Home > Notícias
03/05/2019 16h53min

7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital

Professor do Senac São Paulo dá dicas de como prevenir-se dos golpes e evitar desgastes na imagem e problemas jurídicos.

Imagem de tela de computador com fundo preto e códigos de programação com letras azuis desenham um crânio de caveira

O ataque de hackers às empresas, o roubo de dados de clientes para operações fraudulentas e o sequestro de sites estão se tornando problemas recorrentes no ambiente digital. Esse cenário aumenta a preocupação do mundo corporativo com a segurança on-line.

Alguns cuidados são fundamentais para ajudar na prevenção a esse tipo de golpe. Confira dicas para proteger a empresa dessas ocorrências:

1- Identificação de ameaças
Fraudadores e hackers buscam vantagens financeiras ilícitas e, recorrentemente, se divertem avariando plataformas on-line de empresas, alterando imagens e informações técnicas, tirando sites do ar ou publicando boatos em nome da companhia. É importante identificar as ameaças para que os sistemas de segurança estejam preparados para bloquear estas ações.

2- Protocolos atualizados
É fundamental ter protocolos e procedimentos de segurança sempre atualizados, pois, assim como os desenvolvedores de sistema, os criminosos virtuais estão em constante evolução, tanto na abordagem quanto na forma de infectar máquinas e servidores.

3- Plataformas certificadas
A empresa pode ter sua imagem seriamente arranhada se houver golpes ou ainda ter problemas jurídicos em caso de vazamento de dados de usuários. Escolher plataformas certificadas e com reconhecido padrão de segurança é essencial para evitar esses ataques e crises.

4- Backups constantes
Caso o site empresarial seja vítima de um ataque hacker ou infecção, é crucial a existência de backup (ponto de restauração) não só da plataforma, mas também do hardware empregado (unidade de processamento e memória).

5- Sistema redundante
A redundância em tecnologia representa a duplicação de componentes críticos, acrescentando confiabilidade e agilidade ao processo. Em caso de ataque, o sistema redundante entra em operação imediatamente, enquanto o sistema atacado passa por manutenção minimizando os impactos na empresa.

6- Arquitetura do ataque
Em caso de ocorrências, informe o fato às autoridades e procure mapear a arquitetura do ataque. Assim, uma ação preventiva pode ser colocada em prática o mais breve possível.

7- Treinamento da equipe
De nada adianta investir volumosos recursos na compra de equipamentos e sistemas complexos e modernos se a equipe de implantação, operação e supervisão não estiver capacitada tecnicamente e envolvida com os propósitos da empresa.

Credibilidade da empresa
Enfim, segundo o professor, sem um sistema confiável, atualizado, com redundância, e sem profissionais capacitados para operá-lo, gerenciá-lo e monitorá-lo para antever problemas, as chances de um desastre comercial são muito grandes e isso impacta na credibilidade da marca.

Dessa forma, investir em infraestrutura e na equipe é o caminho para manter a segurança on-line da empresa na internet e consolidar uma presença digital positiva no mercado.

Conheça os cursos de pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais e Marketing Digital e E-commerce   que o Senac São Paulo oferece.


* Colaboração: Fabiano Pereira - professor dos cursos de pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais e Marketing Digital e E-commerce do Senac São Paulo.

Tags: Senac São Paulo, cyberataques, cybersegurança, pós-graduação, segurança da empresa na web, segurança digital, segurança em e-commerce, tecnologia da informação e comunicação


Últimas notícias

26/06/2019
25/06/2019
25/06/2019
24/06/2019
19/06/2019
18/06/2019
18/06/2019
Alunos do Técnico em Recursos Humanos desenvolvem boletim informativo
14/06/2019
Turma organiza feira para apresentar normas de segurança do trabalho
13/06/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo
03/06/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos técnicos EAD
31/05/2019
Alunos de nutrição orientam outras turmas sobre alimentação saudável
27/05/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
27/05/2019
Bate-papo com concierge apresenta os desafios da profissão a alunos
27/05/2019
Senac Santos oferece programação de férias
24/05/2019
Alunos criam selo em comemoração aos 70 anos do Senac Araraquara
24/05/2019
Engenheiro de montadora mostra impacto da automação em custos e segurança
22/05/2019
Concurso organizado por alunos elege melhor lanche de rua da cidade
22/05/2019
Alunos ampliam repertório de logística com Conselho de Mobilidade Urbana
22/05/2019
Levando Cor com Amor: alunos realizam ações de valorização com idosos
10/05/2019
De futebol a teatro, alunos vivenciam práticas de podologia

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)