Home > Notícias
31/05/2017 17h20min

Profissionais indicam como se comportar em almoços e jantares de negócios

Alunos conversam sentados ao redor de mesa de restaurante

Restaurante é conduzido por Alessandro Tagliari, ex-aluno do curso Atitude Empreendedora

Tratar de negócios à mesa requer uma série de cuidados para manter o profissionalismo e elegância. Para reforçar alguns conceitos aprendidos em aula, alunos do curso Marketing Pessoal – Imagem e Carreira do Senac 24 de Maio tiveram a oportunidade de vivenciar essa experiência em um jantar realizado, no início de maio, no restaurante Antonietta Cucina. 

Localizado em Higienópolis, bairro nobre da capital paulista, o restaurante é conduzido por Alessandro Tagliari, ex-aluno do curso Atitude Empreendedora. Na época em que fez o curso, Alessandro iniciava as atividades de um restaurante adquirido há pouco tempo, expandindo as casas Antonietta Cuccina e Jacarandá após a realização de outros cursos voltados ao negócio no Senac Aclimação. 

O jantar foi ideia do próprio Alessandro que, ao ser convidado pela docente Valdívia Oliveira para compartilhar algumas dicas em sala de aula, sugeriu um bate-papo com a turma no restaurante, para que pudessem viver na prática esse tipo de situação.

Acompanhados da docente, os alunos foram recepcionados e encaminhados para uma mesa no centro do restaurante. Alessandro falou sobre a história do restaurante, o perfil do público que atende e as estratégias para receber reuniões de negócios no restaurante. Explicou ainda sobre como as mesas são compostas por diferentes pratos, talheres e copos, a maneira como os garçons servem aos clientes, as posturas adequadas durante um jantar de negócios, assim como o processo de atendimento ao cliente, desde a chegada até o pagamento da conta. 

Na sequência, Alessandro fez uma apresentação sobre os principais tipos de vinhos servidos na casa, a combinação com os pratos, as taças utilizadas e a forma correta de armazenagem. Os alunos interagiram com perguntas sobre diversos assuntos e curiosidades. 

Alessandro ainda ofereceu um jantar aos convidados, com massa, vinho tinto, sobremesa e café. Em cada uma dessas etapas, o garçom fez demonstrações sobre a forma correta de servir e atender aos clientes. 

A aluna Rosana Mambelli elogiou a atividade. “Alessandro foi muito gentil, simpático e didático, discorrendo sobre a sua experiência no gerenciamento de três restaurantes de naturezas distintas. Essas experiências ilustraram e deixaram ainda mais rico o curso”, afirma. 

Como tratar de negócios à mesa 
A docente alerta que um almoço ou jantar de negócios deve ter como finalidade conhecer as pessoas com as quais pretendemos negócios ou encaminhar algum assunto que seja relevante para ambos. 

Para isso, o ideal é que o encontro não dure mais do que duas horas e nos primeiros momentos não se deve falar em negócios. Enquanto os pedidos são realizados, é possível abordar temas amenos e buscar interesses comuns, evitando sempre assuntos polêmicos, como futebol, religião, política. 

Confira abaixo outras dicas que podem contribuir para que um almoço ou jantar de negócios seja um sucesso: 

1. Local: a escolha do restaurante deve ser adequada ao negócio que está sendo realizado entre o anfitrião e o convidado. Deve ser considerados a qualidade do restaurante, assim como gostos e costumes dos convidados. O ambiente deve ser tranquilo, sem muito ruídos e oferecer opções de cardápio variadas para atender a quem tenha qualquer restrição em relação à alimentação. 

2. Roupas: almoço ou jantar de negócios não são desfile de modas. Dessa maneira, prefira roupas clássicas e evite excessos na maquiagem, perfume, cores, decotes, entre outros.
 
3. Reserva de mesa: o anfitrião deve fazer a reserva da mesa e já acertar a forma de pagamento. No dia do evento, chegue antecipadamente para checar a disponibilidade da mesa reservada e evitar possíveis atrasos. 

4. Escolha do menu: é recomendável que o anfitrião faça primeiro o seu pedido. Opte por comidas leves, evitando pratos desconhecidos. Também evite excessos, como pedir comida demais e muito caras, considerado sempre que a empresa é quem paga a conta. 

5. Celular: evite falar ao celular durante a refeição.

6. Pontualidade: em caso de atrasos, telefone se desculpando e, ao chegar, não estenda as mãos para quem já está se alimentando, faça apenas um leve aceno. 

7. Pagamento: a conta deve ser paga pelo anfitrião. Nunca comente valores. 

8. Bebidas: evite bebidas alcoólicas. Ao retornar para a empresa, é importante comentar sobre os resultados concretos do encontro e evitar dizer apenas que “a sobremesa estava uma delícia”. 

Conheça o curso Marketing Pessoal – Imagem e Carreira que o Senac 24 de Maio oferece.

Notícias relacionadas:
- Pitching de projetos capacita alunos para apresentarem boas ideias
- Pitching de projetos capacita alunos para apresentarem boas ideias
- Pitching de projetos capacita alunos para apresentarem boas ideias
- Docentes compartilham dicas para organizar espaço de home office
- Docentes compartilham dicas para organizar espaço de home office
- Oficina estimula alunos a pensar em empreendedorismo inclusivo
- Oficina estimula alunos a pensar em empreendedorismo inclusivo


Tags: Marketing Pessoal, Marketing Pessoal - Imagem e Carreira, Senac 24 de Maio, Senac São Paulo, almoço de negócios, carreira, como tratar de negócios à mesa, jantar de negócios


Últimas notícias

16/09/2019
12/09/2019
12/09/2019
Concurso cultural elege a mais nova drag queen do Vale do Paraíba
04/09/2019
Quais são os riscos de ansiedade e depressão em profissionais de saúde?
03/09/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/08/2019
Em treinamento para copeiras, alunos falam sobre hotelaria hospitalar
29/08/2019
Editora Senac São Paulo representa Brasil na Feira Internacional do Livro de Macau
28/08/2019
Mulheres trans de Araçatuba recebem noite de beleza e ensaio fotográfico
27/08/2019
Conferência discute a logística do Vale do Paraíba e Litoral Norte
23/08/2019
Projeto de design de interiores leva cores e nova vida a instituição social
22/08/2019
Senac é destaque no Top of Mind de Proteção; alunos também são premiados
21/08/2019
Ação destaca importância da criatividade para profissionais da área de eventos
16/08/2019
Natureza e engenharia inspiram criação de moldes de flores de açúcar
15/08/2019
Aplicativo criado por alunas facilita atendimento podológico domiciliar
15/08/2019
Alunos participam de conferência de desenvolvedores da Apple na Califórnia
07/08/2019
Aprendizes compartilham possibilidades com jovens em diferentes espaços
07/08/2019
Evento Farmácia em Cena discute relação entre a saúde e a agenda da ONU
06/08/2019
Visitas a empresas apresentam novas práticas de administração a alunos
05/08/2019
Vivência apresenta possibilidades profissionais a jovens da Fundação Casa
05/08/2019
Senac Registro oferece bolsas para indígenas e quilombolas do Vale do Ribeira

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)