Home > Notícias
20/12/2018 17h44min

Cocriações com profissionais renomados conectam alunos ao mercado da moda

Modelos de lingerie posam para foto nos bastidores do desfile de João Pimenta no SPFW 2018

Peças criadas por estudantes em parceria com o estilista João Pimenta desfilaram na SPFW

Dinâmico, competitivo e disruptivo, o mercado de moda vive em constante transformação. O cenário revela que não basta ter talento para atuar no setor: é preciso estar verdadeiramente preparado.

Alinhado a esse desafio, o Centro Universitário Senac oferece duas formações de ponta: o Bacharelado em Design de Moda - Estilismo e o Bacharelado em Design de Moda - Modelagem.

Além de contarem com infraestrutura completa, os estudantes participam de várias vivências durante a formação que fazem toda a diferença para que se transformem em profissionais críticos, visionários e com excelência técnica.

Confira abaixo algumas das cocriações realizadas em 2018 pelos estudantes em parceria com estilistas renomados da área:

SPFW
Um grupo de dez alunos de moda do Centro Universitário Senac contribuíram com a criação de cinco peças da coleção feminina do estilista João Pimenta, um dos principais nomes da moda contemporânea do país.

Os looks foram apresentados em outubro nas passarelas do São Paulo Fashion Week (SPFW N46), considerado o quinto evento de moda mais importante do mundo.

Os alunos tiveram apenas três semanas para criar as peças para a coleção, da ideia inicial à prova de roupa, cuja matéria-prima única foi o algodão brasileiro. Alguns exercícios de modelagem vistos em sala de aula foram incorporados pelo estilista na coleção.

O estudante Eugênio Santos, vencedor de um reality show de costura, conta que o desafio maior foi o prazo. "O exercício nos aproximou da realidade do mercado, pois no dia a dia, é preciso fazer o melhor sem estourar o tempo", diz.

A participação no SPFW também marcou o anúncio de João Pimenta como consultor criativo de moda do Senac São Paulo. Segundo Tatiana Putti, coordenadora da graduação em moda do Senac, ele foi escolhido por ter uma trajetória na área que reflete sua forte identidade criativa.

"O estilista explora a construção da modelagem, os tecidos e as estampas como ferramentas essenciais para suas criações, o que enriquece seu trabalho. Isso vai ao encontro do que acreditamos ser fundamental na formação de um designer de moda", explica.

João diz que seu objetivo como consultor é aproximar os alunos do mercado e avalia o primeiro resultado da parceria. "Tivemos uma troca de conhecimento muito estimulante para ’resolver’ as peças e os alunos ficaram muito empolgados em vê-las na passarela", acrescenta.

Desafio Braskem + PatBo
Criar uma coleção que representasse a identidade da estilista PatBo, por meio do fio de polipropileno, plástico 100% reciclável produzido pela Braskem. Esse foi o desafio lançado pela Braskem e pela PatBo a estudantes de moda de cinco faculdades, entre elas o Centro Universitário Senac. O polipropileno foi escolhido por ter durabilidade, resistência e leveza, permitindo aos estilistas pensarem além do padrão habitual.

Cada instituição de ensino selecionou dois alunos, que puderam mostrar sua criatividade e seus conhecimentos a partir da vivência real em um ateliê de moda. 
William Andrade e Beatriz Praisler representaram o Senac e tiveram três dias para criar um look de praia, acompanhados de perto por profissionais da equipe PatBo e pela própria estilista.

O resultado do trabalho dos alunos do Senac ficou exposto para visitação no estande da empresa Braskem no SPFW 2018.

Cavalove
Em outra ação, sob consultoria da estilista Thais Gusmão e orientações dos professores da instituição, os estudantes de moda do Senac criaram peças para a marca Cavalera.

O trabalho permitiu que os alunos elaborassem uma coleção real do croqui às vitrines, vivenciando a escolha de peças, tecidos e aviamentos; aprovação de estampas; estudo do aproveitamento de tecidos; testes de solidez e caimento, até a precificação.

Tecidos de estoque da Cavalera foram utilizados para a produção das peças, a partir de um processo de upcycling. Além disso, a ideia foi desenvolver uma coleção com viabilidade comercial, atratividade, inovação e qualidade de vestibilidade.

Foram desenvolvidas 28 peças, das quais sete estão à venda para o consumidor. O lançamento da coleção - batizada de Cavalove - foi realizado, em 16 de agosto, na loja conceito da Cavalera, localizada na Rua Oscar Freire, em São Paulo.

Thais conta que CavaLove é uma brincadeira com o nome Cavalera, mas que traduz Cava + Amor. "É uma coleção feita com o coração, onde olhei para tudo o que me faz bem e para as coisas que acredito neste tempo de tantas mudanças e transformações", afirma.

Para o diretor de criação da marca, Alberto Hiar, a parceria ajuda na formação dos alunos para que cheguem preparados ao mercado e ajudem a indústria da moda a ser mais competitiva.

Talentos Senac
O Centro Universitário Senac também abre espaço para premiar os talentos revelados durante os cursos. No evento Talentos Senac, realizado em 29 de novembro, foram apresentados os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos formandos de moda.

Os projetos, que vão de criação de coleção à gestão de negócios de moda, passando por pesquisas, imagem, figurino e modelagem, apresentam uma diversidade de propostas que refletem a pluralidade do mercado de moda na contemporaneidade.

Um total de 26 importantes profissionais do mercado de moda participou da avaliação de cada projeto e elegeu o melhor nas categorias Estilismo e Modelagem. Os vencedores foram premiados com o Kit Empreenda composto de uma máquina de costura reta industrial, máquina de overloque industrial, busto masculino e busto feminino e tecidos.

Foram expostos ainda os dez looks que João Pimenta lançou no SPFW N46 e as peças dele cocriadas com alunos foram apresentadas em um desfile. Nesta edição, a novidade foi que as produções seguiram o novo projeto pedagógico dos cursos de moda, reformulados em 2014.

"A metodologia das duas graduações mudou para que os alunos estejam mais preparados profissionalmente para enfrentar um mercado de moda dinâmico e em constante transformação", afirma Viviane Kozesinski, coordenadora do Bacharelado em Design de Moda - Modelagem.



Tags: Cavalove, Centro Universitário Senac - Santo Amaro, Desafio Braskem, PatBo, SPFW 2018, Talentos Senac, Thais Gusmão, moda no Senac, vivência


Últimas notícias

26/03/2019
26/03/2019
26/03/2019
26/03/2019
26/03/2019
20/03/2019
19/03/2019
Indicador de desempenho: o recurso para tirar o planejamento estratégico do papel
18/03/2019
Senac está com inscrições abertas para graduação a distância
18/03/2019
Inscrições abertas para o Vestibular 2019 - 2º semestre
15/03/2019
Desafio de sustentabilidade mobiliza alunos de segurança do trabalho
15/03/2019
Projetos garantem novo Selo Social ao Senac Sorocaba
11/03/2019
Senac São Paulo promove nova edição do Empreenda - Senac
01/03/2019
Atividade reflete sobre visibilidade e empregabilidade de transexuais
01/03/2019
Peças de teatro refletem sobre ambição e riscos de acidentes no trabalho
01/03/2019
Alunas de podologia encerram curso com atendimento para refugiadas
27/02/2019
Tendências e dicas para maquiagem durar até o final da festa
26/02/2019
Senac e TAQE firmam parceria para ajudar a conectar aprendizes e empresas
26/02/2019
Comunicado - Manutenção no Portal
21/02/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos técnicos EAD
12/02/2019
Desconto Comerciário - ensino superior

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)