Home > Notícias
12/06/2017 16h33min

Dos quadrinhos aos jogos de tabuleiros, histórias de fantasia encantam jovens e adultos

Equipe da Quanta Academia de Artes em evento do Senac Largo Treze realizado durante a Semana Senac de Leitura

Equipe da Quanta Academia de Artes falou sobre a concepção e a criação de histórias em quadrinhos

Histórias vividas por personagens reais ou sobrenaturais em um realismo mágico que se desenrolam em narrativas marcadas pelo absurdo e por ações extraordinárias. Essas são algumas das características da literatura fantástica.

O gênero, que amplia cada dia mais seu público, é um dos pilares da cultura geek e foi tema da Semana Senac de Leitura, evento realizado em todas as bibliotecas do Senac São Paulo, de 24 a 29 de abril.

Nas unidades Largo Treze e Jardim Primavera, esse universo foi explorado a partir de jogos de tabuleiros, games e quadrinhos. “A abordagem transmidiática mostra o dinamismo e revela como a informação é construída de maneira vasta a partir da literatura fantástica”, destaca Ana Beatriz Cristaldo, funcionária da biblioteca que organizou o evento em Largo Treze.

Largo Treze
A roda de conversa Jogos de Tabuleiro e Jogos Digitais: passado e presente? trouxe um encontro entre dois mundos para a unidade Largo Treze.

No bate-papo, o head marketing da Galápagos Jogos, Rodrigo Gyodai, e os alunos e docentes do Técnico em Programação de Jogos Digitais falaram sobre a evolução dos jogos, as intersecções entre o digital e o tabuleiro e semelhanças e diferenças para desenvolver cada um.

Além disso, abordou a participação feminina no desenvolvimento e consumo de games, o mercado do jogo de tabuleiro e a cultura geek. Ao final, os presentes interagiram com jogos trazidos por Rodrigo.

O docente Gilberto Alexandre das Neves destaca que, na ação, os alunos conseguiram ver toda teoria de game design aplicada em jogos. “Contribuiu para conhecerem um outro nicho que talvez não tivessem acesso ou conhecimento”, complementa.

Ele explica que, no curso, a turma começa criando jogos de tabuleiro. “Arrisco a afirmar que os jogos digitais são uma evolução de jogos de tabuleiro iniciais e os jogos de tabuleiros atuais são uma evolução dos jogos digitais iniciais”, diz Gilberto.

Para o aluno Wesley Francisco Biolado, a atividade revelou oportunidades no mercado de jogos de tabuleiros. “Vi que esse segmento está crescendo com lançamentos que podem migrar para o mundo de jogos de digitais, como o Yu-Gi-Oh”, conta.

O colega Daniel da Silva Barbosa diz que a “ação fez com que entendesse a importância dos jogos de tabuleiros para o desenvolvimento dos digitais e as possibilidades de interação com a programação”.

A equipe da Quanta Academia de Artes também esteve no evento e, acompanhada do docente Vinicius Del Ry Menezes, falou sobre a concepção e a criação de histórias em quadrinhos. Os convidados explicaram as possibilidades de se publicar uma revista ou livro em quadrinhos, que vão desde o financiamento coletivo até levar a obra pronta para oferecer a uma editora. Abordaram também os diferentes tipos de quadrinhos e comentaram seus autores e desenhistas favoritos, interagindo com a plateia e compartilhando dicas.

Jardim Primavera
No Senac Jardim Primavera, os alunos do programa Aprendizagem construíram a exposição Quem é o seu Herói? para apresentar conceitos da literatura fantástica e perfis dos super-heróis e personagens da vida real baseados no universo folclórico nordestino.

Por meio de um trabalho de resgate de memórias, os aprendizes fizeram quadrinhos no estilo cordel sobre Lampião e Maria Bonita e as diversas faces dessa história, que os transformaram em heróis para uns e bandidos para outros.

O trabalho faz parte das pesquisas que a turma realiza há algum tempo para o Projeto Integrador. Micheli Cuciol Farina, docente do curso, conta que a maioria dos alunos é de filhos ou netos de imigrantes nordestinos.

“Ao resgatar os valores deste povo, promovemos o respeito e valorização de sua cultura. A literatura faz parte disso e Lampião e Maria Bonita estão nesse emaranhado cultural compondo o imaginário nordestino entre heróis e vilões”, explica.

A turma estudou o formato e os elementos que compõem as HQs ampliando as pesquisas para os contos de fadas, contos maravilhosos e fantásticos. “Manusearam livros que representavam tais estilos, analisaram as estruturas narrativas de Tzvetan Todorov, das sagas Jogos vorazes, Crônicas de Nárnia, Divergente e Percy Jackson e o Ladrão de Raios”, diz Micheli.

Os alunos desenharam histórias, deram vida aos personagens e recriaram HQ's. Após as apresentações dos quadrinhos, os alunos formaram uma roda de conversa e discutiram com público o que são heróis e o que são vilões da vida real.

A maioria citou os pais como principais referências, mas cidadãos comuns que acordam cedo e enfrentam as barreiras de uma cidade violenta e com deficiência no transporte público também foram lembrados. Além de Micheli, essa ação foi conduzida por Joseli Garcia e Ligia Costa, funcionárias da biblioteca do Senac Jardim Primavera.

Conheça os cursos com inscrições abertas no Senac Largo Treze e no Senac Jardim Primavera.

Notícias relacionadas:
- Quadrinho é coisa séria e dá trabalho
- Quadrinho é coisa séria e dá trabalho
- Quadrinho é coisa séria e dá trabalho


Tags: Semana Senac de Leitura, Senac Jardim Primavera, Senac Largo Treze, cultura geek, jogos de tabuleiro, jogos digitais, literatura fantástica, mercado de games, quadrinhos, área de games


Últimas notícias

23/01/2020
20/01/2020
13/01/2020
10/01/2020
Senac Catanduva comemora 40 anos de atuação
02/01/2020
Quais são os caminhos para inovar e empreender?
02/01/2020
Senac Presidente Prudente oferece programação com cursos de férias
02/01/2020
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac São José do Rio Preto
20/12/2019
8 dicas para equilibrar as contas e começar a guardar dinheiro
20/12/2019
Saiba como cuidar da pele e dos cabelos no Verão
20/12/2019
Laboratório Novas Histórias integra roteiristas para discutir produção audiovisual
19/12/2019
Senac São Paulo recebe o prêmio Fornecedores de Confiança 2019
19/12/2019
Alunos e docente do Senac se destacam no Prêmio DuPont 2019
18/12/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
17/12/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac Guaratinguetá
17/12/2019
Centro Universitário Senac e AWS capacitam alunos na área de computação em nuvem
10/12/2019
Aluno e ex-aluno têm 50% de desconto na Editora Senac São Paulo
09/12/2019
Mais de 11 mil alunos passam por oficina de empreendedorismo
04/12/2019
Projeto com minhocário do Senac Guarulhos recebe prêmio em Semana do Conhecimento
02/12/2019
Nutricionista e chef defendem que cozinhar ajuda a ter rotina saudável
29/11/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)