Conheça o Senac  >  Histórico  >  2000


2000

Inauguração do Senac Penha e do Senac São João da Boa Vista.

Entrega do Selo Empresa que Educa a 900 organizações, pela contribuição ao Programa de Educação para o Trabalho, que capacita profissionalmente jovens entre 14 e 21 anos, integrantes das camadas de baixa renda e residentes nas periferias dos grandes centros.

Início das atividades de Educação a Distância, com o lançamento dos cursos Photoshop, Golive e Illustrator.

Realização das campanhas Senac Alerta – Por uma cidade sem sede, Prevenção ao Câncer e Boa Visão.

A TV Senac São Paulo passa a atuar em gestão conjunta com o Sesc São Paulo, Departamento Nacional do Sesc e Departamento Nacional do Senac, sob a denominação STV - Rede SescSenac de Televisão.

Lançamento do curso superior Tecnologia em Gastronomia, início da primeira turma do curso de bacharelado em Design Gráfico e do curso Tecnologia em Gestão Ambiental, este marca o início das atividades de ensino superior na área de Educação Ambiental.

A área de idiomas lança o curso de francês e inaugura o Laboratório Digital de Línguas “Can-8”, tecnologia de origem canadense e inédita no Brasil, que trabalha simultaneamente texto, som e imagem, sem necessidade de livros ou fitas k-7.

Implantação do “Núcleo de Educação Corporativa”, como resultado do desenvolvimento e aprovação do projeto estratégico voltado para desenvolver funcionários e colaboradores a fim de promover a aprendizagem organizacional e a gestão do conhecimento a partir das competências essenciais para a gestão estratégica dos negócios.

Inauguração do Centro de Educação Comunitária para o Trabalho, localizado na Rua Francisco Coimbra, 403, Penha, com os senhores Abram Szajman e Luiz Francisco Salgado, e a senhora Neusa Maria Goys, Data: 30/03/2000
Vista da fachada do prédio da Unidade de São João da Boa Vista, localizado na Rua São João, 204. Lau Polinésio. São João da Boa Vista, 2000. Fonte: Memória Institucional.

2001

Aprovação da Proposta Estratégica do Senac São Paulo para a Década 2001-2010.

Realização do Programa Profissão, em convênio com a Secretaria de Estado da Educação, que durante três anos atendeu dezenas de milhares de jovens egressos do ensino médio em escolas da rede pública.

Inauguração do Centro de Educação Ambiental, hoje Senac Jabaquara.

Recebimento do prêmio Laura Russo, concedido pelo Conselho Regional de Biblioteconomia de São Paulo, pelo trabalho de ampliação e automação das bibliotecas da rede Senac.

Aquisição (Compra) do complexo de prédios pertencentes à empresa Walita, para futuras instalações do Campus Santo Amaro do Centro Universitário Senac.

Com a adoção de sistemas próprios para tratamento de esgoto e lixo, o Grande Hotel São Pedro, hotel-escola Senac, recebe a certificação ISO 14001.

A rede Senac São Paulo contabiliza 476.401 atendimentos durante o ano.

Aquisição do complexo predial para instalação do Centro Universitário Senac - Campus Senac Santo Amaro. Fonte: Memória Institucional.
Alunos da rede de fast-food McDonald's durante cerimônia de encerramento do primeiro curso realizado através do Convênio Senac-SP e McDonald´s. Assinatura de acordo com a empresa McDonald's Brasil, para certificação dos 30 mil atendentes que trabalham na sua rede de fast-food. Matéria da página 15, Revista Senac SP, nº 17. São Paulo, 2001. Fonte: Memória Institucional.

2002

Inauguração do Senac Jaboticabal e das novas instalações do Senac Itapetininga.

Lançamento do programa Formatos – Formação de Atores Sociais, para lideranças de associações comunitárias e organizações não-governamentais.

Lançamento do portal de internet Setor 3, com informações e serviços para organizações do terceiro setor.

Conclusão da ampliação do Senac Campinas e do complexo educacional gastronômico do Grande Hotel São Pedro, hotel-escola Senac.

Implantação do projeto Ecoeficiência, para elaboração de diagnóstico ambiental da rede de unidades e posterior implementação do sistema de Gestão Ambiental do Senac São Paulo.

Comunicação da mudança do uso comercial da logomarca Senac no Estado de São Paulo, com o objetivo de reposicionar e reforçar a imagem institucional da Organização.

Parceria com o Center for Civil Society Studies da The Johns Hopkins University, dos Estados Unidos, para multiplicar no país nova metodologia de trabalho do terceiro setor.

A rede Senac São Paulo contabiliza 458.524 atendimentos durante o ano.

Jaboticabal no dia da inauguração da unidade, localizada na Rua 24 de maio, 831, Centro, Jaboticabal. Data: 20/11/2002

2003

Inauguração do Centro de Tecnologia Aplicada, hoje Senac Lapa Tito.

