Home > Notícias
14/11/2018 18h

Ações alertam contra suicídio e estimulam fortalecimento da saúde mental

Jovens sorridentes lado a lado

Jovens do programa Aprendizagem conduziram atividades relacionadas ao tema no Senac Aclimação

A cada 40 segundos, um suicídio é registrado ao redor do mundo, sendo a segunda causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No entanto, a OMS também aponta que mais de 90% dos casos estão associados a distúrbios mentais e que poderiam ser evitados se as causas fossem tratadas corretamente.

Conversar sobre o assunto, divulgar informações sobre o tema e promover atividades que estimulem o fortalecimento da saúde mental são algumas das ações que também podem auxiliar nesse processo.

Pensando nisso, diversas unidades do Senac São Paulo realizaram encontros como parte do Setembro Amarelo, campanha de conscientização para prevenção do suicídio que acontece desde 2015. Confira abaixo algumas das ações realizadas na rede.

Aclimação
No início de setembro, os jovens do programa Aprendizagem do Senac Aclimação andaram pela Avenida Paulista com frases de impacto, como "a vida não tem valor" e "depressão é frescura", para analisar a reação de quem passava pelo local.

A iniciativa chamou a atenção de um grande volume de pessoas, muitas delas em situação de rua, que paravam para conversar sobre o assunto.

A partir dessa experiência, os alunos identificaram a importância de aprofundar a discussão do tema em novas ações na própria unidade, como a roda de conversa Automutilação, Depressão e Suicídio e as palestras Suicídio e Depressão e A Vida Além do Que Se Vê.

Os aprendizes também criaram o jogo Recomeço, composto por diversas perguntas e respostas sobre depressão e suicídio inspiradas em diversas pesquisas sobre o tema, assim como entrevistas com especialistas em saúde mental.

Os participantes ainda receberam laços amarelos, panfletos com informações sobre o que fazer em casos de crises e filipetas com indicação de lugares com apoio psicológico, como o Centro de Valorização da Vida (CVV). Todos os materiais foram criados pelos próprios estudantes.

As ações mobilizaram colegas de outras turmas e cursos, como Andressa Bueno, aluna do Técnico em Podologia. "Na escola do meu filho, cinco adolescentes se suicidaram e lá é um tabu falar sobre o assunto. Dar voz aos adolescentes pode salvar muitas vidas. Por isso, achei as palestras incríveis, pois deram espaço para as pessoas falarem de suas dores, sem julgamentos", conta a estudante.

Para a aprendiz Isabella Orellana, as atividades fizeram com que ela enxergasse seus desafios de maneira diferente. "Embora, às vezes, me sinta em um beco sem saída, lembro de como todos esses conteúdos foram importantes. Mesmo com suas perdas e problemas, muitas pessoas continuam firmes e isso me fortalece a viver e perceber que sou forte tanto quanto elas para vencer", diz.

24 de Maio
Em parceria com o Sesc da região, o Senac 24 de Maio também realizou uma série de atividades sobre o tema, como dinâmica de grupo, intervenções artísticas e jogos, estimulando o autoconhecimento, consciência emocional e resiliência.

A psicóloga Andréa Becker conduziu uma palestra inspirada nas dúvidas sobre suicídio indicadas por jovens que reuniu por um mês. A profissional compartilhou dados da Organização Mundial de Saúde OMS, abordou fatores de risco, como depressão e ansiedade, alertou sobre os sinais dados por pessoas que pensam em suicídio, assim como a importância de falar sobre nossas emoções e acolher quem sofre, além de informações sobre como funciona o CVV.

Os próprios alunos foram responsáveis pelas apresentações culturais, como poemas, músicas e uma peça teatral baseada em fatos reais vivenciados por um dos aprendizes, abordando as emoções vividas por quem já tentou suicídio.

A programação também contou com a participação do ex-aluno Vinicius Santos, que contou sobre o processo de desenvolvimento de um documentário sobre o tema durante o curso, que abordou elementos importantes sobre a valorização da vida, a escuta atenta e um olhar de acolhimento ao próximo.

