Home > Notícias
30/07/2018 11h

Universitários vivenciam profissão em evento sobre vinhos portugueses

Alunos de gastronomia participaram de criação de menu brasileiro para harmonizar com famosos rótulos de Portugal

Dois alunos com dólmãs finalizam pratos durante evento Vinhos de Portugal

Alunos Luciano Ratier e Gabriel da Silva finalizam pratos nos bastidores do evento com apoio de monitoras do campus

Quando Daniela Bittencourt decidiu trocar a carreira em Direito e a vida em Belo Horizonte para seguir seu sonho de infância e cursar gastronomia em São Paulo, ainda não imaginava que logo no primeiro semestre da graduação já estaria estagiando em uma patisserie e atuando em grandes eventos do universo gastronômico.   

Recentemente, ela e mais sete colegas do curso Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac - Santo Amaro participaram da organização da degustação Brasil e Portugal: uma harmonização perfeita, que integrou a programação do evento Vinhos de Portugal, realizado no shopping JK Iguatemi, em São Paulo.

A atividade foi conduzida pela professora Zenir Dalla Costa em parceria com o jornalista português Manuel Carvalho. Ao todo, foram quatro pratos inspirados na gastronomia brasileira, harmonizados com vinhos portugueses selecionados por Manuel em conjunto com Gerson Bonilha, professor da área de bebidas do Senac. 

Para isso, a turma se reuniu no dia anterior para testar todas as receitas, ajustar detalhes do menu, analisar os vinhos que seriam servidos com cada prato, definir as louças que seriam utilizadas e refinar as montagens apresentadas ao público.

“É maravilhoso ter a oportunidade de participar desses eventos, ter contato efetivo com a área e ver como as coisas funcionam na prática. E tudo isso logo no primeiro período do curso. É a estrutura que eu desejava para atingir o padrão de qualidade que penso para meu futuro profissional”, afirma Daniela. 

No dia do evento, parte dos alunos ficou nos bastidores, finalizando os pratos que seriam servidos aos convidados, enquanto Zenir e Manuel compartilhavam detalhes das harmonizações com os participantes. 

“Dar a eles a possibilidade de criar para um evento tão sofisticado é muito interessante, assim como ter envolvimento com o mercado e conhecer profissionais como o Manuel”, diz a professora.

Para o aluno Luciano Ratier, as vantagens vão além da prática e do networking. “A partir dessas vivências, passamos a entender que o restaurante não é a única opção para quem se forma em gastronomia. Existe um leque maior e você pode atuar em diversas frentes, como no mundo de eventos, que é bastante dinâmico”, comenta o estudante.

Viagem gastronômica 
Zenir conta que a ideia do menu foi proporcionar uma pequena viagem pela gastronomia brasileira, representando uma região do país a cada prato. 

O Nordeste foi o ponto de partida desse saboroso passeio, que começou com uma mini moqueca de camarão. Para harmonizar, foi escolhido um vinho branco da região de Lisboa: o Marquesa de Alorna, Grande Reserva, safra de 2015. 

O vinho é produzido pela Quinta de Alorna, uma propriedade que pertenceu à alta nobreza portuguesa, e tem a particularidade de não ser possível identificar exatamente as uvas que o compõem. Isso porque se trata de uma produção realizada em uma vinha velha, que costuma ter muitos tipos de uvas misturadas, chegando a abrigar até 20 variedades. 

Manuel explica que as vinhas velhas costumam produzir menos, porém com sabores mais intensos e complexos. “Nesse rótulo, por exemplo, encontramos notas baunilhadas, frutas amarelas, como pêssego, além de notas cítricas, que combinam com a doçura do camarão”, diz o português. 

A próxima parada foi no Centro-Oeste, representado pelo brochete com farofa de banana da terra. Conhecido popularmente como espetinho, o prato foi feito com pintado, segundo peixe mais buscado na região. Marcado pela carne gordurosa e pelo sabor acentuado da água doce, o pintado deu a potência necessária ao paladar para combinar com o tinto Manoella, safra de 2015.

Produzido pela Quinta da Manoella, na região do Douro, o vinho tem notas de morango e cereja e é composto por Touriga, a uva mais famosa de Portugal, além de Touriga Franca, Tinta Raris e Tinta Francisca, rara nessa região do país.

Em seguida, os participantes provaram os sabores do Sudeste na pamonha salgada com recheio de queijo da Serra da Canastra, acompanhada de carne com pimenta biquinho. Para harmonizar, foi servido o vinho Quinta do Crasto, Reserva Vinhas Velhas, safra de 2015.

