Home > Notícias
23/04/2019 11h09min

Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história

Foto preto e branco de aula da primeira turma do curso Técnico em Estilismo de Moda, em 1989. Acervo do Centro de Memória Senac São Paulo

Aula da primeira turma do curso Técnico em Estilismo de Moda, em 1989

Inaugurado oficialmente em 1979, o Senac Francisco Matarazzo, localizado na zona oeste da cidade de São Paulo, completa em abril 40 anos de atuação.

Nessas quatro décadas de história, a trajetória da unidade é marcada por oferecer educação transformadora, que promove o protagonismo do aluno e contribui para o desenvolvimento da comunidade e do país.

"Para isso investimos continuamente na formação de todos os nossos educadores, mantemos uma infraestrutura de qualidade e acompanhamos os movimentos do mundo do trabalho", diz Andrea Cury Borges de Gouvea Tonanni, gerente do Senac Francisco Matarazzo.

Toda essa estratégia é para dar conta do alto volume de atendimento, que só no primeiro trimestre deste ano contabilizou 3,5 mil alunos, com previsão de superar 13 mil até o fim do ano. Boa parte deles nos cursos técnicos, no Programa Senac de Aprendizagem, na pós-graduação e nos cursos a distância.

Sempre buscando desenvolver pessoas e mostrar caminhos para a atuação profissional, um dos focos da unidade está na oferta dos cursos técnicos. 
A principal justificativa é a rápida inserção no mercado de trabalho que esse nível de ensino proporciona aos estudantes. Uma opção, inclusive, para quem está desempregado e quer aperfeiçoar outras competências em busca de uma recolocação profissional.

"É também uma alternativa para as pessoas que estão empregadas e podem desenvolver habilidades que aumentem as chances de progredir na carreira com melhores salários", explica Andrea.

Desde quando o prédio do Senac Francisco Matarazzo foi reinaugurado, em agosto de 2015, a área de gestão e negócios e os cursos de idiomas são a vocação da unidade, com destaque para os técnicos em Administração e em Recursos Humanos, além da Língua Brasileira de Sinais e os cursos de inglês.

Iniciativas sociais
Em paralelo ao atendimento de alunos e a potenciais clientes, a unidade se dedica a projetos e iniciativas sociais que, com o apoio de empresas e parceiros, facilitam o acesso à educação profissionalizante de qualidade a pessoas da comunidade.

Três iniciativas são exemplo de sucesso. O Vira Vida, em parceria com o Sesi, prevê o atendimento a jovens cujos recursos são poucos por meio do Programa Educação para o Trabalho.

Tem ainda a parceria com o Instituto Proa, para a oferta da formação em Auxiliar Administrativo a cerca de 640 alunos por ano, todos originários de escolas públicas. E a ação conjunta com o Instituto Eurofarma, que anualmente atende mais de 300 jovens nos campos da tecnologia da informação e administração.

Curiosidades
Conheça algumas curiosidades que fazem parte da história da unidade:

- Primeiros cursos ofertados, em 1979, foram Comunicação e Propaganda, Datilografia, Maquiagem, Desenho, Manicure e Manequim Profissional;
- Em 1979, o restaurante que funcionava no Senac da Avenida Tiradentes é transferido para o prédio da Avenida Francisco Matarazzo, recém-inaugurado, e passa a ser chamado de Restaurante Senac Cantinho Paulista;
- Em seus primeiros anos, a unidade chamava-se Centro de Desenvolvimento Profissional José Papa Júnior. Na ocasião, a escola adotou a metodologia inovadora de propiciar processos de aprendizagem que mesclavam teoria e prática. Prova disso foi uma turma de estudantes que trabalhou em uma lanchonete local, o Cantinho Paulista, sob a orientação de professores;
- Um evento em 1980 marca o primeiro ano da unidade com diversas ações comemorativas, como o show da cantora Inezita Barroso, a Feira do Livro, com a presença das escritoras Hilda Hilst e Lygia Fagundes Telles, além de confeiteiros e chefs internacionais, que ajudaram no desenvolvimento de cursos;
- Em 1984, a unidade passa a ser especializada em cursos nas áreas de moda e beleza, decoração, turismo e hotelaria;
- Foi a primeira unidade do Senac São Paulo a lançar cursos de pós-graduação;
- Além disso, a força educacional do Senac São Paulo em turismo, hotelaria e gastronomia deve-se a essa unidade, que por duas décadas foi especializada nessas áreas, assim como os dois hotéis-escola da instituição;
- Em 2015, o prédio do Senac Francisco Matarazzo é reinaugurado.

Programação de aniversário
Para celebrar os 40 anos da unidade será realizada uma programação especial com diversas atividades gratuitas e abertas ao público.

Entre as atrações está uma exposição interativa que vai contar um pouco da trajetória do Senac Francisco Matarazzo a partir de um levantamento histórico produzido pelo Centro de Memória do Senac São Paulo. Além disso, animam a comemoração apresentações dos artistas Gabriel O Pensador e Fernando Anitelli.

Confira a programação completa e participe.

Conheça também os cursos com inscrições abertas no Senac Francisco Matarazzo.

Tags: Senac Francisco Matarazzo 40 anos, Senac São Paulo, aniversário de 40 anos, história Senac, história da instituição


Últimas notícias

20/09/2019
18/09/2019
18/09/2019
18/09/2019
16/09/2019
12/09/2019
12/09/2019
Concurso cultural elege a mais nova drag queen do Vale do Paraíba
04/09/2019
Quais são os riscos de ansiedade e depressão em profissionais de saúde?
03/09/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/08/2019
Em treinamento para copeiras, alunos falam sobre hotelaria hospitalar
29/08/2019
Editora Senac São Paulo representa Brasil na Feira Internacional do Livro de Macau
28/08/2019
Mulheres trans de Araçatuba recebem noite de beleza e ensaio fotográfico
27/08/2019
Conferência discute a logística do Vale do Paraíba e Litoral Norte
23/08/2019
Projeto de design de interiores leva cores e nova vida a instituição social
22/08/2019
Senac é destaque no Top of Mind de Proteção; alunos também são premiados
21/08/2019
Ação destaca importância da criatividade para profissionais da área de eventos
16/08/2019
Natureza e engenharia inspiram criação de moldes de flores de açúcar
15/08/2019
Aplicativo criado por alunas facilita atendimento podológico domiciliar
15/08/2019
Alunos participam de conferência de desenvolvedores da Apple na Califórnia
07/08/2019
Aprendizes compartilham possibilidades com jovens em diferentes espaços

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)