Conheça o Senac  >  Histórico  >  1970


1970

Inauguração do prédio próprio, construído especialmente para a Escola Senac "Marcelino de Carvalho", em Taubaté.

Pátio interno do prédio da Escola Senac"Marcelino de Carvalho", localizado na rua Nelson Freire Campello, 202. Francisco José Freire Barroso. Taubaté, 1970. Fonte: Memória Institucional.
Inauguração solene do prédio da Escola "Marcelino de Carvalho", localizado na rua Nelson Freire Campello, 202. Francisco José Freire Barroso. Taubaté, 1970. Fonte: Memória Institucional.

1971

Comemoração com grandes festividades do Jubileu de Prata do Senac São Paulo. Organização do Centro de Informação Profissional - CIPRO para desenvolvimento de atividades de Informação Profissional nas escolas SENAC. Implantação dos cursos de Segurança de Loja, de Zelador de Edifício e de Limpador de Escritório.

Desenvolvimento do curso Limpador de Escritório na Escola Senac "Raphael Ferraz". Francisco José Freire Barroso. São Paulo, 1970. Fonte: Memória Institucional.
Alunas em aula prática do curso Limpador de Escritório na Escola Senac Raphael Ferraz. São Paulo/SP. Data: 1972 Fotógrafo: Não Identificado

1972

Implantação do curso Programador de Computadores Eletrônicos, primeiro programa na área de Informática. Início de 57 novos programas, entre cursos e seminários, visando atingir a meta de trezentos mil alunos estabelecida para o triênio 1972/1974, destacando-se os cursos de Classificador e de Degustador de Chá, Classificador de Milho e Arroz, Preparo de Salgados de Confeitaria, Lavanderia, Legislação Trabalhista, Auxiliar de Comércio, entre outros.

Aula do curso Programador de Microcomputador na sede do Departamento Regional do Senac São Paulo. São Paulo/SP.

Escola Senac Henrique Bastos Filho. Araraquara/SP Data: 1972

1973

Instalação da Unidade Móvel de Formação e Treinamento - Unifort, para desenvolver programas profissionalizantes onde o Senac São Paulo não atuava com escolas. Da Unifort originou-se o Centro de Educação Comunitária para o Trabalho. Criação do Prodemp - Programa de Desenvolvimento Empresarial, embrião do futuro Centro de Tecnologia em Gestão de Negócios e, posteriormente, Centro de Tecnologia em Administração e Negócios.

Fachada do prédio onde funcionou o Prodemp - Programa de Desenvolvimento Empresarial , localizado na rua São Vicente, 237/245. São Paulo, aproximadamente 1989. Fonte: Memória Institucional.
Veículo utilizado pelas equipes móveis da Unifort Unidade Móvel de Formação e Treinamento. São Paulo, anos 70. Fonte: Memória Institucional.

1974

Desenvolvimento de programas de intercomplementaridade escolar para o ensino de 2o grau, através de convênio assinado com a Secretaria de Estado da Educação, no final de 1973.

Assinatura do Termo de Aditamento do Convênio entre o Senac e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo que visava a Intercomplementaridade de ensino. Data: 19/02/1974 Fotógrafo: Paquito
Reunião para a implantação dos cursos de 2º grau em Regime de Intercomplementaridade, realizada no Centro de Formação Profissional José Gomes da Silva. Ribeirão Preto/SP. Data: 1973 Fotógrafo: Não Identificado

1975

Instalação de empresas pedagógicas que conjugavam as funções empresariais e de ensino, visando desenvolver a prática em situações reais de trabalho. As primeiras empresas pedagógicas a funcionar foram o Supermercado Pedagógico, no Centro de Formação Profissional do Edifício "João Nunes Júnior", em convênio com o Instituto Brasileiro de Supermercados - IBS; o Centro de Treinamento "Rubens Leme Machado"- na área de bar e lanchonete, no Centro Campestre do Sesc-SP, a Lanchonete e o Salão de Higiene e Beleza, no Centro de Desenvolvimento Profissional "Castro Mendes", de Campinas.

Primeiro Salão de Beleza instalado como empresa pedagógica, para desenvolvimento prático das aulas da área de beleza, localizado no Centro de Formação Profissional "Castro Mendes". Paquito. Campinas, 1975. Fonte: Memória Institucional.
Supermercado pedagógico localizado no Edifício João Nunes Júnior, avenida Tiradentes, 822. Paquito. São Paulo, 1975. Fonte: Memória Institucional.

1976

Início do funcionamento do Programa de Desenvolvimento Empresarial - Prodemp como unidade autônoma, passando a atender o cliente-empresa através de assessoria, programas de treinamento e seminários, entre outras atividades. Início das atividades de teleducação, cursos de aprendizagem comercial desenvolvidos na modalidade de ensino a distância.

Seminário Relações de Trabalho e Democracia desenvolvido pelo Prodemp - Programa de Desenvolvimento Profissional. São Paulo, 1985. Fonte: Memória Institucional.
Lanchonete-escola do Centro de Formação Profissional Samuel Augusto de Toledo. São Carlos/SP.Data: 1976 Fonte: Memória Institucional.

1977

Inauguração do Centro de Formação Profissional "José Geraldi", em Araçatuba. Desenvolvimento, pelo renomado Paul Bocuse, renovador da cozinha francesa, de curso para profissionais da área de Hotelaria, além de palestra para docentes do Senac e supervisão de dois jantares servidos no restaurante da Escola Senac de Hotelaria "Lauro Cardoso de Almeida".

Apresentação da banda na inauguração do Centro de Formação Profissional "José Geraldi". Gabriel Cabral. Araçatuba, 1977. Fonte: Memória Institucional.
Paul Bocuse Ecully, renomado cozinheiro francês, convidado para desenvolver programas na área de hotelaria. Fotografia cedida por Paul Bocuse ao Senac São Paulo em 1977.

1978

Início da criação de Pólos Avançados Senac - PAS, em cidades onde a Instituição não mantém atividades regulares. Os primeiros Pólos foram instalados em Itapetininga, Votuporanga, Jales, Rio Claro, São João da Boa Vista, Fernandópolis, Barretos e Bragança Paulista. Implantação do Centro de Estudos de Administração Hoteleira - CEATEL, com o objetivo de prestar assistência às empresas do ramo hoteleiro. Posteriormente, transformou-se no Centro de Educação em Turismo e Hotelaria. Implantação do Centro Difusor de Desenvolvimento Profissional - DIFUSOR, que assume as atividades de Teleducação, Informação Profissional e produção de recursos de ensino.

Inauguração oficial do Polo Avançado de Barretos. Gabriel Cabral. Barretos, 1980. Fonte: Memória Institucional.
Descerramento da fita inaugural do Polo Avançado em Votuporanga. Data: 24/9/1978 Fotógrafo: Wilton Antonio de Souza

1979

Inauguração do Centro de Desenvolvimento Profissional "José Papa Júnior", na avenida Francisco Matarazzo, em São Paulo, com início do funcionamento do Restaurante-Escola "Cantinho Paulista", empresa pedagógica voltada para cursos profissionalizantes na área de Hotelaria.

Detalhe da fachada do Centro de Desenvolvimento Profissional "José Papa Júnior" com destaque ao Restaurante-Escola Cantinho Paulista. Célia Thomé de Souza. São Paulo, 1983. Fonte: Memória Institucional.
Fachada do prédio do Centro de Desenvolvimento Profissional "José Papa Júnior", localizado na avenida Francisco Matarazzo, 249. Alunos e ex-alunos do curso de Fotografia do Senac. São Paulo, 1978. Fonte: Memória Institucional.