Home > Notícias
09/02/2017 17h19min

‘O coaching é um acelerador de vidas’

Docente Wellington Alves Rodrigues explica o que é esse método e como ele pode potencializar a performance pessoal e profissional.

Jovem mulher

 Crescer na profissão, controlar emoções, conquistar prosperidade financeira, alcançar qualidade de vida ou superar obstáculos para impulsionar realizações pessoais.

As metas são diferentes, mas o método para atingir cada uma delas pode ser o mesmo: o coaching. Afinal, de acordo com a Sociedade Brasileira de Coaching, o foco desse processo é potencializar a performance pessoal e profissional.

Em atividade realizada, em 12 de janeiro, a turma do curso Redação Jornalística do Senac Francisco Matarazzo, entrevistou Wellington Alves Rodrigues*, docente do curso Introdução ao Coaching: ferramentas para o autodesenvolvimento oferecido na unidade.

Na ocasião, o profissional, que é master coach, esclareceu dúvidas dos alunos para auxiliá-los na prática de técnicas para produção de textos e na compreensão do assunto.

Confira entrevista com o docente sobre esse método, os benefícios que gera e a profissão de coach.

O que é coaching?
É um processo para realização de metas, que visa aumentar o nível de resultados de pessoas, times ou empresas de forma concreta, efetiva e duradoura. Esse processo busca também o desenvolvimento da inteligência emocional, afinal, é a capacidade que as pessoas possuem de ter o maior número de opções para atuar no seu dia a dia na busca e obtenção de melhores resultados em sua vida. O coach é também uma das profissões que mais crescem no país.

Como o coaching pode auxiliar as pessoas que querem alavancar seus resultados na vida pessoal e profissional?
Qualquer pessoa que queira obter mais resultados, em menos tempo, de forma mais fácil e efetiva pode se beneficiar do processo de coaching, pois utiliza uma metodologia com validação científica. Esse método é testado e aprovado em diversos países, tem começo, meio e fim, com lógica e organização. Utiliza ferramentas que tiram o indivíduo da zona de conforto, então, ele vai para ação, experimenta novas experiências, toma consciência dos aprendizados, solidifica novas atitudes, potencializando sua performance pessoal e profissional, por exemplo: identificar problemas, obstáculos e bloqueios pessoais e profissionais; superar o medo, ansiedade e as convicções limitantes; gerenciar o estresse, potencializar a habilidade de atuar ou de liderar produtivamente todo tipo de pessoa - inclusive as consideradas "difíceis"; aumentar o equilíbrio e a harmonia interiores; melhorar o foco, o planejamento, a administração do tempo, os relacionamentos, a comunicação e muito mais. O coaching é um acelerador de vidas.

Muitas vezes, o coaching é comparado com estratégias motivacionais e autoajuda. Você avalia que ainda existem dúvidas em relação a isso?
Sim. Algumas pessoas ainda associam o coaching com práticas motivacionais, autoajuda, terapia, aconselhamento, consultoria e mentoring. Todas essas propostas têm um grande valor para o desenvolvimento humano, porém atuam com diferentes abordagens e objetivos. A terapia, por exemplo, tende a focar em eventos e acontecimentos do passado para melhorar o presente, em poucas palavras é uma ciência de cura. Já o coaching é uma ciência de desenvolvimento, foca no futuro para melhorar as ações do presente. Nesse contexto, é fundamental que o coach realize um trabalho de orientação com o cliente chamado “coaching education”, favorecendo o esclarecimento das dúvidas e alinhamento das expectativas.

Quais são as principais áreas abordadas no coaching?
Existem vários tipos de coaching para atender a diferentes necessidades. Temos o Life ou Personal Coaching para atender aos desafios e oportunidades da vida pessoal; o Executive e Business Coaching que contribui para o líder, executivo ou empresário obter melhores resultados na sua carreira, com o seu time ou para o negócio; o Skills Coaching para o desenvolvimento de competências específicas ou ainda o Career Coaching que pode atuar com a carreira atual e futura.

Quais os critérios para escolher um coach?
Pesquise o histórico do profissional, de onde ele vem, em qual instituto ou escola se formou, escolaridade, bagagem profissional, metodologia utilizada, os nichos de mercado que atua como coach e cases de sucesso. Infelizmente, como em todas as carreiras, existem profissionais que estudam um livro e se julgam coaches. Se você não vive o coaching, não usa as técnicas para si, não experiencia, prejudicará o desenvolvimento das outras pessoas.

O curso de Introdução ao Coaching: ferramentas para o autodesenvolvimento que o Senac oferece é indicado para quem quer se tornar um coach?
O curso permite ao participante desenvolver um processo que visa facilitar o seu autoconhecimento e o aprendizado para realização de seus objetivos, mas não o torna coach. Muitas pessoas que almejam seguir a carreira participaram do curso “Introdução ao Coaching” para conhecer as ferramentas e metodologias utilizadas, aplicar os benefícios do coaching para suas vidas, perceber a mediação do Coach Senac com os participantes, mapeando os indicadores críticos e de sucesso e posteriormente, quando realizaram a certificação, tiveram excelentes resultados, como maior segurança para atender aos clientes, domínio das ferramentas e da metodologia.


* Wellington Alves Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão de Pessoas, pelo Mackenzie e em Docência para o Ensino Superior, pela FGV. É master coach, certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching, e analista comportamental pelo IBC. Possui nove anos de experiência em recursos humanos, com foco em atração e retenção de talentos e em treinamento e desenvolvimento. Atua como docente no Senac São Paulo e na Universidade Guarulhos.


Conheça os cursos Redação Jornalística e Introdução ao Coaching: ferramentas para o autodesenvolvimento que o Senac oferece.


Leia também: Turma aplica técnicas de entrevista para redação jornalística

Tags: Senac Francisco Matarazzo, curso de coaching, entrevista, o que faz um coach?, o que é coaching?


Últimas notícias

14/06/2019
13/06/2019
07/06/2019
03/06/2019
31/05/2019
27/05/2019
27/05/2019
Bate-papo com concierge apresenta os desafios da profissão a alunos
27/05/2019
Senac Santos oferece programação de férias
24/05/2019
Alunos criam selo em comemoração aos 70 anos do Senac Araraquara
24/05/2019
Engenheiro de montadora mostra impacto da automação em custos e segurança
22/05/2019
Concurso organizado por alunos elege melhor lanche de rua da cidade
22/05/2019
Alunos ampliam repertório de logística com Conselho de Mobilidade Urbana
22/05/2019
Levando Cor com Amor: alunos realizam ações de valorização com idosos
10/05/2019
Senac São Paulo está entre os Melhores Fornecedores para RH 2019
10/05/2019
De futebol a teatro, alunos vivenciam práticas de podologia
08/05/2019
Bombeiro compartilha experiência na operação de salvamento em Brumadinho
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)