Home > Notícias
13/12/2018 10h

Aprendizes refletem sobre cidadania em visita à prefeitura

Alunos reunidos em frente à prefeitura de Guaratinguetá

Jovens do programa Aprendizagem do Senac Guaratinguetá realizaram, em novembro, uma visita à prefeitura do município para ampliarem os conhecimentos sobre temas abordados durante as aulas de Formação Cidadã, como políticas públicas.

A ideia foi mostrar aos alunos onde a prefeitura está localizada, as possibilidades de acesso aos moradores da cidade e os serviços que são oferecidos no local, além de aproximá-los desse universo para que possam se posicionar de maneira participativa em suas relações a partir da compreensão de mundo e do contexto no qual estão inseridos.

Os aprendizes foram recebidos pelo prefeito Marcus Soliva, que conversou com a turma sobre a história e política tanto da região quanto do Brasil, ao citar o presidente conterrâneo Rodrigues Alves. Nascido em Guaratinguetá em 1848, o presidente conduziu o país de 1902 a 1906, falecendo antes de assumir seu segundo mandato, que se estenderia de 1918 a 1922.

Soliva também falou a respeito das obras do artista local Ernesto Quissak e da história de Frei Galvão, considerado o primeiro santo nascido no Brasil. Conhecido por curar pessoas em vida, o guaratinguetaense foi canonizado pelo papa Bento 16 em maio de 2007, após o Vaticano reconhecer dois de seus milagres. Ao todo, cerca de 30 mil milagres foram avaliados nesse processo.    

Os estudantes ainda conferiram alguns vídeos sobre ações realizadas pela prefeitura, além de conhecerem de perto toda a estrutura física, departamentos e funções dos profissionais que atuam no local.

A docente Marcia Lopes explica que os conceitos de participação cidadã e consciência política, abordados em sala de aula, foram ressaltados em todo o diálogo durante a visita, reforçando a responsabilidade individual e coletiva de cada cidadão na construção de oportunidades, na busca de melhorias destinadas em seu entorno e até em esferas maiores, como cidade, estado e país.  

"A partir dessa discussão, fez ainda mais sentido falar de políticas públicas para a juventude e a importância do posicionamento desse jovem, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa", afirma Marcia.

A aluna Larissa Rafaela da Silva também destaca a importância da visita. "Pudemos conhecer mais sobre a história de nossa cidade e parte dos projetos já realizados e ainda previstos nesta gestão. Tivemos uma recepção calorosa, nos dando o exemplo prático de um acolhimento eficaz para com o outro, o que também foi um aprendizado sólido neste processo de capacitação que estamos vivenciando no mercado de trabalho, de forma particular, na ocupação de recepcionista", diz Larissa.

Conheça os cursos com inscrições abertas no Senac Guaratinguetá. 

Notícias relacionadas:
- Fórum regional compartilha boas práticas do programa Aprendizagem
- Fórum regional compartilha boas práticas do programa Aprendizagem
- Aprendizes vivenciam profissões em ações sociais
- Aprendizes vivenciam profissões em ações sociais
- Turma explora características da Serra da Mantiqueira em projeto ambiental
- Turma explora características da Serra da Mantiqueira em projeto ambiental


Tags:


Instagram (@senacsaopaulo)