Para Manuel, esse tinto é uma boa representação do atual vinho do Douro, marcado por cor intensa, toque floral e rugoso, que combina com pratos mais gordurosos e intensos, como a pamonha. 

Para trazer os sabores do Sul, foi criado um mini barreado com pirão e colher de vinagrete. O prato é uma tradição da região de Morretes, no Paraná, e costuma passar longas horas em cocção para atingir o ponto ideal da carne.

A harmonização foi feita com um vinho tinto da região do Alentejo, o Cartuxa - Fundação Eugénio de Almeida, safra de 2014. Produzida a partir da uva Alicante Bouschet, a bebida tem cor intensa e toques de frutas silvestres.

Para encerrar a viagem gastronômica, os convidados receberam uma caixa com quatro bombons de chocolate recheados com geleias de frutas do Norte, como umbu, cupuaçu, cajá e bacuri. 

“É muito satisfatório colocar no prato algo que aprendemos. É algo que desejamos fazer para sempre”, celebra Luciano. 

A monitora Maria Cristina Feitosa, que acompanhou os alunos na finalização dos pratos, se emocionou ao comentar o trabalho desempenhado pelos alunos. “Tenho acompanhado de perto o trabalho deles e hoje eles foram super bem. Saio do evento muito orgulhosa”, diz. 

Vinhos de Portugal
A segunda edição do evento Vinhos de Portugal foi realizada de 8 a 10 de junho no shopping JK Iguatemi, em São Paulo. O espaço reuniu 84 produtores e quase 600 rótulos de renomadas vinícolas portuguesas.

O evento contou com o apoio educacional do Senac, que participou em provas de harmonizações e atividades na área de convivência. Os livros da Editora Senac também foram expostos, com momentos de autógrafos dos autores palestrantes.

Conheça os cursos de graduação do Centro Universitário Senac – Santo Amaro, que estão com inscrições abertas no
Vestibular 2018 - 2º Semestre

Notícias relacionadas:
- Filosofia de gestão e encontro sobre eventos reúnem profissionais em campus
- Filosofia de gestão e encontro sobre eventos reúnem profissionais em campus
- Filosofia de gestão e encontro sobre eventos reúnem profissionais em campus
- Semanas de comunicação e design movimentam Centro Universitário
- Semanas de comunicação e design movimentam Centro Universitário
- Semanas de comunicação e design movimentam Centro Universitário
- Semanas de comunicação e design movimentam Centro Universitário
- Beleza, saúde e bem-estar marcam ação de universitários em Heliópolis
- Beleza, saúde e bem-estar marcam ação de universitários em Heliópolis
- Beleza, saúde e bem-estar marcam ação de universitários em Heliópolis
- Beleza, saúde e bem-estar marcam ação de universitários em Heliópolis


Tags: Centro Universitário Senac, Senac São Paulo, Vinhos de Portugal, curso de gastronomia, gastronomia Senac, gastronomia brasileira, harmonização de comida brasileira com vinho português, vinhos portugueses


Últimas notícias

23/01/2020
20/01/2020
13/01/2020
Aprendizagem Técnica em Informática é oferecida em 9 unidades
10/01/2020
Senac Catanduva comemora 40 anos de atuação
02/01/2020
Quais são os caminhos para inovar e empreender?
02/01/2020
Senac Presidente Prudente oferece programação com cursos de férias
02/01/2020
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac São José do Rio Preto
20/12/2019
8 dicas para equilibrar as contas e começar a guardar dinheiro
20/12/2019
Saiba como cuidar da pele e dos cabelos no Verão
20/12/2019
Laboratório Novas Histórias integra roteiristas para discutir produção audiovisual
19/12/2019
Senac São Paulo recebe o prêmio Fornecedores de Confiança 2019
19/12/2019
Alunos e docente do Senac se destacam no Prêmio DuPont 2019
18/12/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
17/12/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac Guaratinguetá
17/12/2019
Centro Universitário Senac e AWS capacitam alunos na área de computação em nuvem
10/12/2019
Aluno e ex-aluno têm 50% de desconto na Editora Senac São Paulo
09/12/2019
Mais de 11 mil alunos passam por oficina de empreendedorismo
04/12/2019
Projeto com minhocário do Senac Guarulhos recebe prêmio em Semana do Conhecimento
02/12/2019
Nutricionista e chef defendem que cozinhar ajuda a ter rotina saudável
29/11/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)