Home > Notícias
05/07/2018 15h

Futuros técnicos em RH compartilham dicas sobre processo seletivo

Ações envolveram alunos do Técnico em Recursos Humanos nas unidades do Senac em Marília, Ribeirão Preto e Taubaté

Banner sobre o Circuito Processo Seletivo com público ao fundo na sala

Circuito Processo Seletivo foi organizado por alunos do Senac Taubaté

Os estudantes do Técnico em Recursos Humanos do Senac Taubaté realizaram, recentemente, o evento Circuito Processo Seletivo, no qual compartilharam com colegas de outros cursos uma série de dicas para quem está em busca de um reposicionamento no mercado de trabalho.  

A ideia foi esclarecer as etapas que envolvem o processo de recrutamento e seleção nas empresas, assim como tirar dúvidas mais comuns sobre o tema. 

Um dos questionamentos mais frequentes foi o motivo de não ser selecionado para a vaga desejada. A turma explicou que cada oportunidade possui requisitos comportamentais e técnicos específicos, sem que haja um candidato adequado para todas as vagas, mas sim pessoas com perfis compatíveis para diferentes cenários, que variam de acordo com a cultura organizacional da empresa, características do candidato, entre outros fatores. 

Sobre a elaboração do currículo, os alunos apontaram a importância da clareza das informações, organização e o uso correto da ortografia e gramática, evitando a inclusão de fotografias e informações pessoais não relacionadas à vaga.

Sobre o comportamento em entrevistas e dinâmicas de grupos, o grupo destacou para que o candidato não finja comportamentos, participe das atividades propostas e mostre aquilo que realmente sabe fazer, sem mentir sobre suas próprias habilidades. Outra dica é optar por roupas discretas e confortáveis, com uso moderado de maquiagem e perfume. 

“Foi ótimo ajudar as pessoas a compreenderem melhor as questões para entrada no mercado de trabalho”, diz o aluno Patrick Biacchi de Morais.

Educa RH
A montagem de um bom currículo e o comportamento em entrevistas de emprego também foram as principais dúvidas apontadas pelos participantes do Educa RH - preparando pessoas, evento realizado no Senac Marília pelos estudantes do Técnico em Recursos Humanos

O encontro contou com ilhas de atendimento à comunidade, que ainda questionou o grupo sobre o perfil profissional de candidatos desejado pelas empresas. 

Diante disso, o grupo ressaltou algumas qualidades que se aplicam em diversos contextos, como trabalhar em equipe para alcançar os objetivos propostos pela empresa, inteligência emocional para manter o equilíbrio entre razão e emoção diante das inúmeras situações que ocorrem na vida pessoal e organizacional, o bom relacionamento interpessoal, flexibilidade diante das mudanças internas do local, capacidade de liderança, entre outros.

Para realizar a organização do evento, os alunos definiram o tema do encontro, slogan, público-alvo, data, local e horário, assim como divisão de tarefas e responsabilidades, definição de estratégias e meios de divulgação. 

Para o aluno Gabriel Antonio de Araújo, realizar esse projeto com a comunidade o fez sentir mais confiante em também poder lidar com diferentes pessoas. “Todos os assuntos estavam muito claros, fruto de um bom trabalho realizado por todos os docentes e também pelo imenso interesse e admiração pela área de RH”, conta.

Dramatização
No Senac Ribeirão Preto, a turma do Técnico em Recursos Humanos desenvolveu uma atividade específica com colegas do Técnico em Farmácia.  

Divididos em duplas, os alunos conversaram individualmente com os estudantes de farmácia, perguntando sobre as expectativas em relação à área profissional e se já haviam definido o segmento de atuação, como indústria, farmácia de manipulação ou drogaria. Após esse alinhamento, analisaram o currículo e sugeriram alterações e ajustes de acordo com os objetivos individuais de cada um. Eles também esclareceram como realizar o cadastro em sites de recrutamento e seleção.

Na sequência, os alunos de RH realizaram uma dramatização de um processo seletivo completo no auditório da unidade, encenando as etapas de abertura da vaga em sites, redes de contato, entrega do currículo na empresa, seleção dos melhores candidatos e aplicação de uma dinâmica de grupo. Cerca de 70 pessoas acompanharam a apresentação.

Ao final, os estudantes deram um feedback da atividade, demonstrando a importância do processo seletivo para a empresa em ter um profissional alinhado ao perfil da companhia. O grupo ainda entregou um roteiro com 20 dicas de comportamento em uma entrevista de emprego. 

“A turma demonstrou muita dedicação e comprometimento. Vivenciar esse momento e ajudar outros colegas compartilhando esse conhecimento foi muito gratificante”, diz a aluna Erika Rodrigues Del Lama. 

Confira o roteiro com 20 dicas para participar de um processo seletivo:

1. O contato olho no olho é de fundamental importância enquanto estiver respondendo às questões levantadas. Demonstra confiança. 

