Conheça o Senac  >  FAQ

FAQ

O que é o Senac São Paulo?
O Senac é uma instituição educacional privada sem fins lucrativos. Foi criada em 1946 e desde então inicia, atualiza e requalifica profissionais e organizações para ingressarem no mercado de trabalho no setor de comércio e serviços.
Como atua o Senac?
Oferece cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e de extensão, além de palestras, oficinas, seminários e congressos, presenciais e a distância, em dezenas de áreas do conhecimento. O Senac também realiza campanhas educacionais e de responsabilidade social e ambiental. Para saber mais sobre as atividades da instituição nas respectivas áreas, use o menu de áreas disponível no canto superior esquerdo do Portal Senac.
Onde fica o Senac São Paulo?
A instituição possui uma rede de 55 unidades no Estado de São Paulo, que oferece cursos e outras atividades nos variados níveis educacionais e na ampla gama de áreas de negócios. Conta ainda com três campi do Centro Universitário Senac e os hotéis-escola GRANDE HOTEL SÃO PEDRO e GRANDE HOTEL CAMPOS DO JORDÃO, além da Editora Senac São Paulo.

Criada em 1995, a editora tem um catálogo premiado e milhões de livros vendidos e foca seu catálogo nos segmentos científico, profissionalizante, técnico, universitário e cultural, sempre em sintonia com as áreas de especialização e desenvolvimento da instituição.
Os cursos do Senac são atualizados?
O Senac pesquisa constantemente as necessidades, exigências e tendências do mercado de trabalho e desenvolve cursos que oferecem capacitação profissional adequada. Por isso, a instituição mantém equipes técnicas especializadas na criação de programas que têm sintonia com essas características e são aplicados nas unidades do Estado de São Paulo.
Como é a metodologia de ensino usada pelo Senac?
Permanentemente atualizada, a metodologia do Senac equilibra teoria e prática, permitindo ao cliente ingressar no mercado de trabalho conhecendo o dia-a-dia da carreira que escolheu. Além disso, todos os cursos do Senac, em seus vários níveis, visam formar o profissional como cidadão, não só com experiência e técnica, mas também consciente para atuar com responsabilidade social e ambiental.
Quais são os diferenciais dos cursos do Senac?
São vários. Entre eles, estão: acompanhamento das tendências do mercado e oferta de educação para profissões contemporâneas; equilíbrio entre teoria e prática; laboratórios específicos para cada uma das áreas e equipados com a mais alta tecnologia, contribuindo para a preparação prática do estudante verticalização da educação, com oferta de cursos para todos os segmentos e níveis.
Transmite também conhecimento por meio de cursos a distância e publicações próprias. Uma educação comprometida com a formação de cidadãos conscientes de seu papel social.
Como é o ensino superior no Senac?
A instituição atua no ensino superior desde 1989. Hoje, o Centro Universitário Senac oferece cursos de graduação (bacharelados e de tecnologia) e de pós-graduação (aperfeiçoamento e especialização). No interior do Estado, os dois campi do Senac ficam junto aos hotéis-escola GRANDE HOTEL SÃO PEDRO e GRANDE HOTEL CAMPOS DO JORDÃO - nestes casos atendendo à área de turismo, hotelaria e de gastronomia. Na capital, o campus Santo Amaro abriga cursos superiores de todos os segmentos do Senac. Com 120 mil m², foi inaugurado em 2004 com a mais moderna infraestrutura educacional, incluindo biblioteca com 90 mil itens, centro de gastronomia, centenas de salas de aula, dezenas de laboratórios, centro poliesportivo, centro de convenções e outros ambientes.
O que é o Campus Virtual Senac?
É o ambiente on-line do Senac São Paulo que reúne a oferta de todos os cursos a distância da instituição. Saiba mais em www.sp.senac.br/ead.
De quantos cursos superiores o Senac dispõe?
Atualmente o Senac oferece cursos de graduação, entre tecnólogos e bacharelados, e mais de 50 títulos de pós-graduação, entre aperfeiçoamento e especialização. O botão CENTRO UNIVERSITÁRIO, localizado na parte de cima da tela de seu computador, dá acesso à relação completa de cursos superiores do Senac.
Qual é a diferença entre os cursos de bacharelado e os de tecnologia?
Tanto os cursos de bacharelado como os de tecnologia (também conhecidos como tecnólogos) são cursos superiores que diploma de graduação e permitem a continuidade dos estudos no nível da pós-graduação. As principais diferenças estão na grade curricular e na duração dos cursos. Os bacharelados do Senac têm duração média de quatro anos e fornecem amplo conteúdo teórico e prático. Já os tecnólogos duram em média dois anos e têm o foco na formação prática e na rápida inserção do profissional no mercado de trabalho.
Como funciona o atendimento corporativo do Senac?
O Senac possui soluções diferenciadas para empresas, órgãos públicos e organizações sem fins lucrativos. A essas corporações dispõe todo o seu portfólio de cursos já estruturados e também desenvolve programas educacionais sob encomenda nos mais variados formatos e em todas as áreas de negócios em que atua. O botão ATENDIMENTO CORPORATIVO, localizado na parte de cima da tela de seu computador, dá acesso aos canais exclusivos de atendimento do Senac a organizações.
Como o Senac atua no campo da responsabilidade social?
O Senac realiza permanentemente cursos, campanhas e outras atividades gratuitas dirigidas à população de baixa renda. São ações que promovem a saúde, qualidade de vida, defesa de direitos e responsabilidade ambiental, entre outras questões, e a inserção no mundo do trabalho. Muitos desses projetos são levados pelo Senac em parcerias com organizações que têm renomada atuação no terceiro setor.
Qual é a origem dos recursos do Senac São Paulo?
Cerca de 50% dos recursos obtidos pelo Senac São Paulo provêm de receita própria, gerada pela oferta de cursos e demais atividades pagas oferecidas pela instituição. A outra parte correspondente vem da contribuição compulsória, que equivale à arrecadação de 1% da folha de pagamento das empresas do setor de comércio e serviços.
Como o Senac utiliza os recursos?
O Senac reinveste parte dos recursos da contribuição compulsória na infraestrutura educacional, no desenvolvimento de novos cursos e na ampliação de sua rede de atuação. É meta do Senac que suas unidades sejam autossustentáveis, ou seja, que tenham as despesas operacionais garantidas pela receita gerada pelas próprias atividades.
Quanto custam os cursos do Senac?
Cada curso tem um preço específico, pois variam a pesquisa necessária para sua concepção, o número de docentes envolvidos, a infraestrutura utilizada e a duração. De modo geral, o Senac adota valores de mercado como base para os preços de seus programas.
Há uma política de descontos?
O Senac oferece 20% de descontos em atividades e serviços educacionais para trabalhadores das empresas de comércio e serviços que contribuem para a instituição. Também há descontos especiais para funcionários, associados e filiados de organizações que mantêm parcerias corporativas com o Senac.

