Home > Notícias
15/08/2018 11h09min

Turmas destacam impactos do marketing no esporte e na saúde

Pessoas em pé seguram cartão elaborado pelos alunos com a frase: Eu dei o melhor de mim

Campanha realizada por alunos do Senac Marília promoveu doação de sangue ao hemocentro da cidade

Impulsionar as vendas, otimizar a comunicação ou potencializar o desenvolvimento do negócio são alguns dos resultados gerados pelas estratégias de marketing.

Para vivenciar a aplicação desse conceito, alunos de dois cursos e unidades diferentes desenvolveram projetos que envolveram outros estudantes, funcionários e até a comunidade.

No Senac Taubaté, uma turma do curso Técnico em Administração se inspirou na Copa do Mundo de Futebol para estudar o marketing esportivo. A ação foi dividida em quatro etapas e culminou na realização da Mostra de Marketing Esportivo.

Primeiro, pesquisaram as estratégias de marketing mais utilizadas pelas empresas para agregar valor à marca e aumentar o consumo durante essa competição. Nas duas fases seguintes, analisaram os dados, produziram materiais informativos e planejaram a organização e divulgação do evento.

Por fim, no dia da mostra, apresentaram os resultados do estudo a alunos e funcionários da unidade. Foram expostos produtos encontrados atualmente nos supermercados e resgatadas ações de Copas anteriores, como refrigerantes, aparelho de barbear, salgadinhos e outros.

Além disso, trouxeram estratégias comuns nessa época, como brindes, produtos com apelo visual para Copa do Mundo e promoções para concorrer a viagens e ingressos para assistir aos jogos.

Vários elementos ajudaram o grupo a compor o cenário da exposição, como gramado, bandeiras, álbum de figurinhas, quadro de seleções anteriores, camisetas e moldura de fotografias para retratos.

A mostra ainda contou com uma roleta de brindes para presentear os visitantes, que, ao final, responderam a uma pesquisa de satisfação para avaliar o trabalho do grupo.

A docente Luana da Silva destaca que o projeto possibilitou que a turma vivenciasse os conhecimentos obtidos em sala de aula. “Gosto de afirmar a importância de unir teoria e prática e colocar os alunos como protagonistas do próprio aprendizado. Estou extremamente satisfeita com a goleada de estratégias de marketing apresentada ao público”, diz.

Promoção à saúde
Já no Senac Marília o desafio dos alunos do curso Marketing e Vendas foi explorar as ações de marketing para promover uma campanha de doação de sangue.

A ideia era mobilizar a comunidade e alunos do Senac para aumentar o estoque de bolsas de sangue do Hemocentro de Marília, que estava muito abaixo do nível recomendado.

Para isso, a turma vivenciou as etapas de uma campanha de marketing: definiu objetivos e estratégias, planejou ações, utilizou um roteiro de vendas e técnicas de apresentação e negociação aprendidos no curso, perdendo o medo de falar em público.

Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos da instituição se reuniram no jardim da unidade, listaram as atividades e definiram os responsáveis pelas tarefas. Ao final de cada aula, faziam check lists e compartilhavam conquistas e necessidades.

Eles também aplicaram pesquisa on-line que ajudou na produção de um documentário. Gravaram entrevistas com profissionais do hemocentro, com doadores e com pacientes reais que precisam de sangue. Depois, divulgaram o vídeo para sensibilizar o público.

O grupo elaborou uma ficha e fez o cadastro dos interessados, além de disponibilizar transporte gratuito para levar os doadores ao Hemocentro. Contaram com o apoio de Juliana de Almeida, fotógrafa voluntária que registrou as imagens da ação.

Fizeram parceria com a turma do curso Salgadeiro, que aplicaram técnicas de massa aprendidas nas aulas para servir um café reforçado aos doadores em formato de mini evento. O cardápio teve torta de frios, esfiha de carne, enroladinho de salsicha, água saborizada e suco de abacaxi com casca.

De acordo com a aluna Thalita Rodrigues de Azevedo, algumas pessoas não puderam doar sangue por conta de estarem resfriadas ou abaixo do peso indicado para doação. “Mas, se cadastraram e colheram sangue para o banco de doação de medula óssea. Afinal, sempre tem um jeito de ajudar o próximo”, afirma Thalita.

A docente Gislaine de Fatima Evangelista ressalta o aprendizado dos alunos de marketing. “A execução do projeto fortaleceu e ampliou o repertório da turma dando aos alunos a oportunidade de colocar em prática todos os elementos das competências do curso. Eles repetiram várias vezes durante as aulas que o trabalho deixou marcas para uma vida inteira”, diz.

Conheça os cursos da área de marketing que o Senac São Paulo oferece.

Notícias relacionadas:
- Estádio de futebol dá lições de marketing para turmas do Técnico em Administração
- Estádio de futebol dá lições de marketing para turmas do Técnico em Administração
- Futuros administradores criam plano de marketing de restaurante
- Futuros administradores criam plano de marketing de restaurante
- Projeto cria perfil no Instagram direcionado a profissionais de endomarketing
- Projeto cria perfil no Instagram direcionado a profissionais de endomarketing


Tags: Técnico em Administração, campanha de marketing, estratégias de marketing, marketing e saúde, marketing e vendas no senac, marketing esportivo, senac marilia, senac taubaté


Últimas notícias

10/12/2019
09/12/2019
09/12/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac São José do Rio Preto
06/12/2019
Descontos Senac
04/12/2019
Projeto com minhocário do Senac Guarulhos recebe prêmio em Semana do Conhecimento
02/12/2019
Nutricionista e chef defendem que cozinhar ajuda a ter rotina saudável
29/11/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo
29/11/2019
Conhecimento territorial da periferia foi foco do Webinar Senac
29/11/2019
Rede de bibliotecas do Senac São Paulo amplia seu acervo de e-books
27/11/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para o curso de Cozinheiro
21/11/2019
Cinco títulos do Senac recebem nota máxima do MEC
13/11/2019
Cursos Cozinheiro e Garçom têm novas turmas em 2020
12/11/2019
Como a moda pode ser mais diversa em um mercado em transformação?
12/11/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/10/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para a turma de Cozinheiro
29/10/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
24/10/2019
Como pais e filhos podem conversar sobre a escolha de uma profissão do futuro?
22/10/2019
Senac Botucatu celebra 70 anos
21/10/2019
Senac São Paulo conquista pela 18ª vez o prêmio Top of Mind de RH
10/10/2019
Aprendizagem Técnica em Informática será oferecida em mais 5 unidades

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)