Inauguração da nova Clínica Odontológica, em São Paulo, que possibilitou a inovação e ampliação dos cursos de saúde bucal

Lançamento da nova Proposta Pedagógica, que consolida as melhores práticas e experiências do Senac São Paulo.

Lançamento do programa de mestrado profissional Sistema Integrado de Gestão, na área de educação ambiental.

A Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente reconhece o Senac São Paulo como Empresa Amiga da Criança.

Conquista do prêmio Jabuti 2003 para os livros Casa do delírio – reportagem no manicômio judiciário de Franco da Rocha, de Douglas Tabolaro, e O menino do São Benedito e outras crônicas, de Luís Nassif

Entra no ar o Portal Senac, novo site institucional, que abriga informações sobre a rede de unidades no Estado.

Inclusão entre as 100 melhores empresas para se trabalhar e entre as 40 melhores empresas para a mulher trabalhar, em levantamento feito pela revista Exame.

A rede Senac São Paulo contabiliza 156.255 clientes e 438.398 atendimentos durante o ano.

Inauguração do Centro de Tecnologia Aplicada - CTA no auditório da Unidade, situada na Rua Tito, nº 54, Vila Romana, São Paulo. Data: 26/03/2003. Fotógrafo: Solange Macedo.
Consultório da Clínica Odontológica do Senac Tiradentes contendo instrumentos e mobiliário odontológicos. 2003

2004

Inauguração da primeira fase do Campus Santo Amaro que, junto com o Campus Campos do Jordão e Campus Águas de São Pedro, foi homologado como Centro Universitário Senac com nota máxima em todos os quesitos avaliados pelo Ministério da Educação.

Inauguração do Senac 9 de Julho.

Criação do Núcleo de Empreendedorismo, que pesquisa tendências da área e estuda formas de disseminar esses conteúdos na programação.

Conquista do prêmio Jabuti para o livro Enquanto corria a barca, de Lucy Dias.

Lançamento do Atendimento Corporativo, que sistematiza e potencializa o atendimento a empresas, órgãos públicos e entidades do terceiro setor.

O Senac ganha prêmio Aberje Brasil como a instituição que tem o melhor case de comunicação empresarial do país, com seu portal na categoria internet.

A rede Senac São Paulo contabiliza 145.235 clientes e 425.826 clientes durante o ano.

2005

Inauguração do Núcleo do Senac em Itu, elevando a presença do Senac São Paulo para 37 cidades no Estado; das novas instalações do Senac Rio Preto e do Centro Gastronômico do Campus Santo Amaro, para desenvolvimento de cursos, treinamentos, testes alimentícios e eventos da área.

Lançamento do primeiro mestrado acadêmico Moda, Cultura e Arte, inédito na América Latina.

O Senac São Paulo contabiliza 49 bibliotecas em sua rede de unidades, com 180 mil títulos. A mais completa é a do Campus Santo Amaro do Centro Universitário Senac, cujo destaque é o Espaço Braille, com acervo e infra-estrutura especial para atender portadores de deficiência visual.

Lançamento da revista eletrônica e-Bios que passa a ser o veículo informativo do Centro Universitário Senac.

Editora Senac São Paulo completa 10 anos de atividades com histórico de 526 títulos lançados e mais de 3,5 milhões de exemplares comercializados, além de vários prêmios editoriais obtidos no Brasil e no exterior.

A STV – Rede SescSenac de Televisão passa a ser controlada pelo Sesc São Paulo e adota a denominação de Sesc TV.

A publicidade corporativa lança um novo posicionamento no mercado com o slogan “Viva Senac. O conhecimento transforma”.

A organização classifica-se em 14º lugar entre as 50 melhores empresas no país para executivos trabalharem, em pesquisa publicada pela revista Você S/A e conquista o Top Hospitalar 2005, um dos mais importantes prêmios da área de saúde, na categoria Instituição de Ensino.

A rede Senac São Paulo contabiliza 154.475 clientes e 440.487 atendimentos durante o ano.

2006

Inauguração, no Campus Santo Amaro, do centro esportivo e academia e, em parceria com a Microsoft, do Centro de Inovação.

Conquista do selo de Gold Certified Partner, que atesta o mais alto grau de competência para este tipo de trabalho

Lançamento do livro Senac São Paulo – 60 anos, comemorativo ao aniversário da organização.

Alexandre Herchcovitch, um dos principais estilistas brasileiros, assume a direção artística do bacharelado em Design de Moda.

Lançamento de Interfacehs – Revista de Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente, pelo Centro Universitário Senac

Conquista do prêmio Jabuti para o livro A Costura do Invisível, de Jum Nakao, publicado em parceria com a Editora Senac Nacional.

