Home > Notícias
28/04/2017 15h18min

Exposição apresenta soluções para uso consciente da água na construção civil

À esquerda: duas alunas do Senac Itaquera olham, sorrindo, o cartaz (à direita) do projeto feito pela turma da Especialização Técnica em Meio Ambiente para Técnico em Segurança do Trabalho

Mostra destacou ações que, muitas vezes, não trazem custos extras à construção

A construção civil é responsável por grande parte do consumo de água potável no mundo. Em áreas urbanizadas utiliza-se de aproximadamente 50% da água potável fornecida, segundo o comitê temático da água do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS).

Para agravar a situação, o CBCS aponta que o consumo geral de água nos centros urbanos brasileiros é crescente e, se mantida a tendência dos últimos anos, a capacidade de fornecimento não será suficiente para atender às necessidades da população.

Mas, para mudar esse cenário na construção civil, não basta esperar a chuva cair do céu. É preciso unir tecnologia, conscientização e capacitação profissional para reduzir os níveis de consumo atuais. E essa atitude deve abranger desde os grandes canteiros de obra até as pequenas reformas feitas nas residências.

Essa foi a conclusão da pesquisa feita por alunos da Especialização Técnica em Meio Ambiente para Técnico em Segurança do Trabalho do Senac Itaquera.

Durante o módulo sobre construção civil, a turma realizou um amplo estudo referente à legislação ambiental específica, ao panorama atual e às novidades em tecnologias para economia de água nesse setor.

Os resultados foram apresentados ao público em uma exposição realizada na unidade, de 20 a 28 de março, aproveitando a celebração do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.

O objetivo da ação, além de trazer conhecimento, foi colocar a educação ambiental em pauta ao demonstrar o que cada pessoa pode fazer para preservar a água. Para isso, a mostra destacou ações que, muitas vezes, não trazem custos extras à construção e que apenas necessitam de conscientização e criatividade. 

As iniciativas foram divididas em quatro grandes temas: tratamento e reaproveitamento da água, novo materiais e tecnologias na construção civil sustentável, descarte incorreto de resíduos sólidos e estudos de caso de poluição ligados a más práticas no setor. 

Entre as soluções que ganharam destaque estavam: 

- utilização de isopor: material 100% reciclável e reduz em 75% a utilização de água na construção; 
- coberturas verdes: ajudam na filtragem da água captada da chuva;
- uso de válvulas inteligentes em pias e vasos sanitários: reduzem o consumo em até 75%;
- água de reuso 

Todo o conteúdo foi exposto em cartazes ambientados em placas com itens de materiais de construção, como canos, fios, amostras de terra e fita zebrada.

Educação ambiental
A docente Neusa Maria Gomes Chicarelli ressalta que a exposição sobre água e construção civil é produto de discussão, conscientização e educação ambiental – habilidades que o curso busca despertar nos futuros profissionais.

Ela destaca a importância de sensibilizar as pessoas para que haja mudança de cultura. “A educação ambiental faz isso ao identificar as necessidades de um público para desenvolver um planejamento visando solucionar o problema e destinar os recursos corretamente. Por fim, cria implantadores e multiplicadores que tornarão as mudanças permanentes”, justifica.

A aluna Patrícia Soares Vieira complementa: “acreditamos que educação ambiental está distante, mas não. Cada um de nós tem um papel na sociedade ao implantar boas práticas. Na construção, não só as grandes construtoras têm responsabilidades, mas também pessoas que realizam pequenas reformas, pois também são grandes poluentes”.

Conheça os cursos na área de meio ambiente, saúde e segurança do trabalho que o Senac Itaquera oferece.

Notícias relacionadas:
- Respeito ao meio ambiente se aprende desde a infância
- Respeito ao meio ambiente se aprende desde a infância
- Respeito ao meio ambiente se aprende desde a infância


Tags: Dia Mundial da Água, Senac Itaquera, conscientização, construção sustentável, consumo consciente da água, consumo de água, desperdício de água, ecoeficiência, educação ambiental, especialização técnica em Meio Ambiente para Técnico em Segurança do Trabalho, exposição sobre água na construção civil, gestão da água, meio ambiente, projeto de pesquisa sobre meio ambiente, sustentabilidade, água na construção civil


Últimas notícias

24/01/2020
20/01/2020
13/01/2020
10/01/2020
Senac Catanduva comemora 40 anos de atuação
02/01/2020
Quais são os caminhos para inovar e empreender?
02/01/2020
Senac Presidente Prudente oferece programação com cursos de férias
02/01/2020
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac São José do Rio Preto
20/12/2019
8 dicas para equilibrar as contas e começar a guardar dinheiro
20/12/2019
Saiba como cuidar da pele e dos cabelos no Verão
20/12/2019
Laboratório Novas Histórias integra roteiristas para discutir produção audiovisual
19/12/2019
Senac São Paulo recebe o prêmio Fornecedores de Confiança 2019
19/12/2019
Alunos e docente do Senac se destacam no Prêmio DuPont 2019
18/12/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
17/12/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac Guaratinguetá
17/12/2019
Centro Universitário Senac e AWS capacitam alunos na área de computação em nuvem
10/12/2019
Aluno e ex-aluno têm 50% de desconto na Editora Senac São Paulo
09/12/2019
Mais de 11 mil alunos passam por oficina de empreendedorismo
04/12/2019
Projeto com minhocário do Senac Guarulhos recebe prêmio em Semana do Conhecimento
02/12/2019
Nutricionista e chef defendem que cozinhar ajuda a ter rotina saudável
29/11/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)