Home > Notícias
29/08/2018 10h22min

Projeto Entrelinhas mostra crochê como aliado da ressocialização de detentos

Alunos do Técnico em Produção de Moda posam para foto

Ação dos alunos do Técnico em Produção de Moda uniu moda e inclusão social a partir de histórias reais

A realidade vivida no cárcere pode gerar reflexões, arte e moda. Para mostrar como isso é possível, duas turmas do curso Técnico em Produção de Moda do Senac Lapa Faustolo se uniram para desenvolver o projeto Entrelinhas.

Os alunos estudaram a iniciativa Ponto Firme, realizada pelo estilista Gustavo Silvestre na Penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos, que tem como missão a transformação e ressocialização a partir da confecção de tapetes, redes, bonecos, roupas e acessório feitos de crochê, que possibilitam ao detento a redução penal.

As pesquisas resultaram na organização de um evento diferente com exposição interativa dividida em estações e uma apresentação artística de dança e música ao vivo.

O objetivo do trabalho foi mostrar a conexão entre moda e inclusão social provocando sensações visuais, auditivas, olfativas e táteis nos participantes. A partir de histórias reais e das experiências dos alunos no curso, o conteúdo da exposição gerou uma reflexão política e social da realidade dos detentos no encarceramento.

Ao chegar ao evento, o visitante passava por seis estações. Para começar, tinham contato com dados estatísticos sobre o cárcere e informações levantadas durante o projeto. Sabiam, por exemplo, que 70% dos presidiários voltam para o mundo do crime depois de saírem do presídio.

Na segunda estação foi exibido um documentário feito pelos alunos com imagens e depoimentos colhidos no ateliê de Gustavo Silvestre. Além disso, durante o evento, os alunos realizaram consultoria de imagem, apresentaram um editorial de moda com as peças desenvolvidas por Gustavo e mostraram um projeto de loja toda feita de crochê, aplicando conceitos de visual merchandising e de marketing sensorial.

Outra atração do evento foi a performance de um grupo de dança contemporânea composto por alunos que, enquanto crochetavam, executavam uma coreografia que convidada os participantes a interagir e refletir sobre a limitação de liberdade. Para isso, um violinista desenvolveu uma trilha sonora de com esse aspecto inconstante e uma música aflitiva que remetia ao som dos pássaros.

Na saída da exposição, os visitantes deixaram mensagens positivas em um painel, manifestando apoio para a ressocialização dos presidiários.

O estilista Gustavo Silvestre e Anderson Costa Figueiredo, ex-detento e atuante no projeto Ponto Firme, prestigiaram o evento e se emocionaram ao relembrar a trajetória de aprendizado ao conferir as peças confeccionadas na penitenciária.

“Inicialmente, como os presos tinham pouca experiência com as técnicas, as peças acabavam saindo com formas estranhas. Aos poucos, fui juntando o trabalho e isso se transformava em peças de arte”, relata Gustavo.

Ele lembra que os detentos brincavam uns com os outros sobre os resultados esquisitos. “Alertei que aquilo que causava estranheza era belo. As peças ganharam até nomes como a ‘bicho doido’, que parecia uma mistura de cavalo com outros animais”, conta o estilista.

Etapas
A partir do tema Desenvolvimento de Produções para um Evento de Moda, o projeto Entrelinhas resgatou todo aprendizado dos alunos no curso.

O processo de planejamento e concepção começou com um brainstorming entre alunos e docentes das duas turmas e seguiu com um cronograma de atividades englobando visitas técnicas e ações para articular recursos e parceria.

Os alunos visitaram o ateliê de Gustavo, chamado Casa do Povo, e se engajaram para explorar e criar manualmente a concepção visual das estações utilizando o crochê.

O público presente no evento final destacou que o evento foi enriquecedor, transformador e real, abordando o tema de forma leve e poética. “Mostrou a importância do resgate e reinserção de pessoas a partir do exercício de novas práticas iniciadas durante o cárcere que possibilitam a atuação como artesãos e empreendedores de economia criativa após o cumprimento de suas penas, minimizando assim a possibilidade de recorrências relacionadas a criminalidade e violência”, avalia o docente Wellington Mende, que visitou a mostra.

A docente Juliana Paradinha, que acompanhou o desenvolvimento do trabalho, afirma que o maior desafio foi integrar as duas turmas. “As dificuldades foram superadas a partir da flexibilidade, integração e inteligência coletiva dos alunos e docentes. A interação e o diálogo foram fundamentais para a aproximação e sinergia entre as equipes” conclui.

Confira a galeria de imagem do evento que marcou a finalização do projeto.

Senac Moda Informação
O estilista Gustavo Silvestre será um dos profissionais que participarão da segunda edição deste ano do Senac Moda Informação, em 4 de outubro, no Mundo Pensante.  

O evento, que é promovido desde 1993 pelo Senac São Paulo, reúne e apresenta informações de moda, comportamento, negócios e tendências globais para o mercado brasileiro, conectando profissionais em busca de fontes de pesquisa e inspiração diferenciadas para o desenvolvimento de identidade de marca.

Conheça os cursos da área de moda que o Senac Lapa Faustolo oferece.

Notícias relacionadas:
- ModaInfo une negócios, tendências e causas que estão movimentando o setor
- ModaInfo une negócios, tendências e causas que estão movimentando o setor
- ModaInfo une negócios, tendências e causas que estão movimentando o setor
- Ex-aluna Jordana Donni é premiada no Sebrae Mulher de Negócios
- Ex-aluna Jordana Donni é premiada no Sebrae Mulher de Negócios
- Ex-aluna Jordana Donni é premiada no Sebrae Mulher de Negócios
- Ex-aluna Jordana Donni é premiada no Sebrae Mulher de Negócios


Tags: Senac Lapa Faustolo, Técnico em Produção de Moda, moda e inclusão social, projeto Ponto Firme, projeto de moda, ressocialização de detentos


Últimas notícias

23/01/2020
20/01/2020
13/01/2020
Aprendizagem Técnica em Informática é oferecida em 9 unidades
10/01/2020
Senac Catanduva comemora 40 anos de atuação
02/01/2020
Quais são os caminhos para inovar e empreender?
02/01/2020
Senac Presidente Prudente oferece programação com cursos de férias
02/01/2020
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac São José do Rio Preto
20/12/2019
8 dicas para equilibrar as contas e começar a guardar dinheiro
20/12/2019
Saiba como cuidar da pele e dos cabelos no Verão
20/12/2019
Laboratório Novas Histórias integra roteiristas para discutir produção audiovisual
19/12/2019
Senac São Paulo recebe o prêmio Fornecedores de Confiança 2019
19/12/2019
Alunos e docente do Senac se destacam no Prêmio DuPont 2019
18/12/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
17/12/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac Guaratinguetá
17/12/2019
Centro Universitário Senac e AWS capacitam alunos na área de computação em nuvem
10/12/2019
Aluno e ex-aluno têm 50% de desconto na Editora Senac São Paulo
09/12/2019
Mais de 11 mil alunos passam por oficina de empreendedorismo
04/12/2019
Projeto com minhocário do Senac Guarulhos recebe prêmio em Semana do Conhecimento
02/12/2019
Nutricionista e chef defendem que cozinhar ajuda a ter rotina saudável
29/11/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)