Esse desconto, desde janeiro de 2012, também é válido para os cursos de ensino superior. Porém, estão excluídas três graduações: Tecnologia em Gastronomia, Bacharelado em Audiovisual e Bacharelado em Design de Moda – habilitação em estilismo. Fica de fora também o curso de extensão universitária Cozinheiro Chefe Internacional. Vale destacar que esses cursos já possuem descontos da política de bolsas de estudo do Centro Universitário Senac e também do Programa Universidade para Todos (ProUni).
O Senac oferece bolsas de estudo?
Sim, o Senac possui a Política de Concessão de Bolsas de Estudo na qual está inserido o Programa Senac de Gratuidade. Veja mais em www.sp.senac.br/bolsasdeestudo.
Quais são as metas do Senac?
O Senac tem como objetivo ser referência em todos os níveis do conhecimento nas áreas em que atua. Também desenvolve pessoas e organizações para a sociedade do conhecimento com ações educacionais comprometidas com a responsabilidade social.
O Senac integra o Sistema S?
O Senac foi criado em 1946 a partir de decreto-lei que regulamentou a contribuição compulsória para o Sistema S, que compreende Senai, Sesc, Sesi, Senac, Senat, Sebrae e Senar. Cada uma dessas instituições atua de modo independente em seu segmento específico.