Portal Setor 3 vence a 6ª edição do Prêmio Ethos de Jornalismo – Edição Especial na categoria Mídia Digital.

O Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro recebeu a certificação nível II da Norma de Ecoeficiência, que contém a Política Ambiental e a Norma para Implantação do Sistema de Gestão Ambiental – SGA, programa iniciado em junho de 2005.

O Senac fecha o período alinhando entre seus parceiros internacionais as seguintes instituições: Consulado Geral dos Estados Unidos da america em São Paulo, o European Software Institute, a IBM, a Microsoft, a Indiana Mary’s University, a Université du Québec à Montreal (UQAM), a École des Arts et Techniques de la Mode (Esmod), o Glion Institute of Higher Education, o Instituto Paul Bocuse e a Mitsubishi Electric Research Laboratories (MERL).

A rede Senac São Paulo contabiliza 242.151 clientes e 480.906 atendimentos durante o ano.

2007

Inauguração do Centro de Inovação, na Unidade de Senac São José do Rio Preto, em parceria com a Microsoft.

Lançamento dos cursos Bacharelado em Design - habilitação em Artes Visuais,  em Teatro, em Tecnologia em Redes de Computadores e em Nutrição; do curso Mestrado em Design; dos cursos de  pós-graduação lato sensu  Eventos: estratégia e negociação e Gestão em Arte; dos cursos de qualificação técnica Apresentador de Programa de TV,  Visagismo, Web e em Redes de Computadores;

Conquista, pelo quinto ano consecutivo, do Prêmio Top of Mind – Fornecedores RH, na categoria Treinamento e Desenvolvimento.
Celebração de acordo de treinamento com o Babson College, principal escola de empreendedorismo dos Estados Unidos, para capacitação de nosso corpo docente.
Realização de 7 edições do Fórum Permanente do Terceiro Setor, atingindo cerca de 5.400 lideranças comunitárias;

Lançamento da nova versão do Portal Senac na Internet.

Obtenção pela Editora Senac São Paulo do troféu Cultura Econômica, do Jornal do Comércio do Rio Grande do Sul, na categoria Editora, pelos títulos da área de administração e negócios e do prêmio Clio, na categoria História, para o livro Mulheres Negras do Brasil.

Realização do 1º Mesa Tendências – 1º Fórum Internacional de Gastronomia, em São Paulo, em colaboração com a revista Prazeres da Mesa, paralelamente ao evento Prazeres da Mesa ao Vivo IV.

Realização de 15 turmas do Programa Formatos Brasil, beneficiando 450 lideranças comunitárias no Estado de São Paulo.

Lançamento da publicação A Era das Conexões – O Senac e o desenvolvimento local 2006/2007, que mostra o trabalho do Senac na área, congregando 754 organizações ativas em mais de 30 locais no Estado, com 4.091 pessoas capacitadas.

A rede Senac São Paulo contabiliza 521.340 atendimento a pessoas  e venda de 520.936  produtos editoriais durante o ano.

2008

Reformulação do Portal Setor3

Lançamento do Portal de Revistas Científicas do Centro Universitário Senac.

Inauguração, na unidade de Ribeirão Preto (RIP), do terceiro Centro de Inovação em parceria com a Microsoft.

Classificação dos bacharelados em Fotografia, Design de Moda, Hotelaria e Design – habilitação em comunicação visual com quatro estrelas no Guia do Estudante, da Editora Abril.

Classificação do Centro Universitário Senac como o segundo melhor do Estado e um dos dez melhores do país pelo Índice Geral de Cursos (IGC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC). 

Conquista, pela sexta vez consecutiva, do troféu Top of Mind de RH.

Reconhecimento na premiação SAC Amigo do Cliente e na categoria ensino do IX Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente.

Conquista do Prêmio Jabuti por três livros da Editora Senac São Paulo: Ensaio sobre o Medo, de Adauto Novaes, com capa de Moema Cavalcanti; Mulheres Negras do Brasil, de Schuma Schumaher e Érico Vital Brazil, publicado pelo selo Senac Editoras e pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh); Crescimento Econômico e Distribuição de Renda: prioridades para ação, de Jacques Marcovitch, em coedição com a Editora da Universidade de São Paulo (Edusp).

Comercialização de 485.282 exemplares do catálogo da Editora Senac São Paulo.

Assinatura de parcerias com as seguintes instituições e empresas: British Council, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), Epson, Escola do Futuro, Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), Instituto Criar, Instituto Português de Fotografia, Escola Nacional Superior de Fotografia de Arles, Renault e Fundação Padre Anchieta.

Atendimento de 11 mil pessoas nos 29 cursos do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) , desenvolvido em parceria com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) em 35 unidades da rede.

Realização de 80 edições do Fórum de Desenvolvimento Local no Estado com a participação de 4 mil lideranças comunitárias.

