba sendo orgânica a aplicação dos mesmos no seu cotidiano", conclui.

Conheça os cursos da área de moda que o Senac Bauru oferece.

Tags: Senac Bauru, Técnico em Produção de Moda, consumo consciente, consumo de moda, evento de moda, mercado de moda


Últimas notícias

22/08/2019
21/08/2019
16/08/2019
15/08/2019
15/08/2019
07/08/2019
07/08/2019
Evento Farmácia em Cena discute relação entre a saúde e a agenda da ONU
06/08/2019
Visitas a empresas apresentam novas práticas de administração a alunos
05/08/2019
Vivência apresenta possibilidades profissionais a jovens da Fundação Casa
05/08/2019
Senac Registro oferece bolsas para indígenas e quilombolas do Vale do Ribeira
05/08/2019
Sonho é para se realizar
05/08/2019
Alunos de moda produzem peças para Santa Casa de Araçatuba e vivenciam rotina de confecção
05/08/2019
O jeito de aprender que todos ganham
05/08/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos técnicos EAD
05/08/2019
Vencer limites e agarrar oportunidades cabem em qualquer idade
05/08/2019
Organização de evento temático promove integração e novos aprendizados
02/08/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
01/08/2019
Projeto em São José dos Campos instiga o interesse de alunos pela ciência
26/07/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
24/07/2019
Turmas praticam conhecimentos e levam serviços de beleza a idosos

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)