Home > Notícias
22/06/2018 11h

Turmas promovem ações sobre saúde e segurança no ambiente profissional

Turma reunida lado a lado com extintores apoiados no chão

Duas turmas do Técnico em Segurança do Trabalho do Senac Jaboticabal se mobilizaram recentemente para alertar colegas e parte da comunidade local contra o adoecimento ocupacional. 

Esse termo se refere a qualquer alteração biológica que ocorre em decorrência do trabalho, tanto como consequência da exposição a riscos no ambiente profissional quanto como reflexo de problemas na organização do trabalho, ocasionando sobrecarga física ou mental. 

Pensando nisso, um dos grupos realizou uma série de pequenas palestras no auditório da unidade, abordando temas como posto de trabalho inadequado, metas profissionais excessivas, falta de informação no ambiente de trabalho, carga laboral, assédio, falta de planejamento e investimento em segurança e saúde do trabalhador.

Funcionários da instituição e colegas de cursos das áreas de administração, comércio e nutrição acompanharam as atividades e puderam conhecer mais sobre o assunto, criando conexões com suas respectivas realidades. 

“Foi uma verdadeira demonstração de superação e realização, mostrando que um grupo unido e motivado pode alcançar resultados muito positivos”, diz o docente João Carlos Alves da Rocha.

Acidente Zero
A saúde e bem-estar do trabalhador também foi o tema abordado por outra turma do mesmo curso em uma ação realizada com os colaboradores do Educandário Lar do Caminho, que há 47 anos atua em Jaboticabal acolhendo crianças envolvidas em ações judiciais.

Os alunos tinham como objetivo contribuir para o desenvolvimento de um ambiente totalmente sem acidentes relacionados ao trabalho. Assim, entre os passos iniciais, esteve uma visita ao local para realizar uma análise, quando notaram que os colaboradores não tinham conhecimento de combate a princípios de incêndio e primeiros socorros. 

Dessa forma, a turma conduziu três treinamentos de forma teórica e prática com a equipe da instituição. O primeiro foi relacionado à prevenção e combate a princípios de incêndios, no qual esclareceram as causas e classes de incêndio, instrução do uso dos extintores, inspeção, manutenção e recarga dos extintores, assim como sinalização, localização e identificação dos extintores. 

O segundo foi focado em orientações de primeiros socorros, citando deveres dos socorristas, avaliação primária e secundária, cortes e escoriações, obstruções das vias aéreas, manobra de Heimlich, fraturas, imobilização, queimaduras, picadas de peçonhentos, intoxicação por produtos químicos, desmaios e reanimação cardiopulmonar.

Já o terceiro foi voltado para as crianças e jovens do local, que contou com a participação do Corpo de Bombeiros para falar sobre a importância da conservação dos extintores. 

“Foi muito gratificante e de grande aprendizado o desenvolvimento desse projeto. Passamos a nossa experiência e a importância da segurança para os colaboradores, além do privilégio de ver a felicidade das crianças com a nossa presença. Não há nada no mundo que pague ver o sorriso das crianças”, conta a aluna Patrícia Zocolaro.

Abril Verde
As ações promovidas pelos alunos integraram o Abril Verde, movimento criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para colocar a segurança e saúde do trabalhador em pauta com o objetivo de reduzir acidentes relacionados ao ambiente profissional, o que tira a vida de cerca de 5 mil pessoas por dia. 

O mês foi escolhido por reunir duas datas importantes: 7 de abril, quando é comemorado o Dia Mundial da Saúde, e 28 de abril, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho.

A data foi instituída em 2003 pela OIT em memória às vítimas da explosão em uma mina no Estado norte-americano de Virginia, que ocasionou a morte de 78 trabalhadores em 28 de abril de 1969. No Brasil, a Lei n° 11.121, de 2005, instituiu a mesma data como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. 

Conheça os cursos com inscrições abertas no Senac Jaboticabal. 

Notícias relacionadas:
- Turma transforma camisetas em vestidinhos infantis
- Turma transforma camisetas em vestidinhos infantis
- Visita revela papel da enfermagem na saúde mental
- Visita revela papel da enfermagem na saúde mental


Tags: Segurança no Trabalho, Senac Jaboticabal, Senac São Paulo, Técnico em Segurança do Trabalho, adoecimento ocupacional, saúde e bem-estar no trabalho


Últimas notícias

10/12/2019
09/12/2019
09/12/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac São José do Rio Preto
06/12/2019
Descontos Senac
04/12/2019
Projeto com minhocário do Senac Guarulhos recebe prêmio em Semana do Conhecimento
02/12/2019
Nutricionista e chef defendem que cozinhar ajuda a ter rotina saudável
29/11/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo
29/11/2019
Conhecimento territorial da periferia foi foco do Webinar Senac
29/11/2019
Rede de bibliotecas do Senac São Paulo amplia seu acervo de e-books
27/11/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para o curso de Cozinheiro
21/11/2019
Cinco títulos do Senac recebem nota máxima do MEC
13/11/2019
Cursos Cozinheiro e Garçom têm novas turmas em 2020
12/11/2019
Como a moda pode ser mais diversa em um mercado em transformação?
12/11/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/10/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para a turma de Cozinheiro
29/10/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
24/10/2019
Como pais e filhos podem conversar sobre a escolha de uma profissão do futuro?
22/10/2019
Senac Botucatu celebra 70 anos
21/10/2019
Senac São Paulo conquista pela 18ª vez o prêmio Top of Mind de RH
10/10/2019
Aprendizagem Técnica em Informática será oferecida em mais 5 unidades

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)