Lançamento do Programa Desenvolvimento Local para a América Latina e Caribe.

Realização de 492.468 atendimentos ao longo do ano em cursos, seminários, atividades socioprofissionais e comunitárias.

2009

Foram beneficiadas 35.090 pessoas, em 2009, pela Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo, que abrange cursos de longa duração em atendimento ao Programa Senac de Gratuidade (PSG) e cursos com  carga horária inferior a 160 horas, benefício que a instituição já oferecia às comunidades antes do PSG.  Além disso, foram oferecidas 269.484 atividades gratuitas.

Classificação do Centro Universitário Senac como o segundo melhor do Estado e quinto do país pelo Ministério da Educação (MEC), com base no Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia a qualidade do ensino superior.

Concessão de cinco estrelas ao Bacharelado em Hotelaria pela publicação Guia do Estudante, da Editora Abril.

Conquista, pelo sétimo ano consecutivo, do troféu Top of Mind de RH.

Conquista do Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro a duas publicações  da Editora Senac São Paulo: Valores Humanos & Gestão – novas perspectivas, organizado por Maria Luisa Mendes Teixeira, na categoria economia, administração e negócios; e História do Brasil – uma interpretação, de Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota, na modalidade ciências humanas.

Obtenção do primeiro lugar na categoria trabalhos escritos no 23º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, pelo livro Modernidade Verde – jardins de Burle Marx, de Guilherme Mazza Dourado.

Comercialização de 602.352 exemplares do catálogo da Editora Senac São Paulo.

Reconhecimento do Grande Hotel Campos do Jordão – Hotel-escola Senac, como um dos 21 melhores hotéis do Brasil para eventos pela revista Viagem e Turismo em conjunto com o Guia Quatro Rodas, edição especial Viagem de Negócios.

Participação em importantes eventos como: 18ª Broadcast & Cable, Restaubar Show 2009, Expo Proteção, Hospitalar, 27º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (Ciesp), Campus Party 2009, Colóquio Internacional na Universidade de Quebec, Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica – educação, desenvolvimento e inclusão, 30º Global Management Challenge.

Atendimento a 607 empresas com turmas exclusivas, totalizando 63.785 pessoas.

Realização de 400 encontros nas 40 redes sociais distribuídas pelo Estado de São Paulo, representando mais de 150 projetos.

Realização de 475.538 atendimentos, incluindo cursos, seminários, atividades socioprofissionais e comunitárias.

2010

Assinatura de cessão de terreno, doado pela prefeitura local, para instalação de unidade do Senac na cidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Aumento gradativo do número de benefícios proporcionados pela Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo em que foram concedidas 35.267 novas bolsas, sendo 5.977 na categoria responsabilidade social e destas 5.465 integrais; e 29.290 pelo Programa Senac de Gratuidade.

A modalidade de ensino superior contou, no segundo semestre, com 2.082 alunos matriculados em 31 cursos de graduação, um aumento de 26% em relação ao primeiro semestre de 2010.

Realização da segunda edição do Empreenda!, competição que proporciona aos estudantes de cursos técnicos a aproximação com a cultura empreendedora, que este ano foi estendida aos jovens dos programas Aprendizagem e Educação para o Trabalho – Novas Conexões, com 1.178 participantes e 496 ideias de negócios inscritas.

Desenvolvimento do Conexões Senac 2010, com competições de empreendedorismo e inovação destinadas aos alunos da graduação, que contou com a entrega de 33 projetos e a vitória, etapa nacional, da equipe do Centro Universitário Senac na participação do Global Management Challenge, maior competição internacional de estratégia e gestão, presente em 32 países, direcionada para destacar talentos por meio da simulação em um mundo empresarial virtual.

Realização da Semana Mesa SP, maior evento gastronômico da América Latina, uma parceria do Senac São Paulo com a revista Prazeres da Mesa, que atraiu cerca de 8 mil pessoas. Composto pelo Mesa Tendências – congresso internacional de gastronomia de São Paulo, contou com mais de 500 visitantes de 22 Estados que assistiram a 47 apresentações de chefes como Hervé This, Alex Atala, Massimo Bottura e Shane Osborn. O evento teve mais três grandes atividades: o beneficente Jantar da Terra, o Prazeres da Mesa ao Vivo e o festival gastronômico Mesa na Cidade.

Lançamento dos novos títulos de graduação Bacharelado em Enfermagem; Bacharelado em Educação Física; Licenciatura em Educação Física; Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo; Bacharelado em Ciências Contábeis; Bacharelado em Relações Internacionais; Tecnologia em Gestão Ambiental; Gestão da Tecnologia da Informação e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

Recebimento do prêmio Top of Mind de RH pelo oitavo ano consecutivo, promovido pela Editora Fênix, na categoria empresas de treinamento e desenvolvimento.