Home > Notícias
17/08/2018 11h30min

Projeto leva educação ambiental e coleta seletiva à escola municipal

Duas alunas do Técnico em Meio Ambiente interagem com crianças em um espaço aberta da escola municipal com mesas e cadeiras coloridas feitas de concreto durante atividade educativa

Turma do Técnico em Meio Ambiente promoveu sensibilização ambiental com crianças e funcionários da instituição

Aprender brincando tem um significado especial e gera um engajamento maior das crianças. Foi com jogos e brincadeiras que uma turma do Técnico em Meio Ambiente do Senac Jabaquara mobilizou os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Neusa Maria Rossi.

O desafio surgiu a partir da parceria com integrantes do programa Ecoeficiência do Senac e teve como proposta apresentar conceitos básicos de sustentabilidade e gerenciamento de resíduos aos funcionários e alunos da escola utilizando ferramentas de educação ambiental.

Para começar, em maio, a turma visitou a Emei para realizar um diagnóstico com entrevistas, observação e registro fotográfico da realidade do local. Depois, tabulou as informações, definiu estratégias e desenvolveu o planejamento da ação aplicando os conhecimentos adquiridos no curso.

Então, voltaram à Emei e realizaram uma atividade lúdica dividida em estações. A programação contou com bate-papo com as crianças sobre resíduos sólidos, mostrando como identificar esses materiais e a importância da reciclagem.

Com tintas e tampas de garrafa, os pequenos ajudaram a turma a decorar o tanque de areia da escola.

Já a Estação do Brincar convidou as crianças para se divertirem com brinquedos confeccionados pelos alunos do Senac com materiais recicláveis. Tinha bilboquê, jogo da memória, carrinhos e brinquedo vai e vem. As peças foram feitas com apoio dos integrantes do programa Ecoeficiência e, depois, doadas para a Emei.

Outra atração da atividade foi o jogo dos recicláveis e não recicláveis, um painel de feltro com imagens de colar para identificação dos tipos de resíduos.

Aline Cristina do Nascimento, aluna do curso técnico diz que se surpreendeu com o desempenho e curiosidades das crianças: "Alguns tinham uma noção sobre resíduos e sabiam como podem reutiliza-los. Foi muito gratificante. Aprendi na prática como se faz uma sensibilização ambiental com crianças”.

Coleta seletiva
Além da atividade, a turma ainda deixou outras contribuições para a escola municipal. Organizaram os espaços e coletores para a realização de coleta seletiva e gerenciamento de resíduos da Emei. Por meio de parceiros, também foram adquiridas ecobags (sacolas ecológicas) para a disponibilização dos materiais recicláveis gerados no local.

Os alunos articularam a venda dos resíduos coletados para um profissional que atua com material reciclável no bairro e combinou com a escola que o valor recebido será destinado para compra de bolo para comemorar os aniversariantes do mês.

Outras duas parcerias foram feitas pela turma. Com a equipe da biblioteca do Senac Jabaquara conseguiram a doação de livros para a biblioteca da Emei e, com a ONG Oito Elementos, negociaram a coleta de óleo de cozinha usado na escola que será revertida na doação de sabão.

Para que todo esse trabalho seja mantido, os alunos do curso técnico também realizaram um bate-papo com os funcionários da escola municipal para falar sobre a importância do gerenciamento de resíduos e elaboraram folders para entregar aos pais e/ou responsáveis pelas crianças abordando o consumo consciente e a prática dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

“A atividade realizada na Emei foi bastante enriquecedora. Com a participação dos docentes foi possível mediar as ideias dos alunos e trabalhar educação ambiental e gerenciamento de resíduos proporcionando a prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de integra-los às ações do programa Ecoeficiência e à comunidade", afirma Talita Maria de Oliveira, docente e representante do programa.

Conheça os cursos  da área de meio ambiente que o Senac Jabaquara oferece e saiba mais sobre o programa Ecoeficiência.

Notícias relacionadas:
- Prédio sustentável e tratamento de resíduos sólidos marcam visitas de alunos
- Prédio sustentável e tratamento de resíduos sólidos marcam visitas de alunos
- Alunos acompanham impacto do trabalho de catadores na gestão de resíduos sólidos
- Alunos acompanham impacto do trabalho de catadores na gestão de resíduos sólidos


Tags: Senac Jabaquara, Técnico em Meio Ambiente, ação educativa, coleta seletiva, gerenciamento de resíduos sólidos, projeto meio ambiente, reciclagem


Últimas notícias

25/06/2019
25/06/2019
24/06/2019
Unidades fazem sensibilizações sobre prevenção de acidentes do trabalho
19/06/2019
Semana Senac de Leitura destaca mulheres na literatura brasileira
18/06/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
18/06/2019
Alunos do Técnico em Recursos Humanos desenvolvem boletim informativo
14/06/2019
Turma organiza feira para apresentar normas de segurança do trabalho
13/06/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo
03/06/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos técnicos EAD
31/05/2019
Alunos de nutrição orientam outras turmas sobre alimentação saudável
27/05/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
27/05/2019
Bate-papo com concierge apresenta os desafios da profissão a alunos
27/05/2019
Senac Santos oferece programação de férias
24/05/2019
Alunos criam selo em comemoração aos 70 anos do Senac Araraquara
24/05/2019
Engenheiro de montadora mostra impacto da automação em custos e segurança
22/05/2019
Concurso organizado por alunos elege melhor lanche de rua da cidade
22/05/2019
Alunos ampliam repertório de logística com Conselho de Mobilidade Urbana
22/05/2019
Levando Cor com Amor: alunos realizam ações de valorização com idosos
10/05/2019
Senac São Paulo está entre os Melhores Fornecedores para RH 2019
10/05/2019
De futebol a teatro, alunos vivenciam práticas de podologia

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)