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03/05/2019 16h53min
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
Professor do Senac São Paulo dá dicas de como prevenir-se dos golpes e evitar desgastes na imagem e problemas jurídicos.

O ataque de hackers às empresas, o roubo de dados de clientes para operações fraudulentas e o sequestro de sites estão se tornando problemas recorrentes no ambiente digital. Esse cenário aumenta a preocupação do mundo corporativo com a segurança on-line.
Alguns cuidados são fundamentais para ajudar na prevenção a esse tipo de golpe. Confira dicas para proteger a empresa dessas ocorrências:
1- Identificação de ameaças
Fraudadores e hackers buscam vantagens financeiras ilícitas e, recorrentemente, se divertem avariando plataformas on-line de empresas, alterando imagens e informações técnicas, tirando sites do ar ou publicando boatos em nome da companhia. É importante identificar as ameaças para que os sistemas de segurança estejam preparados para bloquear estas ações.
2- Protocolos atualizados
É fundamental ter protocolos e procedimentos de segurança sempre atualizados, pois, assim como os desenvolvedores de sistema, os criminosos virtuais estão em constante evolução, tanto na abordagem quanto na forma de infectar máquinas e servidores.
3- Plataformas certificadas
A empresa pode ter sua imagem seriamente arranhada se houver golpes ou ainda ter problemas jurídicos em caso de vazamento de dados de usuários. Escolher plataformas certificadas e com reconhecido padrão de segurança é essencial para evitar esses ataques e crises.
4- Backups constantes
Caso o site empresarial seja vítima de um ataque hacker ou infecção, é crucial a existência de backup (ponto de restauração) não só da plataforma, mas também do hardware empregado (unidade de processamento e memória).
5- Sistema redundante
A redundância em tecnologia representa a duplicação de componentes críticos, acrescentando confiabilidade e agilidade ao processo. Em caso de ataque, o sistema redundante entra em operação imediatamente, enquanto o sistema atacado passa por manutenção minimizando os impactos na empresa.
6- Arquitetura do ataque
Em caso de ocorrências, informe o fato às autoridades e procure mapear a arquitetura do ataque. Assim, uma ação preventiva pode ser colocada em prática o mais breve possível.
7- Treinamento da equipe
De nada adianta investir volumosos recursos na compra de equipamentos e sistemas complexos e modernos se a equipe de implantação, operação e supervisão não estiver capacitada tecnicamente e envolvida com os propósitos da empresa.
Credibilidade da empresa
Enfim, segundo o professor, sem um sistema confiável, atualizado, com redundância, e sem profissionais capacitados para operá-lo, gerenciá-lo e monitorá-lo para antever problemas, as chances de um desastre comercial são muito grandes e isso impacta na credibilidade da marca.
Dessa forma, investir em infraestrutura e na equipe é o caminho para manter a segurança on-line da empresa na internet e consolidar uma presença digital positiva no mercado.
Conheça os cursos de pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais e Marketing Digital e E-commerce que o Senac São Paulo oferece.
* Colaboração: Fabiano Pereira - professor dos cursos de pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais e Marketing Digital e E-commerce do Senac São Paulo.
Alguns cuidados são fundamentais para ajudar na prevenção a esse tipo de golpe. Confira dicas para proteger a empresa dessas ocorrências:
1- Identificação de ameaças
Fraudadores e hackers buscam vantagens financeiras ilícitas e, recorrentemente, se divertem avariando plataformas on-line de empresas, alterando imagens e informações técnicas, tirando sites do ar ou publicando boatos em nome da companhia. É importante identificar as ameaças para que os sistemas de segurança estejam preparados para bloquear estas ações.
2- Protocolos atualizados
É fundamental ter protocolos e procedimentos de segurança sempre atualizados, pois, assim como os desenvolvedores de sistema, os criminosos virtuais estão em constante evolução, tanto na abordagem quanto na forma de infectar máquinas e servidores.
3- Plataformas certificadas
A empresa pode ter sua imagem seriamente arranhada se houver golpes ou ainda ter problemas jurídicos em caso de vazamento de dados de usuários. Escolher plataformas certificadas e com reconhecido padrão de segurança é essencial para evitar esses ataques e crises.
4- Backups constantes
Caso o site empresarial seja vítima de um ataque hacker ou infecção, é crucial a existência de backup (ponto de restauração) não só da plataforma, mas também do hardware empregado (unidade de processamento e memória).
5- Sistema redundante
A redundância em tecnologia representa a duplicação de componentes críticos, acrescentando confiabilidade e agilidade ao processo. Em caso de ataque, o sistema redundante entra em operação imediatamente, enquanto o sistema atacado passa por manutenção minimizando os impactos na empresa.
6- Arquitetura do ataque
Em caso de ocorrências, informe o fato às autoridades e procure mapear a arquitetura do ataque. Assim, uma ação preventiva pode ser colocada em prática o mais breve possível.
7- Treinamento da equipe
De nada adianta investir volumosos recursos na compra de equipamentos e sistemas complexos e modernos se a equipe de implantação, operação e supervisão não estiver capacitada tecnicamente e envolvida com os propósitos da empresa.
Credibilidade da empresa
Enfim, segundo o professor, sem um sistema confiável, atualizado, com redundância, e sem profissionais capacitados para operá-lo, gerenciá-lo e monitorá-lo para antever problemas, as chances de um desastre comercial são muito grandes e isso impacta na credibilidade da marca.
Dessa forma, investir em infraestrutura e na equipe é o caminho para manter a segurança on-line da empresa na internet e consolidar uma presença digital positiva no mercado.
Conheça os cursos de pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais e Marketing Digital e E-commerce que o Senac São Paulo oferece.
* Colaboração: Fabiano Pereira - professor dos cursos de pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais e Marketing Digital e E-commerce do Senac São Paulo.
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