2. No dia, não esqueça de levar uma cópia extra do currículo e caneta. A empresa poderá solicitar.  

3. Fale de você de forma simples e objetiva. Concentre a resposta em pontos importantes, como sua experiência profissional e nível de escolaridade, suas qualificações e treinamento. 

4. Fale do resultado dos seus projetos, das vendas realizadas, dos benefícios obtidos da sua proatividade em realizar tarefas e desafios.  

5. Demonstre interesse e entusiasmo. Isso pode ser evidenciado por meio de sua fluência verbal e da sua postura corporal.   

6. Responda às questões sempre enfatizando os pontos pertinentes à situação do cargo que deseja ocupar. Deixe claro o que você pode e o que deseja fazer pela empresa. 

7. Enquanto estiver respondendo qualquer pergunta, tente dar um exemplo para ilustrar melhor sua resposta.  

8. Responda sempre de forma objetiva e evite ser negativo.   

9. Jamais minta, você pode até omitir informações, mas evite mentir.  

10. Lembre-se, você está diante de um especialista em descobrir coisas.  

11. Você pode falar dos seus pontos fracos e fortes, mas, com cautela. Não precisa dizer quais são todas as suas fraquezas. Já sobre os pontos fortes, não precisa exagerar. 

12. Nunca discuta pontos de vista com o entrevistador. Lembre-se de que você não está ali para participar de uma mesa-redonda a exemplo do que costuma fazer com os amigos.  

13. Faça exercícios de respiração para diminuir sua ansiedade, você poderá ser testado como iria lidar em situações de estresse dentro da empresa.  

14. Não tente passar uma imagem que não é sua, saiba que ninguém é perfeito. 

15. Utilize pouca maquiagem e perfume suave, além de roupas discretas. 

16. Não esqueça de desligar o celular.  

17. Procure saber onde a empresa fica com antecedência para não chegar atrasado.  

18. Não fique reclamando na recepção que a entrevista está demorando, você está sendo observado.  

19. Não fale mal das empresas ou chefes anteriores.   

20. Tenha autodomínio nas atividades propostas dentro do processo seletivo, como dinâmicas de grupo, você está sendo observado com relação a facilidade de relacionamento interpessoal.  

Conheça os cursos na área de gestão e negócios que o Senac São Paulo oferece.

Notícias relacionadas:
- Docente indica atitudes empreendedoras para sua ideia sair do papel
- Docente indica atitudes empreendedoras para sua ideia sair do papel
- Docente indica atitudes empreendedoras para sua ideia sair do papel
- Docente indica atitudes empreendedoras para sua ideia sair do papel
- Docente indica atitudes empreendedoras para sua ideia sair do papel
- Docente indica atitudes empreendedoras para sua ideia sair do papel
- Docente indica atitudes empreendedoras para sua ideia sair do papel
- Docente indica atitudes empreendedoras para sua ideia sair do papel
- Docente indica atitudes empreendedoras para sua ideia sair do papel
- Docente indica atitudes empreendedoras para sua ideia sair do papel
- Docente indica atitudes empreendedoras para sua ideia sair do papel
- Docente indica atitudes empreendedoras para sua ideia sair do papel
- Docente indica atitudes empreendedoras para sua ideia sair do papel


Tags: Senac Marília, Senac Ribeirão Preto, Senac São Paulo, Senac Taubaté, Técnico em Recursos Humanos, como montar currículo, como se comportar em entrevista de emprego, dicas sobre processo seletivo


Últimas notícias

04/12/2019
02/12/2019
02/12/2019
Todas as obras da Livraria Senac pela metade do preço
29/11/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo
29/11/2019
Conhecimento territorial da periferia foi foco do Webinar Senac
29/11/2019
Rede de bibliotecas do Senac São Paulo amplia seu acervo de e-books
27/11/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para o curso de Cozinheiro
22/11/2019
Descontos Senac
21/11/2019
Cinco títulos do Senac recebem nota máxima do MEC
13/11/2019
Cursos Cozinheiro e Garçom têm novas turmas em 2020
12/11/2019
Como a moda pode ser mais diversa em um mercado em transformação?
12/11/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/10/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para a turma de Cozinheiro
29/10/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
24/10/2019
Como pais e filhos podem conversar sobre a escolha de uma profissão do futuro?
22/10/2019
Senac Botucatu celebra 70 anos
21/10/2019
Senac São Paulo conquista pela 18ª vez o prêmio Top of Mind de RH
10/10/2019
Aprendizagem Técnica em Informática será oferecida em 5 unidades da capital e Grande São Paulo
04/10/2019
Alunos de moda revelam criações e essências em evento interativo
04/10/2019
Alunos de tecnologia conhecem os supercomputadores do CPTEC e INPE

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)