Home > Notícias
18/05/2018 08h30min

Aprendizes revitalizam ambulatório regional de saúde mental

Duas aprendizes com tintas azul e vermelha nas mãos decoram parede de azulejo

O Ambulatório Regional de Saúde Mental de Presidente Prudente está de cara nova. Isso porque diversos espaços da instituição foram revitalizados pelos jovens do programa Aprendizagem do Senac Presidente Prudente.  

As transformações promovidas pelo grupo fizeram parte do projeto integrador da turma, desenvolvido em 10 meses, após identificarem que algumas das necessidades locais poderiam ser supridas por meio de ações de gentileza. 

Os jovens se dividiram em grupos e desmembraram o projeto em atividades segmentadas, sendo mediados pelas docentes Adriana Shimabukuro e Silvana Spréa, além de contarem com o acompanhamento das assistentes sociais do ambulatório.

A partir dessa etapa, realizaram o planejamento das ações e cronogramas, buscaram parcerias e deram início às intervenções no local. Participaram do processo comerciantes da cidade, pais, docentes, amigos, alunos de outras turmas, entre outros. 

“Foi uma experiência incrível. Tivemos muitos obstáculos, como a falta de materiais em alguns momentos e a correria para a entrega do trabalho. Mas, o mais importante foi ver os sorrisos e o carinho retribuídos pelos funcionários e pacientes”, diz a aprendiz Ana Beatriz Faria da Silva. 

Espaços transformados
Um dos grupos ficou responsável pelo brechó e sala de descanso. No primeiro espaço, os jovens receberam e organizaram roupas, bijuterias, quadros, cabides, chapéus e um carretel de madeira, onde colocaram os calçados.

Já a sala de descanso recebeu novas almofadas, tapete, toalha de mesa, livros, estante de revistas, flores de seda e quadro de recados, deixando o ambiente mais aconchegante e confortável para os colaboradores do ambulatório. 

O segundo grupo modificou o jardim e muro da instituição. O espaço, que antes não tinha sinalização, agora conta com um grafite alegre e colorido na fachada, facilitando a localização do ambulatório. Para isso, os jovens articularam parceria com grafiteiro e casas de tintas da região. A ideia surgiu como alternativa à instalação de placas, que possuem custo mais elevado.

O jardim também ganhou um novo visual com a plantação de grama preta, dracena e abacaxi roxo. A partir das orientações do jardineiro do Senac, os jovens fizeram um mutirão de limpeza e plantaram mudas em pneus coloridos por eles mesmos.

Outro grupo liderou a decoração, com o objetivo de deixar o ambiente mais leve e alegre por meio das cores. Os espaços também receberam placas para identificar os consultórios médicos, recepção, salas de apoio e banheiros feminino e masculino, totalizando a substituição de 40 sinalizações. 

A oficina de arte também foi revitalizada a partir de um mutirão de limpeza, retirada de armários antigos, organização de vasos de cerâmica e a pintura das paredes, mesas, bancos, muretas, muros e chão. 

Além da transformação dos espaços, os jovens ainda organizaram uma oficina semanal de música, realizada por três meses em parceria com uma professora de canto e um instrumentista da região, estimulando a criatividade, o bem-estar e a interação entre os pacientes.  

“Acreditamos que a essência do programa está em contribuir na formação pessoal, social e ética desses adolescentes, preparando-os não só para o mercado de trabalho, mas para a vida com seus desafios, frustações, conquistas, solidariedade, empatia, persistência, entre tantos outros. Parabenizamos cada aluno por esta experiência tão importante que vivenciaram e que fará a diferença em suas vidas”, afirma Geisebel Rissi Nascimento Silva, assistente social do ambulatório.

Conheça os cursos com inscrições abertas no Senac Presidente Prudente.

Notícias relacionadas:
- Alunos criam projetos de TI para atender a demandas reais
- Alunos criam projetos de TI para atender a demandas reais


Tags: Programa Aprendizagem, Senac Presidente Prudente, Senac São Paulo, saúde mental


Últimas notícias

10/12/2019
09/12/2019
09/12/2019
06/12/2019
04/12/2019
Projeto com minhocário do Senac Guarulhos recebe prêmio em Semana do Conhecimento
02/12/2019
Nutricionista e chef defendem que cozinhar ajuda a ter rotina saudável
29/11/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo
29/11/2019
Conhecimento territorial da periferia foi foco do Webinar Senac
29/11/2019
Rede de bibliotecas do Senac São Paulo amplia seu acervo de e-books
27/11/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para o curso de Cozinheiro
21/11/2019
Cinco títulos do Senac recebem nota máxima do MEC
13/11/2019
Cursos Cozinheiro e Garçom têm novas turmas em 2020
12/11/2019
Como a moda pode ser mais diversa em um mercado em transformação?
12/11/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/10/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para a turma de Cozinheiro
29/10/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
24/10/2019
Como pais e filhos podem conversar sobre a escolha de uma profissão do futuro?
22/10/2019
Senac Botucatu celebra 70 anos
21/10/2019
Senac São Paulo conquista pela 18ª vez o prêmio Top of Mind de RH
10/10/2019
Aprendizagem Técnica em Informática será oferecida em mais 5 unidades

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)