Home > Notícias
26/03/2019 12h

Ações fortalecem turismo e produções locais na região de Sorocaba

Pessoas celebram em frente à Locomotiva 58

Passeio na Locomotiva 58, construída em 1891, marcou uma das atividades realizadas para incentivar turismo regional

Inaugurada em 1875, a Estrada de Ferro Sorocabana foi um importante fator para o desenvolvimento da região de Sorocaba, beneficiando o transporte entre interior e capital paulista e estimulando o nascimento de diversos municípios no entorno. 

Parte dessa história foi destaque em uma das atividades que integraram a última edição do Circuito Cultural Senac, realizado pelo Senac Sorocaba no final do ano passado. 

Intitulada Nos Trilhos da Memória Sorocabana, a ação promoveu quatro passeios por 2 quilômetros da estrada de ferro elétrica Votorantim, utilizando a Locomotiva 58, maria fumaça que é patrimônio histórico da cidade. Construída em 1891, a locomotiva permaneceu em atividade até os anos 1960, quando passou a integrar o acervo do Museu Histórico Sorocabano, onde ficou por mais de 30 anos.

Durante os 40 minutos do trajeto, os participantes puderam conhecer de perto os detalhes de um vagão de luxo, além de se conectarem mais com a história da ferrovia e compreenderem como ela se relaciona com a memória local. A trilha sonora nostálgica, composta por canções que remetiam ao trem e ao sentimento de saudade, também marcou o encontro. 

Ao todo, 240 pessoas participaram da atividade, incluindo famílias que nunca tinham realizado passeios de trem e pessoas que viveram no período mais ativo da ferrovia, resgatando lembranças da época durante a visita. 

"Ativar espaços que fazem parte da memória coletiva de uma localidade, respeitando a dinâmica própria do território e aplicando um pressuposto econômico sustentável por meio da valorização das práticas criativas, é uma forma de salvaguardar a história e, ao mesmo tempo, torná-la dinâmica para usufruto das gerações que estão por aqui e das que virão", afirma Felipo Abreu, docente da área de turismo.

História & Aventuras 
Com diversas estâncias e roteiros rurais, o turismo ganha cada vez mais destaque nas economias regionais. Para fortalecer a consolidação da região como destino turístico dentro do Estado de São Paulo, o Senac Sorocaba também iniciou, em 2018, o projeto História & Aventuras, valorizando os aspectos culturais, naturais e esportivos que são marcas das cidades. 

A atividade integra o Programa de Regionalização do Turismo do Senac São Paulo, que trabalha as regiões turísticas com os órgãos públicos e principais envolvidos para originar um plano regional com o objetivo de gerar desenvolvimento a partir dessa vertente econômica. 

Além de Sorocaba, participam dessa rede os municípios de Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Mairinque, Votorantim e Iperó, onde a unidade promoveu uma palestra durante a última edição da Feira do Agricultor Familiar da região. 

Com o tema Economia Criativa: pensando minha produção de forma diferente, o encontro refletiu sobre como as matrizes tradicionais de produção rural podem se conectar por meio do turismo e, por fim, desenvolver produtos diferenciados.

A ideia é que outras atividades que relacionem turismo e economia criativa sejam promovidas na região, potencializando as produções realizadas localmente.   

Núcleo de Economia Criativa 
As atividades inspiradas no assunto surgiram a partir das articulações do Núcleo de Economia Criativa do Senac Sorocaba, que tem como objetivo a formação de uma rede colaborativa de negócios criativos, promovendo encontros e projetos voltados para as necessidades sociais, culturais e econômicas da região.

Conheça os cursos com inscrições abertas no Senac Sorocaba.

Notícias relacionadas:
- Eventos sobre economia criativa fomentam negócios no interior
- Eventos sobre economia criativa fomentam negócios no interior
- Eventos sobre economia criativa fomentam negócios no interior


Tags: Locomotiva 58, Senac Sorocaba, Senac São Paulo, economia criativa, turismo em Sorocaba, turismo regional


Últimas notícias

04/12/2019
02/12/2019
02/12/2019
29/11/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo
29/11/2019
Conhecimento territorial da periferia foi foco do Webinar Senac
29/11/2019
Rede de bibliotecas do Senac São Paulo amplia seu acervo de e-books
27/11/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para o curso de Cozinheiro
22/11/2019
Descontos Senac
21/11/2019
Cinco títulos do Senac recebem nota máxima do MEC
13/11/2019
Cursos Cozinheiro e Garçom têm novas turmas em 2020
12/11/2019
Como a moda pode ser mais diversa em um mercado em transformação?
12/11/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/10/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para a turma de Cozinheiro
29/10/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
24/10/2019
Como pais e filhos podem conversar sobre a escolha de uma profissão do futuro?
22/10/2019
Senac Botucatu celebra 70 anos
21/10/2019
Senac São Paulo conquista pela 18ª vez o prêmio Top of Mind de RH
10/10/2019
Aprendizagem Técnica em Informática será oferecida em 5 unidades da capital e Grande São Paulo
04/10/2019
Alunos de moda revelam criações e essências em evento interativo
04/10/2019
Alunos de tecnologia conhecem os supercomputadores do CPTEC e INPE

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)