Home > Notícias
23/11/2017 15h29min

Educação ambiental amplia oportunidades para o técnico em meio ambiente

Profissional pode participar em diferentes etapas do desenvolvimento de projetos educativos.

Mulher orienta crianças a descartar resíduos corretamente em um parque

Escassez de água, desmatamentos ilegais, extinção de espécies e poluição do ar são apenas alguns exemplos do uso ilimitado e irresponsável dos recursos naturais que geram graves problemas. Preservar esses recursos em equilíbrio com o crescimento econômico e o bem-estar social é um dos desafios da área ambiental.

Nesse cenário, o técnico em meio ambiente pode trazer importantes contribuições ao elaborar e implementar políticas e programas ambientais. Entre as atividades que esse profissional desenvolve está a sensibilização da comunidade sobre a importância de cuidar do meio ambiente por meio de ações de educação ambiental, como explica o docente do Técnico em Meio Ambiente do Senac Birigui, Leonardo Potje.

“O técnico tem que ser um observador, mediador e solucionador das questões ambientais e tudo isso passa pela educação”, esclarece.

Na educação ambiental, o técnico em meio ambiente desenvolve programas com foco na conscientização da comunidade mostrando que a sustentabilidade ambiental é responsabilidade de todos, provoca reflexões que geram atitudes ecoeficientes e deixam bons resultados.

Além de ter um importante papel social, a educação ambiental abre diferentes possibilidades de trabalho para o técnico em meio ambiente. “Ele atua como multiplicador, facilitador, mediador, literalmente um educador, de forma a empreender e possibilitar um leque maior de oportunidades de inserção no mercado”, conta Leonardo.

Como fazer
O técnico em meio ambiente participa de todo o processo de desenvolvimento de um projeto de educação ambiental, desde o planejamento até a realização de atividades.

A ideia é sempre fomentar a prática educativa de forma significativa e prazerosa. E, para gerar conhecimento e mudanças de comportamento, a vivência é a forma mais rica de se aprender, explica o docente.

“Na sala de aula abordamos temas, mas se não forem vistos, tocados, sentidos, não se tornam parte da gente. Educar ambientalmente é entender que fazemos parte integrante da natureza e a sensibilidade a esses espaços nos fazem renovar, entender e refletir”, justifica.

E a integração com outras disciplinas fortalece o processo. “Educação ambiental é a construção de uma educação cultural, política, cidadã, econômica e social. Portanto, ao mesmo tempo em que está atrelada a todas as disciplinas, não pertence a nenhuma exclusivamente”, diz Leonardo.

Por isso, defende o docente, deve ser feita de forma integrada e universal, inclusiva e contextual partindo das percepções locais e da realidade econômica e sociocultural do público envolvido no projeto.

Boas práticas
Cada ação de educação ambiental é importante, mas são consideradas eficazes aquelas que promovem uma sensibilização e permitem colocar em prática os princípios da sustentabilidade disseminando a consciência ambiental de forma clara e abrangente.

Para vivenciar esses conceitos, alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do Senac desenvolvem projetos que vão além da sala de aula. E os resultados dessas ações servem de inspiração para outros profissionais.

Dois projetos realizados por alunos e pelo docente Leonardo Potje do Senac Birigui são bons exemplos disso. Os trabalhos promoveram brincadeiras e diálogos de sensibilização ambiental com alunos da rede municipal e do Instituto de Promoção e Inclusão Social (Ipis) de Birigui.

Além disso, geraram um impacto positivo na comunidade e ganharam visibilidade ao serem apresentados no Congresso Nacional de Educação Ambiental, realizado no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

O docente Leonardo Potje compartilhou seu projeto “Práticas pedagógicas em Educação Ambiental: uma construção entre alunos” com o público do evento.

Já os alunos Guilherme Ferreira e Charles da Silva França apresentaram o trabalho “Relato de experiência de uma prática em Educação Ambiental no Parque Ecológico do Baguaçu, município de Araçatuba/SP”.

A ação levou crianças de uma escola municipal para o Parque Ecológico do Baguaçu, em Araçatuba (SP). Lá, eles percorreram uma trilha de sensibilização ambiental com informações, dinâmicas, brincadeiras, vivências e muita conversa compartilhada.

“A participação no congresso com a publicação de nosso trabalho possibilitou entender a importância desses eventos para a divulgação e compartilhamento de ideias novas. Agradeço ao Senac pela oportunidade de poder vivenciar essa experiência significativa para a minha formação profissional”, destaca Guilherme.

Conheça o curso Técnico em Meio Ambiente oferecido pelo Senac São Paulo.

Notícias relacionadas:
- Exposição apresenta soluções para uso consciente da água na construção civil
- Exposição apresenta soluções para uso consciente da água na construção civil
- Respeito ao meio ambiente se aprende desde a infância
- Respeito ao meio ambiente se aprende desde a infância
- Respeito ao meio ambiente se aprende desde a infância
- Turma conhece estratégias de educação ambiental em visita ao Parque da Luz
- Turma conhece estratégias de educação ambiental em visita ao Parque da Luz


Tags: Senac São Paulo, Técnico em Meio Ambiente, educação ambiental, mercado de trabalho, oportunidades na área de meio ambiente, projeto de educação ambiental


Últimas notícias

04/12/2019
02/12/2019
02/12/2019
Todas as obras da Livraria Senac pela metade do preço
29/11/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo
29/11/2019
Conhecimento territorial da periferia foi foco do Webinar Senac
29/11/2019
Rede de bibliotecas do Senac São Paulo amplia seu acervo de e-books
27/11/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para o curso de Cozinheiro
22/11/2019
Descontos Senac
21/11/2019
Cinco títulos do Senac recebem nota máxima do MEC
13/11/2019
Cursos Cozinheiro e Garçom têm novas turmas em 2020
12/11/2019
Como a moda pode ser mais diversa em um mercado em transformação?
12/11/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/10/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para a turma de Cozinheiro
29/10/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
24/10/2019
Como pais e filhos podem conversar sobre a escolha de uma profissão do futuro?
22/10/2019
Senac Botucatu celebra 70 anos
21/10/2019
Senac São Paulo conquista pela 18ª vez o prêmio Top of Mind de RH
10/10/2019
Aprendizagem Técnica em Informática será oferecida em 5 unidades da capital e Grande São Paulo
04/10/2019
Alunos de moda revelam criações e essências em evento interativo
04/10/2019
Alunos de tecnologia conhecem os supercomputadores do CPTEC e INPE

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)