Conheça o Senac  >  Histórico  >  1990


1990

Inauguração das Unidades Senac de Barretos, Itapira e Osasco.

Fachada do prédio do Senac Barretos, localizado na avenida Vinte e Um, 87. Gabriel Cabral. Barretos, 1990. Fonte: Memória Institucional.
Fachada do prédio do Senac Itapira, localizado na rua Alfredo Pujol, 230. Gabriel Cabral. Fonte: Memória Institucional.

1991

Desenvolvimento do software educacional "Introdução ao Microcomputador", para utilização interna, que passa a ser comercializado no ano seguinte.

Versão final do Software "Introdução ao Micro". São Paulo, 1991. Fonte: Memória Institucional.
Primeiro laboratório de informática.

1992

Inauguração do Centro de Tecnologia e Gestão Educacional, que assume como proposta de trabalho a assessoria a pessoas, organizações públicas e privadas que desempenham atividades de natureza educacional, além do atendimento às demandas internas do próprio Senac São Paulo. Início das atividades da Editora Senac São Paulo, que edita comercialmente as publicações produzidas pela Instituição.

Convite para o coquetel de inauguração do Centro de Tecnologia e Gestão Educacional, localizado na rua Dr. Vila Nova, 228, 6º. Andar. São Paulo, 1992. Fonte: Memória Institucional.
Capa do catálogo da Editora Senac São Paulo. São Paulo, 1998. Fonte: Memória Institucional.

1993

Inauguração do Centro de Tecnologia do Varejo, que desenvolve programas, serviços e estudos para o setor de Varejo, e do Centro de Tecnologia em Beleza com programação em cosmetologia, cabelo, maquilagem e estética. Inauguração das novas instalações do Centro Integrado de Revitalização e do Restaurante Engenho das Águas do Grande Hotel São Pedro. Lançamento dos programas de pós-graduação em Turismo e Meio Ambiente, Planejamento Turístico e Administração Hoteleira, pelo Centro de Estudos de Administração em Turismo e Hotelaria.

Fachada do prédio do Centro de Tecnologia em Beleza, anteriormente ocupado pelo Senac Jabaquara, localizado na avenida do Café, 298. Gabriel Cabral. São Paulo, 1987. Fonte: Memória Institucional.
Fachada do prédio do Centro de Tecnologia do Varejo, localizado na rua Almirante Pereira Guimarães, 258. Gabriel Cabral. São Paulo, 1993. Fonte: Memória Institucional.

1994

Lançamento, na área de Turismo e Hotelaria, dos novos cursos de pós-graduação em Administração e Organização de Eventos e Gestão de Negócios em Alimentação de Coletividades. Realização da primeira videoconferência do Projeto TV, responsável pelas ações iniciais de implantação da TV Senac São Paulo. Assinatura do convênio com a ESMOD - Ecole Supérieure des Arts et Technique de la Mode, da França, para a implantação dos cursos de Estilismo e Modelagem no Centro de Educação em Moda. Inauguração das unidades em Mogi Guaçu e Jaú.

Videoconferência "A TV como Instumento Educacional" transmitida do auditório da Federação do Comércio e receptada pelo Senac São José dos Campos. São José dos Campos, 1994. Fonte: Memória Institucional.
Fachada do prédio do Senac de Mogi Guacu, localizado na rua Sargento Aviador Osvaldo Fernandes, 144. Gabriel Cabral. Mogi Guacu, 1994. Fonte: Memória Institucional.

1995

Início da atuação da Editora Senac São Paulo como unidade autônoma e lançamento dos primeiros títulos no mercado editorial brasileiro. Assinatura de convênio com Embratel, garantindo faixa exclusiva para transmissão das imagens a serem geradas pela TV Senac São Paulo.

Detalhe da Livraria da Editora Senac São Paulo, localizada no Senac de Campinas, rua do Sacramento, 490. Cláudio Wakahara. Campinas, 1996. Fonte: Memória Institucional.
Solenidade de assinatura de convênio com a EMBRATEL, para transmissão dos sinais gerados pela TV Senac São Paulo. Jaques Faing. São Paulo, 1995. Fonte: Memória Institucional.

1996

Comemoração dos 50 anos da Instituição, com uma trajetória dedicada à produção e disseminação do conhecimento e ao desenvolvimento de pessoas e organizações do setor de comércio e serviços. Premiação, pelo Guia Brasil 4 Rodas 96, do Grande Hotel São Pedro - Hotel-Escola Senac como Hotel de Lazer do Ano. Criação do Programa Senac de Educação e Cidadania visando reunir sob sua orientação as inúmeras ações sociocomunitárias desenvolvidas pela Instituição, como as campanhas de Amamentação, Diabetes, Prevenção do Câncer de Pele, Boa Visão, além de programas de capacitação profissional para populações de baixa renda e participação em movimentos sociais. Início das atividades do Canal Aberto, que sistematiza o fluxo de comunicação e opinião dos clientes do Senac São Paulo através de caixas de sugestões. Inauguração da nova sede do Centro de Comunicação e Artes, no bairro da Lapa, na Capital. Início das atividades da TV Senac São Paulo, que inicia sua operação como canal educativo, levando ao ar uma programação diversificada e consolidada através de temas voltados para o mundo do trabalho. Lançamento do CD Comemorativo - 50 Anos do Senac. Realiza-se a exposição iconográfica dos primeiros 50 anos de atuação do Senac São Paulo.