"Gratidão é a palavra que me define. Pude ressignificar minhas dores e ser resiliente. Pude mostrar que é possível tropeçar, fraquejar e, ainda assim, voltar ao nosso estado natural", diz o jovem.

São Miguel Paulista
Já no Senac São Miguel Paulista, os alunos do curso Agente de Desenvolvimento Local promoveram um dia inteiro dedicado ao assunto, com peças teatrais, roda de conversa, exposição, entre outras ações.

Entre os palestrantes, esteve o padre Lício de Araújo Vale, escritor do livro E Foram Deixados Para Trás, que abordou sua experiência pessoal com o próprio pai, que se suicidou quando ele tinha 13 anos. Cerca de 250 pessoas acompanharam a atividade.

Ele reforçou a necessidade de as pessoas entenderem que não estão sozinhas, que é possível conversar com amigos ou buscar profissionais, como psicólogos e psiquiatras, assim como a importância de falar sobre o assunto, que permanece como tabu na sociedade. Pessoas de convívio próximo também devem observar mudanças bruscas de comportamento e evitar atitudes relacionadas ao bullying ou exclusão nas redes sociais.

No jardim da unidade, foi apresentada uma peça sobre a importância do olhar, reforçando o papel do diálogo na percepção dos fatores de riscos. Já os bibliotecários da unidade realizaram contação de histórias e bate-papo com o público sob mediação da psicóloga Marta Viana da Cruz, que alertou sobre os fatores de risco e prevenção.

"Não dá para fugir do tema quando encontramos diversas pessoas que passam por essa situação. É preciso buscar meios que elevem a autoestima dessas pessoas e as ajudem a encontrar alternativas para o desenvolvimento pessoal e profissional. O evento propiciou essa abertura e liberdade para expressar dificuldades individuais, assim como buscar auxílio nas redes de proteção social", afirma o docente Neemias Rodrigues.

Centro de Valorização da Vida
O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Confira aqui os canais de contato.

Notícias relacionadas:
- Semana Setembro Amarelo sensibiliza comunidade local sobre suicídio
- Semana Setembro Amarelo sensibiliza comunidade local sobre suicídio
- Semana Setembro Amarelo sensibiliza comunidade local sobre suicídio
- Os 13 Porquês: aprendizes discutem depressão, bullying e suicídio
- Os 13 Porquês: aprendizes discutem depressão, bullying e suicídio
- Os 13 Porquês: aprendizes discutem depressão, bullying e suicídio


Tags: Agente de Desenvolvimento Local, Setembro Amarelo, depressão, prevenção ao suicídio


Últimas notícias

18/09/2019
18/09/2019
18/09/2019
Senac e TAQE firmam parceria para ajudar a conectar aprendizes e empresas
16/09/2019
Ação em museu resgata curiosidades e memórias da imigração no Brasil
12/09/2019
Serviço de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico (SAAP).
12/09/2019
Concurso cultural elege a mais nova drag queen do Vale do Paraíba
04/09/2019
Quais são os riscos de ansiedade e depressão em profissionais de saúde?
03/09/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/08/2019
Em treinamento para copeiras, alunos falam sobre hotelaria hospitalar
29/08/2019
Editora Senac São Paulo representa Brasil na Feira Internacional do Livro de Macau
28/08/2019
Mulheres trans de Araçatuba recebem noite de beleza e ensaio fotográfico
27/08/2019
Conferência discute a logística do Vale do Paraíba e Litoral Norte
23/08/2019
Projeto de design de interiores leva cores e nova vida a instituição social
22/08/2019
Senac é destaque no Top of Mind de Proteção; alunos também são premiados
21/08/2019
Ação destaca importância da criatividade para profissionais da área de eventos
16/08/2019
Natureza e engenharia inspiram criação de moldes de flores de açúcar
15/08/2019
Aplicativo criado por alunas facilita atendimento podológico domiciliar
15/08/2019
Alunos participam de conferência de desenvolvedores da Apple na Califórnia
07/08/2019
Aprendizes compartilham possibilidades com jovens em diferentes espaços
07/08/2019
Evento Farmácia em Cena discute relação entre a saúde e a agenda da ONU

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)