galeria.css is included in the template 301.dwt
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O que é o Enade

De acordo com a Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007, Art. 33-D, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação.

É um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. O SINAES é composto ainda pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um ‘tripé’ avaliativo que permite conhecer em profundidade o modo de funcionamento e a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.

Acesse a Portaria Normativa nº 5 e a Portaria Normativa nº 8.

Veja o edital e a retificação.

Importância do exame

Permite identificar o desempenho do aluno com relação aos conteúdos do curso absorvidos durante a formação e as qualidades profissionais necessárias ao bom exercício de sua profissão.

Proporciona àqueles alunos inscritos e que comparecerem à prova, a formação plena, ou seja, assinatura da ata de colação de grau e emissão de diploma. A Instituição fica impedida de emitir a certidão de colação de grau e/ou diploma do estudante se o aluno faltar no dia do exame, uma vez que ficará irregular, pois o exame é componente curricular obrigatório.

Associa a nota da instituição ao histórico profissional e de desempenho individual do aluno. Apesar dessa nota individual não aparecer no histórico, muitas empresas solicitam aos candidatos que anexem junto ao currículo.

Dicas

  • Esteja antenado com as notícias do Brasil e do Mundo, pois vão cair nas questões de Formação Geral;
  • Chegue com uma hora de antecedência no exame, pois os portões fechem impreterivelmente às 13h;

Atenção: Sem o preenchimento do Questionário do Estudante você não saberá o local de prova e estará irregular no Enade. Obrigatório preenchimento!

Conheça a importância da prova do ENADE