Funcionários e ex-funcionários presentes ao evento de lançamento do CD-ROM "Memória em Multimídia do Senac de São Paulo", comemorativo aos 50 anos da Instituição. Daniel Garcia. São Paulo, 1996. Fonte: Memória Institucional.
Detalhe do estúdio da TV SENAC São Paulo. São Paulo, 1996. Fonte: Memória Institucional.

1997

Inauguração das unidades Senac de Bebedouro e Votuporanga. Lançamento do Programa de Educação para o Trabalho, voltado para capacitação profissional de jovens entre 14 e 21 anos, integrantes das camadas de baixa renda e residentes nas periferias dos grandes centros. As ações desse programa foram reconhecidas com o diploma "Empresa Amiga da Criança" concedido pela Fundação ABRINQ pelos Direitos da Criança. Lançamento do Projeto Queimados, pelo Centro de Tecnologia em Beleza, em parceria com o Hospital da Clínicas e Faculdade de Medicina da USP, trabalho conjunto de esteticistas e cirurgiões plásticos, através de ações de reabilitação e reintegração social das pessoas com seqüelas de queimaduras.

Fachada do prédio do SENAC de Bebedouro, localizado na rua Tobias Lima, 1370. Bebedouro, 1997. Fonte: Memória Institucional.
Lançamento do Programa de Educação para o Trabalho, atividade que compõe o Programa Senac-SP de Educação e Cidadania, realizado no auditório Brasílio Machado Neto. São Paulo, 1997. Fonte: Memória Institucional.

1998

Início dos cursos de Nível Superior: Design de Moda, Bacharelado em Fotografia, Bacharelado em Hotelaria e Tecnologia em Turismo, marcando a ampliação da presença do Senac no âmbito da Educação Superior. Inauguração das unidades de Rio Claro, no interior, e Itaquera, na Capital. Inauguração do Grande Hotel Campos do Jordão, mais um hotel-escola Senac, ampliando a oferta de produtos e serviços na área de Turismo e Hotelaria. Certificação, pelas normas ISO 9002, do Grande Hotel São Pedro - hotel-escola Senac. Inauguração da nova sede do Centro de Educação em Moda, no bairro da Lapa. O Centro de Educação em Design de Interiores, instalado no bairro de Santa Cecília é a mais nova área especializada de atuação do Senac.

Banner de divulgação dos cursos superiores do Senac São Paulo afixado no Centro de Educação em Moda. Sérgio Homero. São Paulo, 1998. Fonte: Memória Institucional.
Fachada do prédio do SENAC de Itaquera, localizado na avenida Itaquera, 8266. Sérgio Homero. São Paulo, 1998. Fonte: Memória Institucional.

1999

Realização do Vestibular das Faculdades Senac, unificado com a PUC-SP, contando com os cursos Bacharelado em Hotelaria, Bacharelado em Fotografia, Bacharelado em Design Gráfico, Bacharelado em Ciência da Computação, Tecnologia em Design de Multimídia, Tecnologia em Gestão Ambiental, Design de Moda, Tecnologia em Hotelaria e Tecnologia em Turismo. Lançamento do programa Alfabetizando Jovens e Adultos, ação do Programa Senac-SP de Educação e Cidadania pela erradicação do analfabetismo, com duração de dois anos, oferecendo ao final do curso um atestado equivalente à 4ª série do Ensino Fundamental. Concessão, pela Câmara Americana do Comércio, do Prêmio Eco 99 na categoria Especial do Júri, pela realização do Programa Educação para o Trabalho, em prol da cidadania. Assinatura de contrato com a TV Senac, para garantir a infra-estrutura operacional e a qualidade de transmissão e recepção dos programas gerados pela TV Assembléia. Assinatura de convênio, com o SESC-SP, Departamento Nacional do SESC e Departamento Nacional do Senac, para gestão conjunta da TV Senaco, que passa a adotar a denominação Rede SescSenac de Televisão. Concessão, ao Centro de Idiomas, do título Qualidade de Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira - CEELE, pela Universidade de Alcalá, da Espanha.

Momento da entrega do troféu Prêmio Eco 99 na categoria Especial do Júri, concedido pela Câmara Americana do Comércio ao Senac-SP pela realização do Programa de Educação para o Trabalho. São Paulo, 1999. Fonte: Memória Institucional..
Solenidade de assinatura de contrato do Senac São Paulo com a Assembléia Legislativa, visando a infra-estrutura operacional da TV Senac São Paulo para transmissão dos programas gerados pela TV Assembléia. São Paulo, 1999. Fonte: Memória Institucional.