Home > Notícias
31/07/2018 16h30min

Conferência discute logística no Vale do Paraíba e Litoral Norte

Plateia acompanha palestrando falando no palco do auditório

Encontro reuniu série de palestras e atividades sobre temas do segmento

O Senac São José dos Campos promoveu, em junho, a quarta edição da Conferência de Logística do Vale do Paraíba e Litoral Norte, abordando tendências e refletindo sobre temas relacionados ao setor.

“Buscamos discutir temas atuais na realidade da região, como logística portuária, infraestrutura aeroportuária e gestão de projetos”, explicou Jair Gustavo de Mello Torres, docente da área de gestão e negócios.

O evento ocorreu no auditório e laboratórios da unidade e atraiu público de toda a região, além de alunos dos cursos Técnico em Administração, Técnico em Logística, Técnico em Segurança do Trabalho e programa Aprendizagem.

Porto de São Sebastião 
A abertura do evento foi marcada pela palestra Operações do Porto de São Sebastião, realizada por Paulo Garrido Araújo, administrador financeiro do Grupo Pronave. Paulo apresentou dados sobre o porto, que é administrado pela Companhia Docas de São Sebastião, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Logística e Transportes de São Paulo. 

A 180 km da capital do Estado, o porto tem uma configuração natural que o coloca como a terceira melhor região portuária do mundo. O palestrante esclareceu o papel do Grupo Pronave, que faz a movimentação de cargas no local desde 1989. Atualmente, a empresa responde por cerca de 70% do volume de cargas que passa pelo porto, especializada em granéis sólidos, carga viva, cargas de projeto, containers, entre outras. 

Aeroporto de São José dos Campos 
No mesmo dia, Agnaldo Gomes de Souza, superintendente do Aeroporto Internacional de São José dos Campos, promoveu uma palestra sobre a operação do local.

Ele explicou que o aeroporto tem duas vocações distintas: a cargueira, que atende o grande número de indústrias da região metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e do Cone Leste Paulista, e a turística, em especial pela proximidade com o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, com as cidades da Serra da Mantiqueira e com os municípios do litoral norte de São Paulo, além de Paraty e Angra dos Reis, no litoral sul fluminense. 

Projetos e idiomas
No dia seguinte, o docente Henrique Pereira Sanches, da área de tecnologia da informação, realizou o workshop Microsoft Project. 

Ele mostrou que o MS Project é o software de maior aceitação mundial para gerenciamento de projetos por sua facilidade de utilização e versatilidade de aplicação. Por meio dele, gestores conseguem avaliar recursos e orçamentos, criar cronogramas, medir desempenho, analisar oportunidades e riscos.

Já o terceiro dia do evento contou com a presença de Priscila Peixoto Lopes, que realizou uma palestra sobre a importância do domínio do inglês para o profissional de logística. 

Supervisora comercial da rede Yázigi, Priscila explicou que a língua inglesa é essencial em um cenário no qual a economia está cada vez mais interligada globalmente. Diante disso, profissionais de logística precisam estar preparados para coordenar negociações e e-commerce internacionais, sendo capazes de se comunicar com assertividade e segurança, assim como interpretar documentações mais profundas, como contratos de transporte de mercadorias, seguros e informações alfandegárias.

Alunos em destaque
No último dia, os participantes puderam acompanhar a palestra Aprendizagem Baseada em Projetos em Logística. 

A atividade foi conduzida pelos alunos do Técnico em Logística, que compartilharam a experiência no desenvolvimento dos projetos integradores do curso, abordando temas como logística do varejo, logística reversa e sustentabilidade e logística no segmento de materiais de construção.

Além da palestra, os alunos participaram de todo o processo de construção e operacionalização do evento, definindo inclusive os temas de palestras e workshops. 

O aluno Diego Motta Domingues, que fez o cerimonial de algumas palestras, destaca que a participação no evento permitiu a construção de novas competências. “O aprendizado constrói sonhos e o Senac realiza sonhos todos os dias”, afirma o estudante.

Docentes da área de gestão e negócios também elogiaram a realização do evento. “A Conferência de Logística é uma excelente oportunidade de levar nossos alunos a uma reflexão sobre os desafios e o potencial do setor”, destaca o docente Francisco de Sousa Roberto Junior.

Vale do Paraíba e Litoral Norte 
A região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte está situada entre as duas regiões metropolitanas mais importantes do país: São Paulo e Rio de Janeiro. 

Destaca-se nacionalmente por intensa e diversificada atividade econômica. A produção industrial é altamente desenvolvida, predominando os setores automobilístico, aeronáutico, aeroespacial e bélico nos municípios localizados no eixo da Rodovia Presidente Dutra. 

Também recebem destaque as atividades portuárias e petroleiras no Litoral Norte e o turismo na Serra da Mantiqueira, litoral e cidades históricas. 

A região se caracteriza, ainda, por abrigar importantes patrimônios ambientais de relevância nacional, como as Serras da Mantiqueira, da Bocaina e do Mar, e pelas fazendas de valor histórico e arquitetônico.

Conheça os cursos com inscrições abertas no Senac São José dos Campos.

Notícias relacionadas:
- Alunos exploram logística do Mercado Municipal e concessionária NovaDutra
- Alunos exploram logística do Mercado Municipal e concessionária NovaDutra
- Alunos exploram logística do Mercado Municipal e concessionária NovaDutra
- Alunos exploram logística do Mercado Municipal e concessionária NovaDutra


Tags: Conferência de Logística, Senac São José dos Campos, Senac São Paulo, logística


Últimas notícias

23/01/2020
20/01/2020
13/01/2020
Aprendizagem Técnica em Informática é oferecida em 9 unidades
10/01/2020
Senac Catanduva comemora 40 anos de atuação
02/01/2020
Quais são os caminhos para inovar e empreender?
02/01/2020
Senac Presidente Prudente oferece programação com cursos de férias
02/01/2020
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac São José do Rio Preto
20/12/2019
8 dicas para equilibrar as contas e começar a guardar dinheiro
20/12/2019
Saiba como cuidar da pele e dos cabelos no Verão
20/12/2019
Laboratório Novas Histórias integra roteiristas para discutir produção audiovisual
19/12/2019
Senac São Paulo recebe o prêmio Fornecedores de Confiança 2019
19/12/2019
Alunos e docente do Senac se destacam no Prêmio DuPont 2019
18/12/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
17/12/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac Guaratinguetá
17/12/2019
Centro Universitário Senac e AWS capacitam alunos na área de computação em nuvem
10/12/2019
Aluno e ex-aluno têm 50% de desconto na Editora Senac São Paulo
09/12/2019
Mais de 11 mil alunos passam por oficina de empreendedorismo
04/12/2019
Projeto com minhocário do Senac Guarulhos recebe prêmio em Semana do Conhecimento
02/12/2019
Nutricionista e chef defendem que cozinhar ajuda a ter rotina saudável
29/11/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)