Home > Notícias
27/11/2018 12h
Aprendizes reforçam inclusão com Libras e atividades lúdicas

Libras foi um dos temas desenvolvidos em sala de aula com aprendizes
Respeito à diversidade, tolerância, inclusão e solidariedade estão entre os principais valores compartilhados pelo Senac São Paulo. E foram essas as bases de duas atividades que mobilizaram os jovens do programa Aprendizagem do Senac Santana.
Uma delas foi o desenvolvimento de um script para o atendimento de clientes com deficiência auditiva em supermercados, aprimorando os serviços oferecidos e garantindo um relacionamento personalizado no ambiente de trabalho.
Inicialmente, os alunos resgataram algumas situações que vivenciaram nas empresas onde atuam e, em seguida, buscaram informações sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
As turmas contaram com o apoio de Rosângela das Graças da Silva, intérprete de Libras da unidade, que se dispôs a ajudá-los e a ensinar alguns sinais que viabilizariam a comunicação no contexto profissional dos jovens.
Para isso, Rosângela optou por trabalhar com dinâmicas baseadas em cases que simulavam esses atendimentos no dia a dia, possibilitando a criação de um roteiro básico para interações rotineiras.
As simulações também foram gravadas para que os aprendizes pudessem realizar uma autoavaliação, além de compartilhar com a docente de Libras Paula Oliveira Garnizet Sales, que tem deficiência auditiva e teve a oportunidade de dar um feedback aos alunos.
O estudante Christian Freitas dos Santos conta que já conseguiu se comunicar com um cliente utilizando Libras. "Vi um cliente guardando suas comparas em uma caixa e percebi que ele estava falando em Libras com a mulher. Então, fui até eles, me apresentei e perguntei se queriam ajuda, tudo em Libras. O cliente ficou muito feliz com minha abordagem", diz.
Para a colega Sabrina Nunes Silva, a atividade também contribuiu para a formação cidadã das turmas. "Essa vivência fez com que nossa visão sobre o mundo mudasse e com que a empatia seja cada vez mais usada. Obrigada a todos os colaboradores do Senac por pensarem na diversidade e respeitarem as diferenças, fazendo com que nós continuemos crescendo como cidadãos e profissionais", afirma a jovem.
Solidariedade
A segunda ação realizada por alunos do programa Aprendizagem foi um dia de atividades lúdicas para crianças e jovens do Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras). O objetivo foi promover saúde e bem-estar junto a grupos que integram projetos sociais.
Assim, a turma planejou uma programação com diversas brincadeiras antigas, como barra-manteiga, mãe da rua, rouba bandeira, dança da cadeira, jogo da velha humano, além de partidas de futebol e videogame. O grupo também teve o cuidado de reforçar conceitos de respeito e união, evitando a competitividade entre as crianças.
Os aprendizes ainda contribuíram para a renovação do espaço de leitura da instituição com a confecção de pufes sustentáveis, produzidos com garrafas PET, e com diversos livros cedidos pela biblioteca do Senac Santana.
"É muito gratificante fazer parte de um projeto que investe no futuro de crianças, consolidando seus conhecimentos e fazendo descobrir novos talentos. Essa ação me trouxe um novo aprendizado, desenvolvendo cada vez mais a solidariedade e o amor ao próximo", diz o aprendiz Luiz Antonio da Silva Fidelis.
Conheça os cursos com inscrições abertas no Senac Santana.
Notícias relacionadas:
- Turma realiza performance em shopping inspirada em animais silvestres