Home > Notícias
19/01/2018 16h06min

Alunos de gastronomia organizam festival de alimentação consciente

Entre os convidados estavam Rita Lobo, Felipe Bronze, Bel Coelho e Mônica Rangel.


Sociabilidade, sustentabilidade e saudabilidade. Esses são os três “S” da alimentação, e foram as palavras que guiaram a primeira edição do Festival AliMente, organizado em novembro por alunos do curso Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão.

Com a proposta de promover a reflexão sobre a gastronomia em todas as suas esferas, o evento contou com atrações culturais, manifestações artísticas, feira de produtores locais, palestras com Bel Coelho, Mônica Rangel e Rita Lobo, jantar elaborado com a participação de Felipe Bronze e almoço beneficente no Mercado Municipal de Campos do Jordão em prol da Apae São Paulo.

Alimentos fora do padrão estético, ingredientes e modos de preparo regionais, aproveitamento integral dos alimentos, o uso da xepa e cultivo por meio da permacultura foram alguns dos temas abordados ao longo dos três dias de evento.

Autonomia
O festival foi concebido como projeto interdisciplinar entre as disciplinas de Gestão de Eventos e Estudos Contemporâneos. Por meio de análises e pesquisas, os alunos desenvolveram o projeto conceitual da ação e escolheram a temática norteadora.

Além da concepção do tema, a turma foi responsável pela gestão de recursos financeiros, contato com palestrantes e relacionamento com produtores, além de planejar, coordenar, executar e avaliar a realização das atividades.

“Quando decidimos fazer o AliMente, sabia que iria ser desafiador, mas participar desta experiência foi muito mais do que conseguimos imaginar. O aprendizado da realização de um evento é muito mais complexo que poderíamos presumir. Tivemos algumas falhas, aconteceram alguns imprevistos, mas todo o conhecimento que adquirimos valeu muito para nossa experiência profissional”, avalia Sandro Pelegrino, aluno de Tecnologia em Gastronomia, que liderou o Almoço AliMente no mercado municipal da cidade.

Responsabilidade
Fornecer alimentos para o público exige preparo e domínio de diversos temas. Para organizar um encontro como o Festival AliMente, a turma também teve que se preocupar com credenciamento, legislação, catering, gestão de recursos, além de trabalhar em grupo – como em um ambiente profissional real.

Mais de 800 refeições, entre coquetel, jantar e almoço, foram preparadas e servidas pelos alunos, que executaram o planejamento de cardápio e do serviço, estabeleceram as fichas técnicas e o dimensionamento dos insumos para uma gestão de custos eficaz, e realizar as compras.

Tudo isso exigiu o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais e proporcionou um networking ímpar aos estudantes. Para conseguir alimentos regionais, orgânicos e permacultivados, por exemplo, foi necessário buscar fornecedores e produtores locais.

Autoridades municipais também tiveram que ser acionadas para a cessão de autorizações e alvarás necessários para a realização do evento em um espaço público, como o almoço servido a preços populares no mercado municipal.

E para reunir um time de estrelas como Bel Coelho, Mônica Rangel e Rita Lobo para palestras, e Felipe Bronze para a orientação e preparo de um almoço com aproveitamento integral dos alimentos, foi essencial que os alunos se mostrassem preparados e organizados.

“O evento foi bem-sucedido porque realmente acreditamos no conceito dele, ou seja, na diferença que podemos fazer diariamente a partir da consciência na alimentação sob seus 3S’s: sociedade, sustentabilidade e saudabilidade”, afirma a aluna Flávia Rodrigues, que liderou as Palestras AliMente e o primeiro dia do festival.

Para ela, a turma se uniu ao longo do processo, passando por um crescimento coletivo e individual. “De todos os aprendizados que obtive ao coordenar um dos três dias do evento, os mais elementares foram o desenvolvimento da capacidade de delegar funções a partir da observação das inteligências múltiplas de cada membro da equipe e, sobretudo, a oportunidade de realizar constantemente o networking com diversas pessoas”, conta.



Conheça a graduação tecnológica em Gastronomia oferecida pelo Centro Universitário Senac – Campos do Jordão.

Notícias relacionadas:
- Plantas Alimentícias Não Convencionais: Não é mato, é prato!
- Plantas Alimentícias Não Convencionais: Não é mato, é prato!
- Plantas Alimentícias Não Convencionais: Não é mato, é prato!
- Especialistas apontam cardápio saudável como chave para sucesso
- Especialistas apontam cardápio saudável como chave para sucesso
- Especialistas apontam cardápio saudável como chave para sucesso
- Especialistas apontam cardápio saudável como chave para sucesso
- Especialistas apontam cardápio saudável como chave para sucesso


Tags: Campos do Jordão, Senac Campos do Jordão, Serra da Mantiqueira, alimento saudável, comida saudável, comidas feias, festival AliMente, fruta imperfeita, gastronomia, nutrição, produtores locais, produtores rurais, saudabilidade, sociabilidade, sustentabilidade


Últimas notícias

20/01/2020
13/01/2020
10/01/2020
Senac Catanduva comemora 40 anos de atuação
02/01/2020
Quais são os caminhos para inovar e empreender?
02/01/2020
Senac Presidente Prudente oferece programação com cursos de férias
02/01/2020
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac São José do Rio Preto
20/12/2019
8 dicas para equilibrar as contas e começar a guardar dinheiro
20/12/2019
Saiba como cuidar da pele e dos cabelos no Verão
20/12/2019
Laboratório Novas Histórias integra roteiristas para discutir produção audiovisual
19/12/2019
Senac São Paulo recebe o prêmio Fornecedores de Confiança 2019
19/12/2019
Alunos e docente do Senac se destacam no Prêmio DuPont 2019
18/12/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
17/12/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac Guaratinguetá
17/12/2019
Centro Universitário Senac e AWS capacitam alunos na área de computação em nuvem
10/12/2019
Aluno e ex-aluno têm 50% de desconto na Editora Senac São Paulo
09/12/2019
Mais de 11 mil alunos passam por oficina de empreendedorismo
06/12/2019
Descontos Senac
04/12/2019
Projeto com minhocário do Senac Guarulhos recebe prêmio em Semana do Conhecimento
02/12/2019
Nutricionista e chef defendem que cozinhar ajuda a ter rotina saudável
29/11/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)