Biblioteca  >  Modateca

Modateca


Dedicadas a memória da moda e ao desenvolvimento de pesquisa, as Modatecas da rede Senac São Paulo foram criadas a partir da necessidade dos alunos em conhecer tipos de tecidos, modelagens e estudos com materiais específicos a partir de acervos acessíveis.

Atualmente os maiores acervos estão concentrados em duas unidades, Centro Universitário Senac - Santo Amaro e Senac Lapa Faustolo, em acervos menores, nas unidades de Campinas, Penha, Ribeirão Preto e Jundiaí e servem para complementar o acervo bibliográfico, reunindo informações que contribuem para o ensino da moda em diversos formatos.

Possuem como propósito estimular a autonomia do aluno para desenvolver seus projetos usando o ambiente no estilo atelier. A maioria dos espaços oferecem tecidos e máquina de costura, complementando o aprendizado estimulado nos laboratórios e salas de aula.


Senac Lapa Faustolo


História da Modateca


Antes mesmo da exigência do Ministério da Educação para que as instituições de ensino superior que ofertam cursos de Design de Moda devessem possuir Tecidoteca, o Senac São Paulo cria a primeira Tecidoteca na unidade Francisco Matarazzo, em 1993, como parte do acervo e complemento para as aulas técnicas e livres dos cursos de moda.

A Tecidoteca é um acervo físico composto por fichas técnicas de tecidos, amostras de tecidos, catálogos de tendências, cartelas de cores entre outros materiais do ramo têxtil.

Em 1998 os cursos da área da moda ganham um novo endereço, na região da Santa Cecília. No mesmo período recebe a doação de chapéus da chapeleira Madame Marthe Monios (1953-1993), doados por suas filhas Michelli e Martine, tendo como mediador o estilista José Gayegos, nascia assim a Modateca.

Em 1999 o Senac São Paulo começa a oferecer o curso superior de Moda e muda novamente de endereço para a rua Faustolo, na Lapa, a partir deste momento a Modateca passa a receber uma variedade de acervo têxtil.

Em 2004 com a inauguração do Centro Universitário Senac – Santo Amaro, uma segunda Modateca é criada e com um espaço maior, passou a organizar projetos e ações diversas na área. Com o intuito de expandir os polos de pesquisas, em 2008 foram criadas as Modatecas Itinerantes, visando atender às demandas em outras unidades do Senac.

Atualmente a Modateca é um local que uni a composição da Tecidoteca com os acervos de memória para fins de pesquisas, exposições, materiais e equipamentos para uso colaborativo e atendimento técnico especializado.



A Modateca do Centro Universitário Senac - Santo Amaro

A Modateca do Centro Universitário Senac – Santo Amaro desde sua criação é um espaço de referência da área, tanto para a rede de unidades do Senac São Paulo como também para a rede nacional, entre outras instituições. Além de promover parcerias em exposições com museus brasileiros e internacionais.

Um dos projetos mais importantes do espaço é o Acervo de Moda Senac que é composto pelas coleções dos estilistas Fernanda Yamamoto, Ugo Castellana e Mário Queiroz.

Além disso o espaço possui peças dos designers João Pimenta, José Gayegos, Alexandre Herchcovitch, Gloria Coelho, Emilio Pucci, Paco Rabanne e Clodovil Hernandes, um acervo de chapéus da chapeleira Madame Marthe Monios, a coleção de Ecobags criadas a partir da temática moda e meio ambiente, moldes e peças do estilista Walter Rodrigues.

O acervo também conta com a produção de trabalhos de conclusão de curso de alunos do Bacharelado de Design de Moda, entre eles alguns projetos integradores inspirados na atriz Audrey Hepburn, no ilustrador Alceu Penna, no estilista Pierre Cardin e no Centenário da Imigração Japonesa.

A Modateca cumpre o seu papel na preservação da memória da moda brasileira, o qual é fortemente representado no trabalho de conservação do acervo de figurinos do artista Ney Matogrosso.

Na contribuição para atividades educacionais o espaço realiza oficinas, encontros e visitas técnicas para a comunidade interna e externa do Senac.


Conservação do Acervo Têxtil

Dada a necessidade da conservação dos materiais têxteis, o espaço ao adquirir doações realiza um trabalho técnico que inclui o recebimento e análise das peças. No recebimento é observado o cuidado como as peças serão acondicionadas e transportadas. Com as peças em mãos é analisado o seu estado, para que sejam feitos pequenos reparos e a confecção de fichas técnicas do objeto para fins de catalogação e acompanhamento da história da peça.

O ambiente que as peças são acondicionadas é apropriado para salvaguardar esses materiais de qualquer dano temporal, por esta razão a Modateca possui um espaço climatizado e monitorado para a sua preservação.


Exposição - Cápsula do Tempo: identidade e ruptura no vestir de Ney Matogrosso

A Modateca por ser um espaço que desenvolve um trabalho de conservação de artigos têxteis para fim de preservação de suas histórias, recebeu em novembro de 2010 uma importante doação para compor o seu acervo que foi a coleção de figurinos do artista Ney Matogrosso.

Após dois anos da doação e todos os processos de tratamento e acondicionamento dessas peças, foi estruturado um projeto para apresentar este acervo ao público.

A exposição “Cápsula do Tempo: identidade e ruptura no vestir de Ney Matogrosso”, que teve a curadoria de Milton Cunha composta por 24 looks, aconteceu em 16 de agosto de 2012 a 31 de janeiro de 2013 na biblioteca no Centro Universitário Senac – Santo Amaro.

Para integrar a exposição foi realizada a palestra “Preservando Memórias” em 16 de agosto de 2012, com o próprio Ney Matogrosso falando para o público sobre as motivações da doação e da sua relação com os figurinos – que atualmente podem ser consultados para pesquisa mediante agendamento na Modateca do Centro Universitário Senac – Santo Amaro.

Ao longo do ano de 2013, a exposição percorreu diversas cidades do interior e da capital do estado de São Paulo e do Rio de Janeiro. Um figurino em especial, do show Matogrosso (1982), foi exposto em museus como: Museu Reino Sophia, na Espanha, e Museu de Arte de Lima, no Peru.

A exposição nesse formato de cápsula encerrou no ano de 2014 e atualmente acontece em versão reduzida composta por 10 looks nomeada como Acervo de Moda Senac: Ney Matogrosso.