Home > Notícias
17/07/2018 09h

Ações sobre segurança no trabalho mobilizam alunos de diferentes turmas

Projetos foram desenvolvidos nas unidades do Senac em Largo Treze e Tatuapé.

Dois homens com EPIs em espaço com outras pessoas

Peça teatral foi uma das ações realizadas pelos alunos do Senac Tatuapé

Alunos do curso Técnico de Segurança do Trabalho do Senac Largo Treze simularam, recentemente, uma consultoria a uma empresa fictícia para implementar um plano de emergência.

A ideia foi fazer com que a turma vivenciasse algumas das situações pelas quais os estudantes passarão quando forem profissionais da área, realizando o gerenciamento, fornecimento de orientação e aplicação da legislação de combate a incêndio do Estado de São Paulo. 

Para isso, eles pesquisaram diversos temas, como plano de abandono, legislações, prática de dimensionamento das medidas de combate a incêndio, elaboração de relatório, além do acidente ocorrido na boate gaúcha Kiss, que deixou 241 mortos em 2013. 

Divididos em grupos, os estudantes realizaram seis rodadas de apresentação, esclarecendo dúvidas dos clientes, interpretados por outros colegas, sobre o conceito e requisitos necessários para atendimento do plano de emergência em edificações com possibilidade de sinistros.

“Ver os alunos empenhados como se fosse uma situação real nos dá a certeza de que estão buscando se aprimorar para serem ótimos profissionais”, afirma o docente Denis Rodrigues.

A aluna Ana Elisa dos Santos também elogiou o projeto. “Além de um bom aprendizado sobre o plano de emergência, a atividade fez com que nos preocupássemos em fazer o cliente compreender bem os conteúdos sobre o tema por meio de uma explicação clara e simplificada, assim como devemos nos portar e falar com uma empresa”, diz.

Tatuapé
O tema também movimentou as turmas do curso Técnico em Segurança do Trabalho e do programa Aprendizagem do Senac Tatuapé, que realizaram diversas atividades sobre esse universo, como visitas técnicas, exposições e peça teatral. 

Os jovens do programa Aprendizagem optaram por realizar uma mini Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat), atividade promovida pelas empresas para conscientizar e prevenir os principais riscos ocupacionais presentes em ambiente de trabalho. 

Por dividirem sua jornada de trabalho em um ambiente de aprendizado e outro período na empresa, os próprios alunos presenciam tais riscos, mas muitos desconhecem conviver com isto. 

Pensando nisso, o docente Paulo Cesar Bueno Venâncio propôs que a turma realizasse uma pesquisa sobre os diferentes tipos de riscos e suas consequências no ambiente de trabalho, seguida de uma apresentação simulando o formato de uma Sipat para colegas de outras turmas da unidade.

Os alunos criaram estações para cada uma das classificações e expuseram alguns exemplos e dinâmicas elucidativas para os visitantes conhecerem mais sobre cada agente de risco, além de jogos, apresentação de equipamentos da área e atividades físicas. 

Já a docente Renata Sonnesso Rivadam Ferreira indicou aos alunos do Técnico em Segurança do Trabalho que abordassem e apresentassem riscos ocupacionais de uma outra forma: por meio de uma exposição. 

O objetivo da turma foi identificar os riscos, relacionar com as atividades ocupacionais e informar quais são as consequências por meio de recortes visuais para que o público pudesse entender de que maneira estes riscos estão presentes no cotidiano. 

“O registro visual é uma das melhores formas de expressão para que o público torne reconhecível algo já vivenciado, amplificando a mensagem transmitida e tornando-a mais acessível, não tão didática para quem não é habituado ao tema”, explica Renata.

Diversos painéis foram espalhados em uma sala para visitação livre do público, nos quais fotos de diferentes riscos ocupacionais eram apresentados, com a presença dos próprios alunos atuando como guias da exposição, esclarecendo dúvidas dos presentes. 

Outra turma do curso optou por abordar o tema por meio de uma peça teatral. A intervenção artística retratou um dia comum na unidade, até que uma série de emergências começa a marcar a trama: bebês necessitam de primeiros socorros, funcionários realizam trabalhos em altura sem capacete e sem um suporte adequado, pessoas descem escadas correndo, dando margem a graves acidentes, entre outras situações inesperadas – tudo encenação, claro. 

A aluna Maria Aparecida Nogueira, que simulou primeiros socorros atuando como a mãe de um bebê engasgado, conta sua experiência. “Levamos adiante o que aprendemos de forma interativa e envolvemos outras pessoas de uma maneira descontraída sobre o assunto”, afirma.

Conheça os cursos na área de segurança e saúde no trabalho que o Senac São Paulo oferece.

Notícias relacionadas:
- Logística e segurança no trabalho se unem em projetos de armazéns
- Logística e segurança no trabalho se unem em projetos de armazéns
- Logística e segurança no trabalho se unem em projetos de armazéns
- Turmas exploram inovações profissionais, sociais e tecnológicas em visitas
- Turmas exploram inovações profissionais, sociais e tecnológicas em visitas
- Turmas exploram inovações profissionais, sociais e tecnológicas em visitas


Tags: Senac Largo Treze, Senac São Paulo, Senac Tatuapé, segurança do trabalho


Últimas notícias

16/09/2019
12/09/2019
12/09/2019
Concurso cultural elege a mais nova drag queen do Vale do Paraíba
04/09/2019
Quais são os riscos de ansiedade e depressão em profissionais de saúde?
03/09/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/08/2019
Em treinamento para copeiras, alunos falam sobre hotelaria hospitalar
29/08/2019
Editora Senac São Paulo representa Brasil na Feira Internacional do Livro de Macau
28/08/2019
Mulheres trans de Araçatuba recebem noite de beleza e ensaio fotográfico
27/08/2019
Conferência discute a logística do Vale do Paraíba e Litoral Norte
23/08/2019
Projeto de design de interiores leva cores e nova vida a instituição social
22/08/2019
Senac é destaque no Top of Mind de Proteção; alunos também são premiados
21/08/2019
Ação destaca importância da criatividade para profissionais da área de eventos
16/08/2019
Natureza e engenharia inspiram criação de moldes de flores de açúcar
15/08/2019
Aplicativo criado por alunas facilita atendimento podológico domiciliar
15/08/2019
Alunos participam de conferência de desenvolvedores da Apple na Califórnia
07/08/2019
Aprendizes compartilham possibilidades com jovens em diferentes espaços
07/08/2019
Evento Farmácia em Cena discute relação entre a saúde e a agenda da ONU
06/08/2019
Visitas a empresas apresentam novas práticas de administração a alunos
05/08/2019
Vivência apresenta possibilidades profissionais a jovens da Fundação Casa
05/08/2019
Senac Registro oferece bolsas para indígenas e quilombolas do Vale do Ribeira

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)